O guia completo de roupas de surf para mulher

13/11/2020
    • Langai



  • Primeira e única regra deste guia: você surfa do jeito que quiser! Mas aqui vão algumas informações que podem ajudar você a escolher o que vestir na hora do surf.

    Achei importante começar dizendo isso, pois o mundo já está cheio de regras e num momento libertador como na prática do surf, você deve estar, antes de qualquer coisa, se sentindo à vontade.

    Durante o surf você já vai ter que se preocupar com as condições do mar, correnteza, crowd, número de ondas nas séries, etc, etc, etc, não vamos nós aqui inventar mais uma coisa pra você ocupar a cabeça, combinado?

    O objetivo é apenas trazer alguns esclarecimentos que podem ajudar você a escolher a roupa que você se sinta mais confortável para praticar o surf ainda mais à vontade. O tipo de roupa que você vai escolher vai depender um pouco do tipo de mar e do seu tipo de surf também.


    _vamos começar do menor para o maior. Vou falar do biquíni ao long john.
     
    • Dá para surfar de biquíni?
    Sim, com certeza. Isso está mais relacionado ao conforto dx surfistx. Mas observe o tipo de biquíni que você vai escolher e o tipo de mar que você vai enfrentar.
    • Dá pra surfar de cortininha?
    Sim, sem dúvidas. Se o mar for mais marolinha, as ondas mais cheinhas e a água morna ou quente, fica confortável. Mas visualiza um mar maior, com as ondas quebrando mais forte, você tendo que furar onda atrás de onda... pode ter certeza que a massa de água que vem pra cima de você dificilmente deixará o seu biquíni cortininha no lugar. Ai você tem que se perguntar se vale a pena entrar num mar maior tendo que se preocupar com inúmeras variáveis e ainda se seu biquíni está no lugar. Talvez não seja o caso do cortininha, mas de um biquíni frente única ou transpassado, por exemplo.


    #dicasdaludalangai
    Aloha aqui é a Lu, dona da Langai ;) Claro que eu não podia deixar de invadir aqui não é? Já que você tá por aqui querendo saber mais sobre roupas para surfar, vou falar um pouquinho das nossas modelagens e, explicar como você você vai ficar mais confortável dentro da água com cada uma delas.
    .
  • Langai
  • Surfista: Camila Ururahy com o top transpassado | Foto: @sammanhaes


    _tops:
    • Top frente única:
    Possui tiras cruzadas nas costas com amarração regulável para você ajustar como achar melhor e ficar despreocupada no surf. É indicado para o surf em dias de ondas maiores, quando os caldos tão daquele jeito! A amarração mais confortável para o surf é apertando na medida certa.
    • Top tiras:
    Possui cordinhas com a grossura ideal para segurar o busto, não machucar e/ou assar na remada. É indicado para o surf em dias de ondas maiores, quando os caldos tão daquele jeito! A amarração mais confortável para o surf é apertando na medida certa.
    • Top alcinhas:
    Possui tiras com a grossura ideal para segurar o busto, não machucar e/ou assar na remada. É indicado para o surf em dias de ondas maiores, quando os caldos tão daquele jeito! Descomplicado e prático, sem amarração!
    • Top transpassado:
    É indicado para o surf em dias de ondas menores, quando os caldos não estão lá tão fortes e, você não corre o risco de "pagar peitinho". A amarração mais confortável para o surf é transpassado, sem laços ou nós na frente.
    • Top cortininha:
    Possui tiras com a grossura ideal para segurar o busto, e elástico embutido para não machucar e/ou marcar a pele. É indicado para o surf em dias de ondas menores, quando os caldos não estão lá tão fortes e, você não corre o risco de "pagar peitinho". A amarração mais confortável para o surf é transpassado, sem laços ou nós na frente.
    .
  • Langai
  • Surfista: Jasmin Avelino com o sunquini e top dupla face alcinha | Foto: @sammanhaes


