Guia rápido: quantas quilhas eu uso na minha prancha de surf?

28/06/2021



  • Direto e reto no assunto complexo para facilitar, certo?


    _monoquilha (single fin)
    Apenas 1 quilha no centro da prancha. A remada é mais facilitada, mas reduz bastante a velocidade e agilidade na troca de borda. Normalmente são usadas em pranchas maiores com estilo mais clássico de surf.


    _biquilha (twins)
    Duas quilhas nas laterais da prancha (normalmente tem uma rabeta mais larga). Aumenta a velocidade mas perde aderência nas curvas, em relação a monoquilha. Acelera nas ondas pequenas e cavadas, mas quando é necessário trabalhar a prancha para ganhar velocidade e passar a sessão, fica mais difícil. Também estão mais relacionadas ao surf mais clássico com curvas mais abertas.
    .


  • _triquilha (three fins)
    Uma quilha no centro e duas nas laterais. Esse é o sistema mais usado. Proporcionam um surf mais progressivo que a mono e biquilhas. Ela são as mais precisas nas cavadas e geram boa velocidade. Essas já são usadas para o surf mais progressivo, visando manobras rápidas, com curvas mais fechadas e trabalhando mais a parede da onda de forma mais vertical.


    _quadriquilha (quads)
    Duas quilhas em cada lateral. São mais soltas que as triquilhas, aceleram mais e geram boa velocidade. A ausência da quilha central desestabiliza um pouco a prancha em relação a triquilha. Também são usadas para o surf mais progressivo, visando manobras rápidas.

    Depois desse resumo rápido sobre as quilhas e quantas usar, você só precisa avaliar o seu tipo e nível de surf para saber quantas quilhas vai usar ;)

    Beijos e boas ondas,
    Lidi


     
    Leia também: Como colocar as quilhas na prancha

Compartilhe

Comentários

Este site utiliza tecnologias como cookies para melhorar sua experiência de acordo com nossa política de privacidade. Ao permanecer navegando, você concorda com estas condições.

Estamos ocupados atualizando nossa loja para você e voltaremos logo.

Whatsapp