Como consertar tecos na prancha de surf sozinha

03/01/2022
    • Langai
  •  

     

    Hoje vamos falar sobre aqueles que são o terror das surfistas, especialmente pra iniciantes. Quem nunca teve um pequeno ataque ao vislumbrar seus dias de surf indo por água abaixo por causa deles, os vilões das pranchas de surf: os tecos, buraquinhos, quebradinhos, inimigos do surf?

    Se você não sabe do que eu tô falando, tenho que te dizer que inevitavelmente sua hora vai chegar! A boa notícia é que depois de ler esse post, vou poupar muito sofrimento e te preparar pra saber como agir e salvar seu surf e sua amada prancha rapidinho!

    Lembro como se fosse ontem o meu primeiro teco e o meu mundo ruindo na minha cabeça por alguns segundos. Maaas também lembro que foi só respirar, dar uma pesquisada e falar com alguns amigos que tudo se resolveu, mesmo que provisoriamente.

    E a ideia é que esse post seja esse salva-vidas na hora que acontecer contigo e você não souber o que fazer, como foi comigo. Por isso, separei algumas dicas pra você fazer consertos rápidos e algumas manhas e artefatos que vão segurar a barra pra você poder consertar sua prancha e salvar seus dias de surf, sua surftrip, etc.

     

    Mas antes de tudo, uma observação muito importante: não dê pouca importância a esses tecos na sua prancha, não faça a egípcia e finja que não é com você. Mesmo sendo estragos "pequenos" aos nossos olhos, o probleminha pode virar um problemão e mesmo estragar de vez sua amada prancha.

     

    Ou seja, essas dicas são mesmo pequenas gambiarras mas não devem ser permanentes. O ideal é que você, assim que puder, leve sua amada para o seu shaper, fábrica, especialista, consertá-la.

    Dito isso, bora lá para as dicas!

     

    _1. não subestime a silver tape. Ela pode ser a vilã de um sequestro, mas pode também salvar a "vida de fibra" da sua prancha!

    A silver tape é uma mão na roda e uma maneira rápida e fácil de consertar um teco. Isso porque ela é super aderente e te dá uma impermeabilização instantânea!

    Na verdade, a silver tape aguenta tanto o tranco que ela pode ser usada por um tempo relativamente grande e ficar intacta por muitos dias na água. Bonito não fica, né, mas funciona super bem!

    Como usar? É facinho, corte um pedaço da fita e cubra completamente a área afetada. Assim você impede que a água infiltre na sua prancha!

     

    _2. parafina para muchas cositas más. Não, não precisa pegar a parafina pra fazer uma vela e fazer uma oração.

    Uma solução muito popular e comum é usar parafina pra cobrir o teco, já que é algo que todo surfista tem ali a mão e ela é um material também impermeável.

    O esquema é também simples: limpar o máximo possível e cobrir o buraco com a parafina, ocupando o espaço do teco todo!

    Mas uma observação importante é usar essa manha só mesmo em último caso! Isso porque, depois quando você for consertar direitinho seu shaper vai ter um bom trabalho pra remover a parafina, já que a resina protetora, que reveste às pranchas de fibra, não adere à parafina.

    Assim, ao raspar a parafina toda e algumas vezes ter que até cortar a espuma ao redor, o conserto simples pode virar um estrago ainda maior!

     

    _3. alô? É da emergência? Pois me venha um Kit de primeiros socorros urgente, preciso salvar meu surf!

    Já ouviu falar no "kit conserto"? Existem vários tipos de kits no mercado, mas a maioria deles tem como base um tubinho de resina. É um conserto rápido, esteticamente muito melhor e o mais eficiente!

    Pra deixar o acabamento melhor, normalmente a resina vem acompanhada com uma lixa (que melhora a aderência ao buraco todinho), e uma folha de plástico (pra que fique bem lisinho e mantenha a forma e linha original).

    Limpe direitinho o teco, lixe bem a área que vai ser reparada. Coloque a resina até cobrir o buraco todo e coloque o plástico em cima acompanhando a forma original da prancha. Lembre de não fazer isso exposto ao sol direto, pra você ter tempo suficiente pra arrumar direitinho, já que é justamente o sol, ou melhor, os raios UV, que ativam o endurecimento da resina.

    Depois de colocar a resina e tiver a forma direitinho, aí sim coloque sua prancha no sol por 3-10 minutinhos (depende da intensidade dos raios UV) e já tá prontinho!

    .

  •  

    _dica extra:

    Pense fora da casinha! De que é feita sua prancha? Fibra? Que tipos de profissionais trabalham com fibra? Uma vez, depois de uma temporada em Búzios em uma surftrip, quando cheguei na minha querida Bellory Hills (vulgo Belo Horizonte), percebi que minha prancha tava com um teco gigante (contém exagero).

    Problemas? Quem vai achar um shaper no meio de um mar de montanhas de Minas? Ninguém, porque simplesmente não há.

    Como eu ia viajar pra fora em uma surftrip, precisava consertar antes pra não passar raiva e ter um preju grande.

    Achei um contato de um cara que trabalhava com pranchas de standup paddle e corri lá pra ele dar uma olhada e ele queria me cobrar um valor que era tipo o valor que paguei na minha prancha! Tipo muito sem noção!

    Comentei com uma amiga e ela me sugeriu levar a prancha pro atelier de marcenaria da mãe dela. Como eles faziam móveis de fibra pra parquinhos, eles podiam consertar rapidinho. Até porque era mesmo um teco muito simples, a posição dele e tal. Levei lá no atelier, eles consertaram, retocaram a pintura e foi só sucesso! 

     

    obs.: no caso de um estrago maior, não recomento consertar com outro profissional que não seja um shaper, porque pode alterar o formato, a espessura, e influenciar no desempenho da prancha.

    Agora que você já está pronta pra contar até 10, dar aquele tapinha na sua prancha e correr pro mar, salve esse post e compartilha essas dicas com as amigas!

     

    Beijos e boas ondas,

    Thata

     

     

     


    Leia também: Dicas para comprar o seu primeiro john/neoprene


     

Compartilhe

Este site utiliza tecnologias como cookies para melhorar sua experiência de acordo com nossa política de privacidade. Ao permanecer navegando, você concorda com estas condições.