    _calcinhas:
    • Sunquini:
    Modelo super confortável, pensado, testado para surfar e praticar outros esportes aquáticos. Perfeito para quem gosta de um modelo mais alto e, maior. O mais casca grossa dentro da água! É indicado para o surf em dias de ondas maiores, quando os caldos tão daquele jeito! A amarração mais confortável para o surf é apertando na medida certa.
    • Calcinha tiras:
    Modelo super confortável, pensado, testado para surfar e praticar outros esportes aquáticos. Além de garantir excelente sustentação na água, ter tiras reguláveis para você ajustar como mais gostar, possui um elástico fazendo o efeito "empina bumbum" na parte traseira. Possui cordinhas com a grossura ideal para segurar, não machucar e/ou assar na remada. É indicado para o surf em dias de ondas maiores, quando os caldos tão daquele jeito! A amarração mais confortável para o surf é apertando na medida certa.
    • Calcinha lacinho:
    Modelo clássico e indispensável no armário de qualquer mulher. Super confortável, pensado, testado para surfar e praticar outros esportes aquáticos. Além de garantir excelente sustentação na água, ter tiras reguláveis para você ajustar como mais gostar, possui um recorte na parte traseira que abraça e acomoda o bumbum. Calcinha com a cava média, fica nem muito "enfiada" no bumbum, nem muito "grandalhona", famoso nem lá nem cá. É indicado para o surf em dias de ondas maiores, quando os caldos tão daquele jeito! A amarração mais confortável para o surf é apertando na medida certa.
    • Calcinha básica:
    Calcinha com cava pequena, ficando mais "enfiada" no bumbum e deixando uma marquinha pequena. É indicado para o surf em dias de ondas com o famoso meio metrinho, quando os caldos não estão lá tão fortes.
    .


  • _um outro ponto: quanto tempo você costuma passar surfando?

    Super importante considerar que o tempo de surf é um tempo de exposição ao sol. Sobre isso, vale a pena você investir em roupas de surf como maiôs e lycras com proteção UV. Hoje em dia existe uma variedade enorme de modelos femininos para surfar. Maiôs com manga longa, manga curta, cavados, lycra com manga longa e com manga curta que, além de te protegerem da exposição ao sol e do vento, também ajudam na proteção do atrito da barriga com a parafina na prancha, evitando assaduras.


    #dicasdaludalangai

    .
  • Langai
  • Surfista: Barbara Rizzetto com maiô de lycra com manga | Foto: @sammanhaes
     
    • Blusa com manga:
    O modelo da blusa com manga é perfeito para quem não dispensa por nada o conforto dentro da água. Confeccionada em lycra com fator de proteção ultravioleta (FPU) 50+.
    • Maiô com manga:
    Modelo super confortável e funcional. Pensado, testado para surfar e praticar outros esportes aquáticos. Possui zíper frontal com limpeza, tecido duplo, para não machucar ou irritar o colo, recortes nas laterais e, na manga, que moldam e abraçam o corpo e, bolsinho com elástico na manga para prender a chave ou, o que precisar. Calcinha com a cava média, fica nem muito "enfiada" no bumbum, nem muito "grandalhona", famoso nem lá nem cá, perfeito pra ficar tranquila nos caldos. Esse aguenta qualquer mar com muito conforto e segurança! Confeccionado em lycra com fator de proteção ultravioleta (FPU) 50+. Lycra mais grossinha do que o costume, perfeita pra usar em águas com temperatura de no mínimo 19 graus ou um pouco mais fria em dias de sol.
    .


  • _bom, claro que não poderia deixar de falar nas roupas de neoprene. 


    O neoprene é um tecido flexível, porém, menos flexível que a lycra. Ele não é um tecido impermeável, ele é um tecido que trabalha molhado.


    _como funciona?


    As roupas de neoprene tendem a ser justas para dificultar a entrada de água na roupa, porém, uma vez que a água entra dentro da roupa, ela também tem dificuldade de sair, o que faz com que a água que já entrou fique ali dentro e com  o movimento do esporte, essa água tende a se aquecer e manter a temperatura corporal entre a pele e a roupa de borracha.

    Hoje em dia existem diversas tecnologias que dificultam essa entrada de água na roupa de neoprene, como a posição do zíper na roupa (se ele estará nas costas ou no peito), ou mesmo a roupa sem zíper, por exemplo, e com costuras seladas internamente (uma espécie de fita que acompanha toda a extensão da costura, na parte interna, dando um reforço na vedação para a passagem de água). Tanto o zíper quanto a costura são caminhos que facilitam a entrada de água dentro do john.

