5 hábitos indispensáveis para surfistas iniciantes

13/09/2021
    • Langai



  • Para quem acha que surfar é só pegar uma prancha, colocar embaixo do braço e cair na água e tudo dará certo, está muito enganado! O que nós vemos os surfistas profissionais e experientes fazerem no mar é uma porcentagem pequena de tudo que aquela pessoa fez pra chegar nesse resultado.

    Na verdade, muito da sua evolução dentro d'água acontece fora d'água e eu separei alguns tópicos que você pode usar como referência para se guiar e ver se tem exercitado o pré-surf direitinho e que com certeza te ajudará a melhorar sua performance:


    _atividade física
    Primeiramente você precisa ter um bom condicionamento físico, para aguentar de boa a caída no mar, porque a maior parte do tempo você estará remando, varando a arrebentação, voltando para o outside, acelerando para não tomar uma na cabeça e sobrevivendo aos caldos. Na prática você vai ver que vai se cansar na primeira saída da arrebentação, então ter uma rotina de exercícios é fundamental para aproveitar ao máximo seu dia de surf. Treinos que te façam desenvolver a mobilidade necessária pro seu surf evoluir, esportes que fortaleçam a sua resistência dentro d'água e por aí vai.


    _natação
    Nadar é imprescindível pra prática do surf e para qualquer esporte aquático. No surf de quilha você vai precisar saber remar, furar a onda com ou sem a prancha, pode ser que o strep arrebente e você perca a prancha e precise sair do mar nadando, sem contar a importância de saber controlar sua respiração lá dentro e embaixo d'água (na hora do caldo). A natação não só vai te trazer muito preparo físico como também vai te deixar mais tranquila em saber o que fazer dentro do mar.


    _fortalecimento muscular
    Na hora da remada e de dropar você vai precisar de força para te dar agilidade e o posicionamento certo na prancha. Acredite, você vai sentir essa necessidade na sua primeira caída... E em todas as outras também ahahaha Existem exercícios específicos para te ajudar a se preparar para a hora do surf e se você já faz academia, funcional, treino com funcional e até pilates, vale falar com o seu professor ou professora para voltar mais os exercícios para o fortalecimento muscular. Se você estiver fazendo aulas de surf, vale pedir dicas de treino pro seu professor ou professora. E se você estiver procurando onde fazer uma aula de surf, vale levar em consideração se já terão treinos na areia previstos, porque, como já falamos aqui, muito da evolução dentro d'água acontece fora d'água.


    _alimentação e hidratação
    É muito importante você ter uma alimentação balanceada para o seu corpo se equilibrar com seus treinos e responder bem a eles, isso vai te ajudar a ficar mais tempo surfando e vai te ajudar a ficar menos drenada e cansada no pós-surf. A hidratação então nem se fala, né? Sol e sal já viu! Beba bastante água antes da caída, se hidrate sempre que sair pra descansar um cadinho na areia e beba água quando estiver indo embora do pico também, isso não só reduz o risco de passar mal por desidratação e insolação, como também faz um bem danado pro interior do seu corpo e pro exterior também: sua pele e cabelos agradecem!


    _saiba escutar o seu corpo e o mar
    Preste atenção na linguagem do seu corpo, ele sempre vai falar com você e você precisa estar atenta para entender os sinais e o que ele está querendo dizer. Se não está se sentindo bem... ou se alguma coisa não caiu bem... se precisa parar um pouco... se está pegando pesado demais... se precisa descansar um pouco... esteja atenta ao seu corpo e à sua mente. Da mesma forma é importante prestar atenção no mar, nem nunca subestimá-lo, nem faça porque está vendo todo mundo fazer, tenha consciência que cada um tem um tempo e que ali no mar não vemos tudo o que os outros passaram para estar ali, daquele jeito.

    A soma de todos esses passos sendo executados de maneira correta e no seu tempo vão fazer a diferença na hora H, você vai aproveitar muito mais e com muito mais leveza. Não se compare, lembre-se cada um tem seu tempo e você está no tempo certo! O surf é para se divertir, lembre-se: o melhor surfista é o que mais se diverte.

    Beijos e boas ondas,
    Tali


     
    Leia também: Surf sem quilha e surf de monoquilha

Compartilhe

Este site utiliza tecnologias como cookies para melhorar sua experiência de acordo com nossa política de privacidade. Ao permanecer navegando, você concorda com estas condições.