Strep: arrebentou e agora?

19/04/2021



  • Aliha, meninas! Eu sou a Gabi e estou escrevendo esse post não só para vocês, mas também para mim. Essa é a situação que me deixa mais ansiosa no surf, mas eu já passei por essa experiência duas vezes e ficou tudo bem :)

    Pra te falar a verdade isso vai acontecer com a maioria dos surfistas pelo menos uma vez na vida.


    _então esse post aqui é uma parada obrigatória pra você.


    Eu aprendi a nadar surfando, antes disso eu não entrava no mar acima da cintura. Daí, nessa época, a cordinha significava pra mim a minha maior segurança dentro da água, já que a prancha sempre vai boiar. Mas ela pode te deixar na mão, pois, como em todos os esportes, no surf também podem acontecer acidentes.

    Esse post vai te ajudar a se prevenir e a saber o que fazer caso isso venha a acontecer. Mas antes de mais nada queria esclarecer que não é aconselhável realizar esportes no mar sem saber nadar. Se você tá afim de começar a surfar, começe também as aulas de natação.

    Bom, mas e a cordinha? A gente tem um post aqui no blog super completo pra você entender todas as suas partes e como que ela funciona.
    .


  • _dicas para você aumentar a vida útil do seu equipamento:

     
    • Sempre após a sessão de surf lave com água doce
    • E quando for guardá-lo evite dobrá-lo e garanta também que não há nenhum nó


    _antes de entrar na água:


    sempre cheque se o seu equipamento está em boas condições:
    1. Passe a mão por todo o comprimento do fio, procurando algum corte ou ressecamento
    2. Faça uma força esticando levemente a cordinha para conferir a resistência
    3. Abra e feche a pezeira para testar a aderência do velcro
    4. Observe se ela está presa da forma correta tanto à prancha quanto ao seu tornozelo.


    _no surf, de modo geral, o mandamento mais importante é manter a calma de forma a controlar a sua respiração.


    Esse é um ritual bem básico de segurança! Mas e se mesmo assim ela quebrar? Esse é o nosso primeiro passo: você precisa manter a calma durante todo o processo até estar pisando na areia, combinado?


    _segundo passo: tinha alguém surfando com você? Sinaliza para essa pessoa que você está sem a sua prancha.


    Se ela for mais experiente, pode te ajudar a te deixar na areia ou a pegar a sua prancha para que você consiga sair do mar com mais tranquilidade. Se você está longe de outros surfistas, vai ser você por você, então, vamos lá!

    Fique de costas pra areia (de frente para o mar) pra não ser surpreendida por nenhuma onda quebrando. Você vai boiando e nadando de costas em direção à praia. Para boiar é só inflar o peito de ar e prender a respiração por um momento. Abrir os braços também ajuda. Vá se aproximando da praia sem muito esforço. Você não pode cansar agora, mantenha a calma e continue boiando e remando de costas. Se concentre na sua respiração.


    _quando você estiver se aproximando da zona onde as ondas estão quebrando com maior frequência, se prepare para pegar um jacaré:


    Vire-se de frente para a praia e pegue impulso para nadar na energia da onda que vai quebrar. Pode ser que essa onda já te leve para bem próximo da areia. Se não, repete a mesma sequência de boiar de costas para a areia e depois virar de frente para pegar impulso no próximo jacaré que vier.


    _quando já estiver dando pé, já pode ficar em pé e sair andando. Vai ficar tudo bem!


    Percebeu que até aqui no post não tinha a palavra "medo"? É que há mais chances de ele te atrapalhar do que de te ajudar na hora do aperreio. Faz o contrário: autoconfiança! Fica segura de si e calma que rapidinho você tá na areia. Alguém já passou por essa experiência e quer compartilhar conosco? Vou deixar nos comentários como foram as duas vezes em que eu perdi meu strep. Venham interagir!

    Beijos e boas ondas,
    Gabi


     
    Leia também: Strep, cordinha ou leash? Tudo que você precisa saber!

Compartilhe

Comentários

Este site utiliza tecnologias como cookies para melhorar sua experiência de acordo com nossa política de privacidade. Ao permanecer navegando, você concorda com estas condições.

Estamos ocupados atualizando nossa loja para você e voltaremos logo.

Whatsapp