Black Friday

  • Nessa black friday,
    não compre e vá surfar.

  • Langai
  • Langai
  • Novembro chegou! Mês que somos bombardeados com propagandas de preços baixos e, pra muitos, o mês mais esperado do ano para consumir.

    Pelo segundo ano o nosso manifesto no mês de novembro não tem a ver com preços baixos ou estímulo ao consumo, mas sim, um alerta pra forma que estamos vivendo e consumindo.

    O consumo impacta na exploração do planeta e alimenta todo um sistema em crise. Pagamos por preços que não englobam nem o custo da produção, incentivamos salários baixos, muitas vezes comprando o que não precisamos e, destruímos o planeta.

    Chuvas torrenciais. Secas. Incêndios. Estamos ficando sem tempo.

    "A próxima década é decisiva. A ciência é clara, os impactos da crise climática podem ser vistos em todo o mundo, e se não agirmos agora, continuaremos a ver os piores efeitos sobre as vidas, meios de subsistência e habitats naturais." Por Alok Sharma, presidente da Cúpula Mundial do Clima.

    Já não é mais novidade, ou uma notícia distante. A gente não precisa ir muito longe pra ver que nosso planeta já está sofrendo muitos impactos pela forma que vivemos nesses últimos anos. A questão é, se não mudarmos hoje, como será a terra em 2050?

    A temperatura média da terra aumentará em mais ou menos 3 graus, acontecendo mais secas, incêndios, dentre outros desastres naturais e não terá água suficiente para abastecer a agricultura e a população. Esses são só alguns exemplos e, sem dúvidas, já é um futuro que não gostaríamos de viver.

  • Langai
  • Langai
  • Quantos biquínis, maiôs, pranchas, planetas você precisa?

    Qual o papel do nosso consumo nisso tudo? Todo. A forma como consumimos impacta diretamente na exploração de recursos naturais, recursos esses que são limitados. Ter todo um sistema baseado no consumo desenfreado acelera a degradação do meio ambiente.

    O vídeo a História das Coisas explica de uma forma clara o nosso sistema de consumo e porque está em crise desde a extração da matéria, produção, distribuição, consumo e descarte. Precisamos juntxs mudar o rumo dessa história!

  • Um sistema em crise

    Langai
  • Um sistema em crise
     

    Langai
  • "Nossa economia exige que façamos do consumo nosso modo de vida, que convertamos a compra e o uso de bens em rituais, que busquemos nossas satisfações espirituais, nossas satisfações do ego, no consumo. Precisamos de coisas consumidas, queimadas, desgastadas, substituídas e descartadas em um ritmo cada vez maior. "

    Pode parecer uma ofensa ou brincadeira mas essa foi a frase de um economista logo após uma crise econômica em 1955. Sendo uma ofensa ou não, a direção em que seguimos, com um padrão de consumo exagerado, muito além do que o necessário e prejudicial ao planeta foi algo pensado pra movimentar a economia, exatamente como sugerido no texto acima.

    Já passou da hora de usarmos nossa voz pra fazer a diferença. Quer mais do que um incentivo? Toda a realidade que vivemos hoje não aconteceu por acaso, ou é algo fixo como a lei da gravidade, nós quem criamos, porque não podemos cocriar algo novo?

    Nessa black friday, não compre e vá surfar!

    -

    Acompanhe o nosso processo:

     https://www.langai.com.br/pag/36/sustentabilidade
    https://www.langai.com.br/pag/6/valores

    Fontes:

    https://www.youtube.com/watch?v=7qFiGMSnNjw 
    https://www.ipcc.ch/report/ar6/wg1/
    https://www.coolaustralia.org/what-is-consumption-who-does-it-really-serve/
    https://www.nature.org/es-us/que-hacemos/nuestra-vision/perspectivas/futuro-sostenible-2050/
    https://brasil.elpais.com/internacional/2021-08-09/relatorio-da-onu-sobre-mudanca-climatica-responsabiliza-humanidade-por-aumento-de-fenomenos-extremos-atuais.html 

Este site utiliza tecnologias como cookies para melhorar sua experiência de acordo com nossa política de privacidade. Ao permanecer navegando, você concorda com estas condições.