3 praias para velejar de kite no Ceará

22/11/2021
    • Langai
  •  

     

    Quero começar contando que conheci o Ceará mais tarde do que gostaria; a verdade é que queria muito ter viajado pra lá antes. Por isso escrever sobre ele é tão importante pra mim e vale o aviso: se você está cogitando a viagem, saiba que o texto todo será um eterno modo imperativo: vá! 

     

    Minhas melhores experiências incluem pessoas felizes e de riso fácil, comidas maravilhosas e uma certeza de que tudo vai dar certo. Essa frase é, inclusive, a que mais se ouve pelas vilas cheias de gente e cores: vai dar certo.

     

    Essa forma de ver a vida também é levada para os esportes aquáticos, o que certamente me ajudou a aprender a velejar melhor e mais rápido. A possibilidade de praticar todos os dias, os ventos fortes e constantes e a presença da galera toda com o mesmo astral te coloca dentro de uma magia cearense gostosa demais de se viver. (Deu pra perceber que fui completamente seduzida pelo lugar, né?)

     

    Na prática, o que você precisa saber é: a alta temporada vai de julho a janeiro, com picos entre os meses de setembro, outubro e novembro. São meses de vento forte, constante e perfeito pra quem quer começar a velejar de kite ou pra quem já sabe e quer focar em alta performance. A região tem muitas escolas com bons instrutores, aluguel e venda de equipamentos.

     

    Escolhi 3 picos pra te apresentar:

     

    _Praia do Preá

    Preá é a praia que fica do ladinho de Jericoacoara. O vilarejo é pequeno, rústico e por ali o vento sopra a tarde toda tanto para iniciantes quanto para profissionais. Se você estiver começando, provavelmente seu instrutor vai escolher horários em que o vento ainda não está tão forte e de preferência com a maré baixa, o que facilita muito a experiência com as primeiras horas de prancha no pé. 

     

    Em alguns horários os deuses do vento se empolgam e é hora do show pra quem entende de kitesurf há mais tempo: saltos incríveis e um baile de pipas acontece em alto mar. Se for hora do pôr-do-sol o espetáculo fica ainda mais bonito. 

     

    _Tatajuba

    Paraíso descoberto aos poucos pelos viajantes, Tatajuba é uma vila ainda mais simples e com um cenário paradisíaco de mar azul e lagoas cristalinas. As lagoas se formam conforme a maré se movimenta e nelas fica mais fácil de começar a praticar.  Por lá o vento também é forte e na alta temporada rolam campeonatos de kitesurf como o Big Air Kite League, uma competição de profissionais do mundo todo com saltos altíssimos e manobras incríveis. Vale muito a pena assistir!

     

    Em dias de vento como esses, a adrenalina é maior se você velejar no mar por conta das ondas que se formam mais gordas da maré cheia. Diversão purinha!

     

    Tatajuba fica pertinho de Jeri - cerca de 1h - e é fácil de chegar. Como todos os lugares da região, você precisa de um carro 4x4 ou um quadriciclo. No caminho tem também o Mangue Seco, uma parte super bonita de se conhecer! 

     

    _Cumbuco

    Cumbuco mistura dois interesses bem famosos nos dias de hoje: homeoffice e kitesurf. Por lá muitos hostels se adaptaram às estruturas do trabalho remoto e se tornaram espaços perfeitos pra quem quer viajar pra perto do mar, praticar esportes e continuar trabalhando. 

     

    O movimento tem trazido turistas do Brasil e do mundo pra velejar no pico que tem os ventos um pouco mais suaves que no Preá e em Tatajuba. Perfeito pra quem quer começar no esporte, a região traz praias incríveis e uma temporada perfeita pertinho de Fortaleza. 

     

    A divisão entre trabalho remoto e velejo é comum por lá e, das três, é a cidade mais estruturada caso você queira optar por esse estilo de vida. Todas as outras também têm viajantes velejadores mas Cumbuco tem uma preparação especial para recebê-los.

     

    Vale ressaltar que os estados vizinhos também têm ventos perfeitos e o mais comum por lá é o famoso downwind - quando você desce o litoral pelo mar, a favor do vento - . Essas viagens são geralmente feitas em galera e a experiência é surpreendente. Ver a praia lá de longe, no mar vale cada horinha que você passa treinando, praticando, caindo e levantando. 

     

    Em resumo: o Ceará conquistou o coração de velejadores e dos amantes de esportes aquáticos. Por lá você vai viver a melhor mistura que uma vida - ou viagem - perto do mar proporciona: dias intermináveis de sol e calor, um pôr do sol absurdamente lindo, o mar quentinho e a melhor parte: ventos constantes pra você velejar praticamente o dia inteiro. 

     

    E aí, bora fazer as malas?

     

    Beijos e boas ondas,

    Keth

     

     

     


    Leia também: Surftrip: Costa Rica


     

Compartilhe

Este site utiliza tecnologias como cookies para melhorar sua experiência de acordo com nossa política de privacidade. Ao permanecer navegando, você concorda com estas condições.