Coisas que podem acontecer com a sua prancha

21/10/2021
    • Langai
  •  

     

     

    Se você começou a surfar há pouco tempo, pode ainda não ter percebido, mas basta um pouquinho mais de vivência no surfe para notar que a sua prancha é muito, mas muito, mas muito delicada heheh Eu particularmente manuseio como se ela fosse de cristal para não bater em canto nenhum.

     

    As dicas de hoje servem para todos as pranchas de surf, confeccionadas de epóxi ou de poliuretano (PU) e também para as bodyboards. Let's VAMBORA!

     

    _toda surfista deve saber que o calor é um inimigo da sua prancha

     

    Evite deixá-la exposta por muito tempo ao sol ou em locais muito quentes, como o interior do seu carro, por exemplo. Ao sair do mar também é sempre bom colocá-la na sombra, ao invés de deixá-las torrando no sol, uma alternativa pra quando faltar sombra é cobrir a prancha com areia.

     

    Isso porque a tendência é que a prancha comece a amarelar e, se a agressão continuar, ela perde volume. É o que chamamos de regressão: são pequenos afundamentos na superfície da prancha. Dependendo do tamanho e da quantidade, ela prejudica o seu surf e pode até inutilizar o equipamento. No caso da prancha de bodyboard, o calor também pode ocasionar bolhas ou envergaduras positivas.

     

    _tecos ou rachaduras

     

    Geralmente acompanhados de um sonoro "putz grila", os tecos são pequenas rachaduras geralmente causadas por colisões da prancha contra algum objeto ou até contra alguma parte do seu corpo. Isso pode acontecer dentro ou fora do mar. 

     

    Apesar de parecerem inofensivos, o mais indicado quando sua prancha tecar é levar para um profissional consertar, mas a gente sabe que muitas das vezes isso é custoso e até chato de esperar dias e dias até sua prancha ficar pronta por causa de um quebradinho. Por isso, se o teco não for tão grande nem profundo você pode isolá-lo pra curtir mais algumas caídas. Isso porque não queremos que entre água dentro da prancha, além de danificar e mofar todo o interior, também deixará sua prancha mais pesada. Nesses casos, você pode:

    • usar um kit para conserto da região atingida
    • usar uma silver tape, que é uma fita adesiva, para proteger aquela região mais fragilizada
    • e até usar um pouco de parafina para estancar o tequinho, mas já deixo logo avisado pra deixar essa opção como último recurso se quiser evitar um puxão de orelha da sua shaper

    .

  •  

    _a sua prancha também pode quebrar

     

    Se você estiver no mar, saia imediatamente para impedir que entre mais água. Jogue uma ducha de água doce (sempre após toda sessão de surf) e já manda pro conserto.

     

    Por falar em água doce, é importante que você sempre lave bem todo o seu equipamento após a sessão de surf para impedir que a prancha fique amarelada e que o deck e leash fiquem ressecados. Outra coisa que pode amarelar a sua prancha é deixar a parafina ficar muito velha. Troque a parafina periodicamente para evitar esse prejuízo estético.

     

    _amassados, as famosas mossas

     

    Algumas regressões são consideradas marcas de uso da sua prancha. Se ela já for mais antiga e você usar bastante, ela geralmente tem algum ponto de regressão, é normal e geralmente elas aparecem nos pontos de maior impacto da prancha, como onde você geralmente apoia o pé ou o joelho para furar a onda.

     

    Essas mossas também são comuns de aparecerem quando a gente amarra com fita em cima do carro, se a pressão for muito forte e a prancha também estiver muito exposta ao sol, uma dica aqui é investir em uma capa de prancha refletora ou mais grossinha do que as de tecido.

     

    Lembre que a sua prancha é feita de um material sensível, sempre as proteja com capas (de preferência com proteção térmica), banhe com água doce após o surfe e guarde em casa longe do calor e apoiada em racks de parede ou de chão.

     

    Beijos e boas ondas,

    Gabi

     

     

     


    Leia também: Dicas para não errar na escolha da sua próxima prancha de surf


     

Compartilhe

Este site utiliza tecnologias como cookies para melhorar sua experiência de acordo com nossa política de privacidade. Ao permanecer navegando, você concorda com estas condições.