Apneia no surf: importância e benefícios

06/06/2022
    • Langai
  •  

     

     

    Talvez seja meio óbvio começar esse texto falando que o surf é um esporte tido como radical? Talvez... Mas é sempre muito importante lembrar disso, ainda mais tendo o mar como fator determinante pra prática desse esporte que a gente tanto ama, mas que pode nos botar em risco na mesma intensidade.

    O mar é uma força da natureza poderosíssima e quem surfa sabe muito bem que uma das principais regras de segurança é respeitar o mar e saber lidar com ele. E, por ser um esporte aquático, outra regra imprescindível é saber nadar.

    O conjunto desses fatores é essencial para você aprender a surfar, mas existe algo que é tão essencial quanto tudo isso e que toda surfista, da mais iniciante a mais experiente, precisa aprender pra evoluir no surf: a apneia. 

    E nada mais justo do que falar desse assunto com verdadeiros especialistas em apneia pro surf! Por isso o conteúdo de hoje foi desenvolvido em parceria com a Hawaii Eco Divers que estão de volta ao Brasil com o curso que tem ajudado surfistas do mundo inteiro a se sentirem mais seguros e confiantes no mar.

     

    _a apneia nada mais é do que o ato voluntário ou involuntário de prender a respiração por um determinado período de tempo.

     

    Já dá pra entender o quão valioso isso é pro surf, né? Com essa técnica é possível ficar um tempo maior embaixo d'água, sem correr risco de afogamento. Mas não é só a segurança da sua vida que ela garante.

    Ter mais consciência e controle da sua respiração traz inúmeros benefícios pra saúde do seu corpo e da sua mente que, no surf, trabalham em conjunto o tempo inteiro.

     

    _a apneia aumenta sua capacidade de ficar sem respirar embaixo da água, sem se desgastar tanto;

    Isso quer dizer que você vai saber se comportar melhor na hora do caldo, garantindo um estoque de oxigênio mais do que suficiente pra voltar pra superfície sem desespero.

     

    _ter calma e total controle de sua mente em situações de estresse;

    A respiração é uma excelente aliada no controle dos nossos pensamentos e emoções e as técnicas de apneia para o surf são eficazes não só na hora de prender a respiração debaixo d'água, mas também de manter a mente clara pra tomar as melhores decisões em situações de risco.

     

    _mais fôlego, mais domínio sobre seus medos e, consequentemente, mais confiança para encarar mares mais desafiadores;

    A apneia te dá o condicionamento e segurança pra sua evolução no surf, esteja você iniciando ou sendo uma surfista mais experiente. Essa técnica não só melhora sua habilidade de oxigenar o corpo, como também fortalece e desenvolve a capacidades dos seus pulmões.

     

    Incrível, né? Mais incrível ainda é que nesse próximo mês vão rolar diversos cursos da Hawaii Eco Divers no Litoral Paulista e no Rio de Janeiro. Vale muito a pena! Um grande investimento para a sua segurança.

    .

  • Langai
  • Ricardo Taveira trabalhando com a familia Dora e convidados

     

    Em cada cidade, serão dois dias de aula e treinamento em técnicas de respiração, apneia, resgate e sobrevivência. O curso também será ministrado em versão de clínica de um dia inteiro, focando principalmente na respiração e apneia para o surf.  Cursos particulares também poderão ser ministrados.

    Eles são muito experientes e já rolaram muitas edições na Califórnia, México, Chile, Nova Caledônia, Europa e principalmente no Havaí (EUA) onde a empresa é localizada e não precisamos nem falar da pressão das ondas lá, né? Pra saber mais dos próximos cursos, clique aqui.

