Como se posicionar no mar para surfar as melhores ondas

07/04/2020
    • Langai
    • Langai



  • Êêêêêê marzão! Normal surgir essa dúvida sobre como se posicionar no mar, não é mesmo? Então vamos a algumas dicas pra você aproveitar ao máximo a sua sessão de surf: quando você chega e olha praquele mundo de água, é muito importante saber fazer a leitura do mar. Ele é um organismo dinâmico e em constante mudança, por isso você tem que estar ligadinha nas dicas que ele dá pra você. 


    _vamos começar fazendo a leitura do mar na horizontal.


    Sobre esse aspecto temos o famoso inside que no português é o lado de dentro, e o outside, no português, lado de foraO inside é a parte do mar mais perto da areia da praia onde ficam os banhistas e o outside a parte mais lá atrás, mais próximo a linha do horizonte.

    Fazendo a leitura da onda, no outside seria o lugar onde a onda se forma e o inside o lugar onde ela acaba, normalmente onde vemos a espuma. Aqui você já tem a sua primeira dica de como se posicionar no mar: se você é iniciante, nunca surfou, está aprendendo os fundamentos básicos, você deve procurar ficar no inside. Se você já domina os fundamentos e está com a remada em dia, você deve procurar surfar no outside, ou seja, onde a onda se forma.
    .
  • Langai
  • Surfistas: Rachela Pollonio e Marina Haydee | Foto: @pato.vacc

    Beleza, agora que você já sabe se vai se posicionar no inside ou no outside...


    _é hora de fazer a leitura do mar na vertical.


    Aqui você precisa observar a onda se formando, quebrando e finalizando na praia. Identificar variáveis como: onde está o line up, a arrebentação e a espuma, e se elas estão tendendo a abrir mais para a direita ou para a esquerda ou ambos.

    O line up é aquele local onde os surfistas se encontram para pegar a onda, é onde você vê o pico da onda (o ponto mais elevado dela). Você deve procurar o line up, pois ali é onde a onda começa a quebrar, logo, é ali que você deve estar para realizar o drop (ficar de pé na prancha).
    .
  • Langai
  • Surfista: Monika Takaki | Foto: @sammanhaes

    Depois de observar o pico da onda, você identifica a zona de arrebentação, que é a zona em que as ondas estão quebrando, e por fim, onde as ondas finalizam.

    Quando as valas estão bem definidas, normalmente onde a onda acaba, é o local por onde você deve entrar no mar, pois além de não ter a arrebentação, ali estão as correntes de retorno mais fortes, que te ajudam a retornar para o outside, onde você deverá novamente buscar o local do pico.
    .
  • Langai
  • Foto: @fellipeditadi

    Como eu disse aqui no início, o mar é um organismo dinâmico, sendo assim, você precisa ler o mar durante toda a sua sessão de surf. Essa análise que você faz inicialmente para entrar no mar serve apenas para você começar a sessão, mas uma vez lá dentro, você precisa estar atenta as correntezas que vão tender a te tirar da posição que escolheu para pegar as ondas.


    _sendo assim, quando chegar no outside e se posicionar no line up, você deve escolher seus pontos de referência na praia.


    Podem ser dois pontos próximos e afastados, ou dois pontos próximos e alinhados. Olhe para a areia e escolha, por exemplo, estar entre dois quiosques específicos, ou entre um poste e um prédio. Se optar por pontos alinhados, verifique se as referências estão uma de frente para a outra. Se elas se desalinharem muito, você já sabe que deve se reposicionar. Se manter atenta e remando vai te ajudar a se manter no pico e a ficar aquecida nos dias de água fria. 

    Uma última dica: gosto sempre de chegar no line up e dar bom dia ou boa tarde pra todos os/as surfistas pelos quais vou passando.
    .
  • Langai
  • Surfistas: Bárbara Rizzeto e Larissa Kei | Foto: @pato.vacc

    Se não quiser falar, um sorriso largo no rosto já  ajuda a quebrar o gelo e sinalizar que você está ali de boa, querendo interação e não competição. Ah, e não se esqueça das regras de prioridade ;)

    Beijos e boas ondas,
    Lidi


     
    Leia também: Entenda as medidas de uma prancha de surf

Compartilhe

Este site utiliza tecnologias como cookies para melhorar sua experiência de acordo com nossa política de privacidade. Ao permanecer navegando, você concorda com estas condições.