O que pode acontecer quando você leva um caldo no surf

16/08/2021
    • Langai



  • Quando eu comecei a surfar e até mesmo antes de iniciar essa jornada, a minha preocupação era justamente essa: "O que seria da minha pessoa quando caísse da prancha e levasse um caldo?"

    Coisas que você só compreende por inteiro quando vivencia esse momento, e a partir do primeiro, segundo e infinitos caldos que eu levo até hoje, eu lido com isso mais de boa, pois os caldos são essas caídas que te deixam durante alguns segundos debaixo da água, óbvio que existem caldos mais pesados que realmente podem te deixar mais tempo, mas isso varia de acordo com o tipo de mar, local, tamanho e frequência das ondas, detalhes que você vai, ou pelo menos deve, prestar atenção antes de entrar no mar, e ainda assim tem jeito e técnica para lidar com esse tipo também viu?!

    E para melhorar seu entendimento e condição para não ter medo e passar pelos caldos da melhor forma, eu vou te explicar sobre como nosso corpo reage e como passar pelo caldo da melhor maneira, se liga aqui embaixo:


    _como o nosso corpo funciona?
    Quando não sabemos lidar com a situação, a gente costuma ter medo, pânico e outras reações desse tipo, e na hora do caldo não é diferente. A gente fica sem conseguir respirar e, consequentemente, tem vontade de poder respirar, isso gera um aumento dos níveis de produção de CO2 (causador dessa tensão corporal) que faz parecer que não conseguimos aguentar mais aquela situação ou que simplesmente todo O2 acabou e que você vai desmaiar.

    Ou seja, o melhor a se fazer nesse momento é relaxar. Parece bobo, mas é verdade, quanto mais relaxado você conseguir ficar durante um caldo, melhor vai ser, porque você vai enviar essa mensagem de que tá tudo bem pro seu corpo. Menos O2 será consumido e você compreende que seu corpo é capaz de suportar o caldo. Sabe aquela sensação maravilinda de colocar a cabeça para fora da água e se sentir bem? O motivo é de você estar expulsando o CO2 acumulado para fora, de uma vez só.

    Tudo faz sentido agora, né?!


    _como se preparar para saber tomar um caldo?
    Tomar caldo também é estudo e técnica! Porque se você se sente mais preparado, consequentemente você fica mais calmo e lida melhor com a situação, sendo assim, existem cursos e treinos de apneia, que vão te auxiliar na parte física e psicológica, em que você vai entender as fases que seu corpo passa enquanto está embaixo da água de forma teórica e prática, além de entender e aprender estratégias para adquirir maior resistência embaixo da água.


    _como cair de uma onda?
    No surf as quedas são inevitáveis, e muitas vezes são até engraçadas e rendem boas fotos, mas também podem ser perigosas dependendo de como e onde (tipo de fundo) você cair, dessa forma, é importante se atentar a alguns fatores que podem te ajudar a "amortecer" a queda:
    • Sempre proteja sua cabeça com as mãos ao cair, porque pode ser da prancha voltar na sua cabeça, te machucando com a pancada ou mesmo se a quilha ou o bico te acertarem.
    • Mantenha a calma, não entrar em pânico te ajuda a lidar melhor com a sensação de estar debaixo da água e manda um sinal positivo para seu corpo, evitando que ele fique cada vez mais tenso.
    • Ao cair, mergulhe e espere a turbulência de espuma se acalmar para poder subir.
    • O seu lash/strep serve como guia enquanto está submerso, então, você pode puxá-lo para ir em direção a superfície.

    Espero ter mostrado um pouco de como é levar um caldo e também poder ter ajudado a mostrar que ele não é esse monstro de sete-cabeças a partir do momento que você aprende a lidar com ele. Todas estamos a mercê de levar não só um, como vários ao longo da vida, então, agora me conta qual foi o seu melhor/pior caldo?

    Beijos e boas ondas,
    Lu


     
    Leia também: Surftrip: o que não pode faltar na sua mala para não perder um dia de surf

Compartilhe

Este site utiliza tecnologias como cookies para melhorar sua experiência de acordo com nossa política de privacidade. Ao permanecer navegando, você concorda com estas condições.