Lycra X Neoprene

14/06/2021
    • Langai



  • Lycra ou neoprene? Taí uma pergunta que paira nas nossas cabecinhas surfistas tantas vezes! E não vale só pra iniciantes não, viu! 

    Arrisco a dizer que existem várias dúvidas pra maioria dos praticantes de atividades na água e, quando sabem bem sobre esse assunto, é mesmo pela vivência. Mas assim, saber meeeesmo meeeesmo já é outro esquema. Mas a gente vai resolver isso já já! :)

    Especialmente no Brasil, onde não temos diferenças extremas de temperaturas e, mesmo nos lugares mais "frios" a temperatura da água é bem mais amena comparado a outros pontos do oceano, em geral a gente se vira com um pouco mais de facilidade.

    Vocês não têm ideia do privilégio que temos de poder surfar de biquíni, maiô, sunga, etc, na maior parte do ano. Eu mesma tenho amigos de outros países que surfam por anos e nunquinha nem experimentaram surfar sem um wetsuit.


    _ué, mas a maioria dos países tem pelo menos alguns meses de verão, não?


    E aí vem a primeira questão que sempre gera confusão... Diferente do que muita gente pensa, o que manda mesmo na escolha do traje pra surfar ou pra fazer outra atividade esportiva na água não é a temperatura do ambiente! Na verdade, depende do contexto da prática do esporte e muito da temperatura da água!

    Lembro da primeira vez que surfei em águas geladas, em Portugal e fui eu lá humilde com o meu jumperzinho de neoprene fininho, com as pernitchas de fora. Verãozão, temperaturas altíssimas, gente! Quando olhei a galera do surfcamp vestindo os seus wetsuits neoprene 4:3 eu percebi que ali havia algo de errado.

    Foi quando descobri que a água por aqueles lados é sempre estupidamente gelada, independente da estação. E inclusive essa é uma realidade da maioria da Europa, por exemplo. A mesma coisa aconteceu quando fui pra uma surftrip no Marrocos e levei só roupas de banho. No primeiro dia já tive que correr pra uma loja pra alugar o meu neoprene!

    Então vamos aqui falar um pouco sobre esses dois tipos mais comuns de roupas de surf e aprender os porquês, assim a gente vai ter mais facilidade de escolher o que é mais adequado pra gente!


    _lycra
    A lycra é uma fibra elástica, um tecido bem flexível e elástico. A função principal é a proteção contra raios ultravioleta e o atrito (com a prancha, por exemplo). Porém ela, de maneira geral, não é projetada pra proporcionar conforto térmico!

    É claro que ela ajuda a amenizar o frio quando estamos fora da água, mas não dentro dela. É um material ideal pra águas de temperatura moderada a quente. Algumas outras vantagens além da proteção solar são a facilidade de vestir, a liberdade de movimento e a rapidez de secagem. Além de tudo, geralmente tem um precinho beeem mais amigável comparado ao neoprene.
    .


  • _neoprene
    Já o neoprene é um material que tem como característica principal o isolamento térmico. Existem espessuras diferentes ideais de acordo com diferentes temperaturas e ele também protege do sol, é a prova de vento e atrito.

    Sabe aqueles numerozinhos que a gente vê quando vai comprar uma roupa em neoprene? 4:3, 2:2, 3:2? Esses números indicam a espessura em milímetros:
    • O primeiro número que fica antes dos dois pontos, normalmente significa a espessura das costas e da frente (peito)
    • O segundo que fica depois dos dois pontos, é a espessura das pernas e braços (ambos com mesma espessura)

    Algumas vezes você pode achar ainda um terceiro número, o que significa que ali há três espessuras diferentes, pois os braços e as pernas tem espessuras diferentes. Por exemplo: o 6:5:4, significa espessuras respectivamente de frente (6mm), pernas (5mm) e braços (4mm). Basicamente quanto maior a espessura, maior a barreira térmica!


    _outro ponto importante é que muita gente acha que toda roupa de neoprene impede que o nosso corpo fique molhado, mas isso não é bem verdade.


    Pro surf, por exemplo, o ideal é usarmos o neoprene bem colado no corpo, o conhecido como slim fit. E é por isso também que normalmente as extremidades são bem apertadinhos, tipo punhos, canela e pescoço. Quanto mais coladinho, menor a quantidade de água que penetra no nosso corpo e, a camada fina que passa, é aquecida pelo calor do nosso corpo. Além disso, mantendo o material mais próximo ao nosso corpo, a remada é mais eficiente. 

    Já em cortes mais largos, o uso é mais versátil e pode funcionar pra vários tipos de esporte, fora ou dentro da água. Mas quanto mais justo, menor a quantidade de água que o nosso corpo deve aquecer e você fica mais tempo aquecido.

    Uma curiosidade também é que, de maneira geral, mulheres sentem frio mais rápido porque a porcentagem de músculos comparado ao restante do corpo é maior nos homens. Por isso temos percepções diferentes também!
    .
  • Langai
  • Arte por @carol.fazarte

    No Brasil, as temperaturas da água no inverno do Sul, região mais fria do país, não ficam abaixo da média de 18 graus celsius, o que significa que dificilmente você vai precisar de um wetsuit mais grosso do que um 3:2 (ideal entre temperaturas entre 14 e 18 graus).


    _curto ou comprido?
    Os trajes que têm braços e pernas curtos só protegem a temperatura corporal central (peito e costas). Isso significa que eles só são confortáveis em águas de zonas tropicais, em temperaturas de no mínimo 25 graus. E, claro, são mais baratos do que o traje completo! 

    Dica final? Independente da sua escolha, depois de usar o seu traje sempre lave ele com água doce e deixe ele secar bem!

    Beijos e boas ondas,
    Thata


     
    Leia também: O guia completo de roupas de surf para mulher

Compartilhe

Este site utiliza tecnologias como cookies para melhorar sua experiência de acordo com nossa política de privacidade. Ao permanecer navegando, você concorda com estas condições.