Reciclagem e surf: o que fazer com a minha prancha velha?

08/11/2021
  •  

     

     

    Por aqui, falamos muito sobre equipamentos pro surf: como escolher a melhor prancha, como melhorar a performance trocando nossa "nave", mas... e depois? E depois quando nosso quiver já está cheio, ou com pranchas que não fazem mais nosso estilo, algumas já bem antigas, outras que simplesmente ficaram encalhadas... o que fazer?

    Assim como investir em equipamentos de surf é muito bom, saber como nos desfazer da maneira certa dos antigos também é, além de essencial. Então você vai simplesmente jogar fora? Assim... no lixo? NÃO! Existem inúmeras formas de alongar a vida útil de um equipamento de surf antigo e a gente elencou aqui algumas das nossas preferidas.

     

    _que tal doar aquela prancha que você já não usa tanto, aquele john parado no cabide e mais alguns equipamentos de surf?

    Você ajuda outras pessoas e ainda pode estar investindo no sonho de alguém.

    Existem muitas pessoas precisando só de um incentivo para começar a surfar, e sabemos que o surf não é um dos esportes mais baratos para se começar à praticar, então dessa forma a sua prancha, john, strep, quilha, biquini, calção e o que mais você tiver para doar, continuará sendo útil para outra pessoa.

    Fizemos um listinha de alguns projetos irados que aceitam doações e se você conhecer mais projetos como esse, comenta aqui que ficaremos felizes de atualizar esse post com as sugestões:

     

    _faça um bazar pra levantar aquela grana que você precisa pra um novo equipamento

    Como acabamos de mencionar acima, o surf não é lá um dos esportes mais inclusivos em termos financeiros. Principalmente quando estamos num pico de evolução, é muito normal queremos investir em equipamentos que sejam coerentes com essa evolução que queremos conquistar. Só que quanto mais você evolui no surf, mais qualidade você busca nesses equipamentos e isso na maioria das vezes significa que eles serão mais caros.

    Mas isso não é pra ser um balde de água fria ou o terror do seu suado salário não! Isso pode ser uma excelente oportunidade para você alongar a vida útil dos seus atuais equipamentos, ajudar uma surfista que tá com a grana apertada a te ajudar também.

    Sim, você pode organizar um bazar para vender suas pranchas, biquínis, lycras, johns e o que você tiver que não use mais. Ainda dá pra juntar com as amigas e fazer um mega bazar, seja ele presencial ou online, você pode usar suas redes sociais ou até um grupo no face da sua cidade (a Langai também tem um grupo para desapegos, dá uma olhadinha lá).

     

    _decore seu quarto ou a sua casa

    Eu sei... A gente sempre tem algo que marcou nossa vida ou uma fase da nossa vida e, algumas pessoas (como eu por exemplo ahaha) tem dificuldade em desapegar dessas coisas, ainda mais quando falamos da primeira prancha que usamos pra aprender a surfar!

    Que tal você usá-la como decoração na sua casa? Se ela já estiver mais velhinha e amarelada, você pode pintá-la de alguma cor ou fazer algum desenho criativo ou até mesmo escrever uma frase nela toda. Depois é só achar um cantinho onde ela fique legal, como pendurado na parede ou no teto...

    As quilhas podem ser usadas presas na parede, e assim virar um lugar para pendurar sua bolsa e mochila; ou até mesmo emoldurá-las, tornando-as um lindo quadro de recordação que também pode vir a ser um porta-chaves, por exemplo.

    Use a internet para se inspirar, ela está recheada de criatividade, principalmente quando o assunto é upcycling e reciclagem!

     

    Procure escolinhas de surf, entre em contato com instrutores de surf locais, disponibilize aquelas peças antigas, passe pra frente, dessa forma aumentamos o consumo consciente e ajudamos o meio ambiente!

     

    Beijos e boas ondas,

    Tali

     

     

     


    Leia também: Quais os tipos de fundo e como eles influenciam o surf


     

Compartilhe

Comentários

Este site utiliza tecnologias como cookies para melhorar sua experiência de acordo com nossa política de privacidade. Ao permanecer navegando, você concorda com estas condições.

Estamos ocupados atualizando nossa loja para você e voltaremos logo.

Whatsapp