     

    _agenda:

    • Balneário de Camburiú: 4 e 5 de Junho
    • Rio de Janeiro, Mangaratiba: 25 e 26 de Junho
    • Rio de Janeiro, Recreio:  28 de Junho (curso de 1 dia)
    • Maresias, SP: 11 e 12 de Junho
    • Praia Grande, SP: 16 e 17 de Julho
    • Itamambuca, Ubatuba, SP: 18 e 19 de Junho
    • Camburi, SP: 18 e 19 de Julho

     

    _programação dia 1, de 8h30 às 17h:

    • Teoria: em uma classe, vamos cobrir a fisiologia da respiração e estudar a importância da respiração diafragmática para os esportes e para a vida. Você irá aprender como treinar apneia com segurança e evitar acidentes na água. Gerenciamento de riscos, plano de ação em situações de emergência e táticas para lidar com pânico também serão abordadas nesta parte do curso como formas de identificar e lidar com perigos no mar. (3 horas)
    • Introdução a respiração: nessa parte do curso você irá aprender técnicas de respiração de oxigenação para aumentar o nível de oxigênio no corpo e técnicas de hiperventilação para controlar o nível de Co2 nos pulmões. (1 hora)
    • Tabela de Apneia: aqui você colocará em prática os diferentes padrões de respirações em um exercício de tabela de apneia fora d'água. Você aprenderá a lidar com os sentimentos da apneia e poderá segurar a respiração por 3 minutos ou mais. (1 hora)
    • Mar: nessa parte do curso, você irá colocar toda a informação até então adquirida nos exercícios de segurança, resgate e apneia para o surf no mar. (3 horas)

     

    _programação dia 2, de 9h às 16h:

    • RCP e Primeiros Socorros para acidentes no surf: o segundo dia de treinamento começa com exercícios de RCP (ressuscitamento cardio pulmonar) seguido de habilidades de primeiros socorros para acidentes no surf. (1,5 horas)
    • Exercícios de respiração: nessa parte, você fará exercícios de respiração para expandir e fortalecer o seu sistema respiratório. (40 min)
    • Tabela de apneia negativa: aqui você será introduzido a prática da apneia negativa, sem ar nos pulmões, Esse exercício é feito fora d'água. (40 min)
    • Mar: no mar, você colocará todo o aprendizado do curso em mais exercícios apneia, simulando situações reais de sobrevivência no surf.  (3 horas)

     

    _principais aspectos do treinamento: 

    • Fisiologia da respiração e apneia;
    • Exercícios para melhorar a ventilação e fortalecer os pulmões;
    • Segurança no mar;
    • Apneia estática;
    • Apneia dinâmica;
    • Apneia em situações de estresse;
    • Riscos em treinamentos de apneia;
    • Sobrevivência numa vaca pesada;
    • Gerenciamento de riscos e plano de ação em emergências;
    • Técnicas de resgate no mar;
    • RCP e técnicas de respiração para resgate.

     

    _material:

    Você vai receber um manual para ler antes do início do curso.

     

    _investimento:

    O valor do curso de dois dias é R$750,00. E do curso de um dia, R$450.00. O pagamento é feito por pix ou transferência bancária.

     

    _o que preciso levar?

    Roupa de borracha, óculos de natação, protetor solar, comida leve, frutas e muito liquido para passar o dia sem precisar comprar comida.

     

    _esse curso é para mim?
    Sim, surfistas de todos os níveis podem se beneficiar desse curso, desde iniciantes e intermediários até surfistas mais avançados que desejam se jogar em ondas maiores e mais pesadas.

     

    _como faço a inscrição?

    O pagamento é feito por pix ou transferência bancária. Entre em contato por e-mail ou whatsapp para obter as informações da conta bancária.

    Email: hawaiiecodivers@gmail.com | Whatsapp: +18088591148

     

    _quem é o instrutor?

    O curso é ministrado por Ricardo Taveira, residente a mais de 15 anos no North Shore de Oahu, Havaí.

    Qualificações: PADI Master Diver Trainer, instrutor de RCP e Primeiro Socorros pela Cruz Vermelha, surfista com mais de 30 anos de experiência, criador e instrutor do curso Apnea & Surf Survival,  fundador e proprietário da Hawaii Eco Divers, uma empresa de mergulho, surf e ecoturismo no Hawaii.

     

    Beijos e boas ondas!

    .

Compartilhe

Este site utiliza tecnologias como cookies para melhorar sua experiência de acordo com nossa política de privacidade. Ao permanecer navegando, você concorda com estas condições.