O que todo mundo que não surfa pensa do surfe

18/10/2021
    • Langai
  •  

     

     

    O texto de hoje contém algumas frases que com certeza você já ouviu, ou vai ouvir em algum momento da sua vida, se você não surfa, não me leve a mal, vamos juntas nessa e rir no final.

     

    Surfistas: O que são? Como vivem? Do que se alimentam?

     

    _"Surfista é tudo igual, vida boa, vida mansa"

    Tá fácil viu, tá tranquilo ser surfista! Ahhh tá, quem vê close, não vê corre, não é mesmo? Há quem pense que surfistas são assim, não fazem nada, só querem saber de sol, água fresca, algumas ondinhas e uma boa desculpa para estarem sempre de chinelo. Quem nunca teve que ouvir: "mas pra quê acordar às 5 horas da manhã?" ou "Mas precisa mesmo ficar todo esse tempo na água?". Pois é, nunca entenderão. Aliás, nunca diga nunca. Porque eu já estive do outro lado, sim eu já fui esse tipo de pessoa (me julguem!), pois é... até o dia em que eu me apaixonei com-ple-ta-men-te pelo surfe.

     

    Hoje eu tiro onda, afinal de contas, rir de si mesmo é também saber reconhecer nossos erros e melhorar, assim como no surfe, de remada em remada, a gente chega lá!

     

    Foi-se o tempo em que eu não entendia esse sentimento de conexão que nos faz perder a noção do tempo enquanto estamos no mar, dessa coisa de querer melhorar a cada onda, de ter gana para enfrentar nossos medos e nos superarmos a cada queda. Ainda bem, foi-se o tempo.

     

    Hoje eu entendo, esse sentimento, essa mistura de sentimentos, essa coisa maior que não dá pra explicar e é simplesmente compreendida quando nos entregamos de corpo e alma para o surfe. Só quem vive isso sabe. É como se fosse uma liberdade que transborda, junto com uma vontade inexplicável de viver o agora, com um frio na barriga de se jogar no desconhecido, com a curiosidade de saber aonde vamos chegar, de se sentir conectada a todo momento com a natureza, de estar no lugar certo e na hora certa, ir de encontro ao destino, ter fé, acreditar que tudo vai ser melhor. Tudo isso em segundos. E depois novamente, e novamente, e novamente... a cada série, a cada onda.  

     

    Nem só de sol se vive o surfista. É fácil imaginar a vida de surfista quando o dia tá lindo, ensolarado e quase sem nenhuma nuvem no céu. Surfista acorda cedo mesmo no inverno, deixa o conforto da cama quentinha para se jogar no desconforto do mar gelado. Tá certo que alguma vezes nos rendemos a preguicinha, mas é quase certo que nos arrependeremos de termos demorado para entrar no mar.

     

    _"Mas precisa ir mesmo surfar nesse frio?"

    Precisar não precisa, mas quando estamos na onda, não importa se tá frio, se tá calor, o tempo para. A única sensação é da certeza que você está presente, ali, 100% naquele momento. Não tem roupa de borracha apertada ou molhada que nos faça não amar estar ali. 

     

    _"Que loucura fazer bate volta só para surfar!"

    Madrugar, sair no escuro, percorrer quilometros de distância, ficar 2 horas na água e voltar. Sorte daqueles que conseguem passar o dia, mas e aqueles que vão e precisam voltar para trabalhar depois? Pois é, parece loucura, mas estar na água sempre vale a pena. Não importa quanto tempo você ficou dentro do mar, quando a gente pega aquela onda que fica na cabeça, quando a gente sorri sem querer só de lembrar daquele momento, quando  você fica recordando aqueles segundos em looping na memória, é disso que eu tô falando! Isso vale muito a pena!

     

    _"Precisa ir até o outro lado do mundo só para surfar? Aqui tem onda, surfa aqui"

    Tudo bem, não é preciso ir longe pra entender que nenhuma onda é igual a outra. Mas uma das melhores coisas do surfe é viajar. Conhecer ondas diferentes. Quem pode, vale economizar para fazer uma surftrip e surfar ondas diferentes. Não é só pelas ondas, é pela experiência toda. É perceber que em qualquer lugar do mundo, quando estamos surfando, podemos ser nós mesmos, com nosso oceano inteiro dentro de nós. Respeitar que somos apenas uma onda, em meio há tantas outras. E que não importa aonde estejamos, nós fazemos parte do todo e o todo faz parte de nós.

     

    _"Você precisa ir surfar agora?"

    A vida é um sopro, um vento pode mudar tudo. Não deixe para surfar depois o que você pode surfar agora. Cada instante é importante e tudo é questão de prioridade. Quando a gente se coloca em primeiro lugar, dando chance para sermos felizes, sim, preciso ser feliz agora! Se eu posso ser feliz agora, por que vou esperar? A felicidade é o caminho, não o destino. São os momentos vividos, a vida é muito curta para não surfar e não ter memórias para contar!  

     

    _"Você só pensa em surfe!"

    A vida não é só flores, as vezes são ondas! Ainda bem! Surfar não é apenas ficar em cima de uma prancha e sair deslizando por aí. Surfar é deixar de lado os problemas, deixar o mar levar aquilo que não precisa mais ficar. É se libertar das amarras e de se enfrentar. É você com você mesma, com seus medos, com seus anseios. É você comemorando as vitórias e cada pequena conquista com muito suor. É poder ser você mesma, nos dias bons e nos dias ruins, é aceitar e aprender a respeitar. O tempo, a natureza, você mesma.

     

    _"O surfe é só mais um esporte"

    Um baita esporte diga-se de passagem! Um estilo de vida. Para alguns terapia, para outros válvula de escape, profissão, diversão. Sorte daqueles que tiveram a chance de sentir aquilo que só o surfe é capaz de fazer. Para cada um de nós, o surfe pode ter algum significado, mas de uma coisa eu tenho certeza, o surfe nunca sai de nós.  

     

    _"Surfar é muito difícil, nunca vou conseguir"

    Para! A primeira parte é verdade, não vou mentir. Surfar é difícil, requer dedicação, tempo e muita vontade. Mas se você não der a primeira remada, não continuar remando, como vai saber se vai chegar lá? Vendo de longe pode parecer impossível, mas chega mais, tem um monte de manas aqui para te ajudar.  

     

    Então não me leve a mal, me leve para surfar!

     

    Beijos e boas ondas,
    Érica

     

     

     


    Leia também:  22 fotógrafas de surf para você seguir e se inspirar


     

Compartilhe

Este site utiliza tecnologias como cookies para melhorar sua experiência de acordo com nossa política de privacidade. Ao permanecer navegando, você concorda com estas condições.