    Existem fabricações dessas roupas em diversas tecnologias (algumas fabricações deixam os long johns mais maleáveis que outros) e em diversas espessuras:
    • Para aguás frias: podendo variar de 1mm a 4mm
    • Para água extremamente geladas: acima de 4 até 7mm

    Porém, no Brasil os mais utilizados são os de 2mm e 3mm, bem como suas combinações (como o 3.2, por exemplo). Quanto maior a espessura do neoprene, mais ele vai te aquecer, porém mais ele vai tender a limitar seus movimentos. Então, quanto mais espesso o material, menos liberdade de movimentos você tem. Outra coisa: escolha um tamanho adequado pra você, o que vai variar de fabricante para fabricante, mas preste atenção no fato das roupas de neoprene já serem mais justas por si só. Confira a tabela de medidas e faça uma associação com as suas medidas. Fazer uma sessão de surf com uma roupa muito apertada em você pode ser extremamente cansativo.
    .
  • Langai
  • Foto: @pato.vacc

    A roupa de neoprene você encontra também em diversos modelos como os coletes, shorts, short john, long john e jaquetas. A diferença sobre o que usar vai incidir basicamente na temperatura da água que você vai encarar e se você é mais friorentx ou mais calorentx. A temperatura e espessura de neoprene realmente variam muito de região para região e as vezes até de pessoa para pessoa, no sentido de definir o que é frio ou quente pra você, entende?

    Às vezes uma espessura de 2mm pra uma pessoa pode não ser suficiente para outra, que talvez precise de uma espessura 3mm, ou, se a pessoa for mais calorenta, talvez se sinta mais confortável com uma espessura 1mm.

    Vale ressaltar que quanto mais fria a água, mais espessa deve ser a roupa de borracha. Um guia sugerido para a escolha da espessura seria mais ou menos assim:

    TEMPERATURA DA ÁGUA X ESPESSURA DO JOHN
    • 26C pra cima | Lycra com filtro UV
    • 18C a 25C | 1 mm a 2 mm
    • 12C a 17C | 2 mm a 3.2 mm
    • 08C a 11C | 4.3 mm a 5.4 mm
    • 7C pra baixo | 6.5 mm a 7 mm

    Em águas mornas para frias, você pode usar o colete, a jaqueta ou o short john para aquecer a parte central do corpo e proporcionar mais estabilidade na remada -o neoprene também te proporciona esse benefício de escorregar menos na prancha.

    E quando a água estiver fria pra você, coloca o long john pois assim você consegue ficar mais tempo dentro d'água surfando. As baixas temperaturas tendem a prejudicar a execução dos movimentos pois os músculos trabalham em conjunto se alongando e contraindo para executar os movimentos e quando você sente muito frio, a tendência é você ficar todx contraídx, o que prejudica essa ação muscular conjunta e pode até te proporcionar uma lesão, se o surf for de alta performance.

    Uma curiosidade: é comum também você encontrar roupas que tenham uma espessura maior na parte central do corpo e uma espessura menor nos membros superiores e inferiores, o que vai te proporcionar uma maior mobilidade na prática do esporte. Elas vem com o tipo de especificação 3.2 ou 4.3, por exemplo. Já reparou que quando o clima esfria, suas mãos e pés logo ficam mais gelados do que a parte central do corpo? Isso acontece porque os nossos órgãos mais importantes estão nessa região, sendo assim, seu corpo direciona o fluxo sanguíneo para o centro do corpo, deixando as extremidades mais frias, numa tentativa de te proteger.

    Com as roupas aquecendo mais essa parte central, a tendência é o fluxo sanguíneo não precisar "fugir" das extremidade e assim você tem essa sensação de equilíbrio térmico melhor.

    Existe também a botinha para os pés que servem para aquecer quando o local de surf é muito frio e também para te proteger de pisar em lugares onde você possa cortar os pés, como corais e pedras.

    E claro, se o frio for muito muito intenso, como nas praias do sul do país onde as temperaturas da água normalmente são bem baixas, tem as luvinhas para as mãos e os gorros para você ficar bem protegidx dos pés a cabeça ;)

    E pra fechar a nossa conversa, aquela última dica super importante: independente da roupa escolhida, não esqueça de jogar aquela água doce no final para preservar o material.

    É isso. Escolha o modelito e bora pra água!

    Beijos e boas ondas,
    Lidi e Lu


     
    Leia também: Os 13 tipos de prancha de surf mais usados

Compartilhe

Este site utiliza tecnologias como cookies para melhorar sua experiência de acordo com nossa política de privacidade. Ao permanecer navegando, você concorda com estas condições.