Dicas para comprar o seu primeiro john/neoprene

29/11/2021
  •  

     

    Água esfriou! E agora?

    Agora é hora de botar nossa segunda pele, também conhecida como: roupa de borracha, john ou neoprene! Pois é, não dá pra surfar sentindo frio, né não?

    Esse equipamento é essencial tanto pra quem está aprendendo a surfar quanto pra quem já surfa regularmente, isso porque o frio bate pra todo mundo, atrapalha o desempenho e ainda faz a gente gastar mais energia, sabia?

    Vamos as dicas? Então vamos!

     

    _1. espessura

    A primeira coisa que você deve saber é a temperatura aproximada da água que você vai enfrentar. Quanto menor a temperatura da água, maior deve ser a espessura do john. A espessura você vê naqueles números que vem descrito assim:

    1.1mm; 2.2mm; 3.2mm; 4.2mm; e por aí vai...

    O primeiro número é a espessura da parte do corpo e o segundo número é a espessura dos braços.

    Dessa forma, um john com 1.1mm de espessura significa que ele é todo de 1 milímetro, tanto no corpo quanto nos braços. Já um john com 3.2mm de espessura significa que ele tem 3 milímetros de espessura no tronco e 2 milímetros de espessura nos membros.

    Agora difícil falar da espessura ideal pois o que é frio pra um pode ser congelante pra outro ou ainda, calor para outros. De qualquer forma existem algumas tabelas que você encontra correlações entre a temperatura da água e a espessura do john. Para efeito de comparação, no geral, no Brasil, não se usa jonhs com espessuras maiores que 3.2mm.

     

    _2. estação

    Outra dica bacana é levar em consideração a estação do ano que você vai usar o john. Pensa só: a sensação térmica de uma água de 19 no inverno é diferente de uma água de 19 no verão, concorda? O sol ajuda a esquentar quando você está esperando a onda, já no inverno...

     

    _3. tamanho

    A primeira coisa que você precisa entender é que existem inúmeras marcas e muitas delas são lá de fora, o que acaba fugindo do padrão brasileiro.

    Uns designam o tamanho através de números, como por exemplo: 6/8/10/12/14; outros designam por letras: P, M, G; e as vezes as letras vem em outra língua, como em inglês que seria: S, M, L.

    Também é importante estar atenta ao fato de que as vezes um tamanho pequeno lá fora equivale a um médio aqui no Brasil. Sobre isso, minha super dica é que você realmente experimente o john antes de comprar para ver se ele vai te atender. Ou pelo menos preste muita atenção nas tabelas de medida do fabricante.

    Mas o que posso te falar com certeza é que o john no tamanho ideal normalmente não entra com muita facilidade! AHAHAHA Se ele entrar muito fácil na hora de vestir, quase certo de que quando você pro mar vai entrar água com facilidade também. Então não se assuste quando for experimentá-lo e sentir como se tivesse feito todo o aquecimento pro surf já.

    Ah, e se puder, leve um saquinho plástico, isso facilita muuuito essa hora. É só "calçar" o saco plástico e colocar o john que você vai ver a mágica acontecer. Repita o procedimento com o outro pé e mãos.

    Obs.: Na dúvida entre peso e altura (quando um dos dois fica ali no limite entre um tamanho e outro), normalmente prevalece o peso e não a altura.

     

    _3. material

    Quando você for comprar o seu John, preste atenção também ao tipo de neoprene que compõe a roupa. Hoje em dia existem inúmeros neoprenes que são bem mais flexíveis que os mais antigos. Não que os antigos sejam ruins, mas os mais novos não causam tanto aquela sensação de braços presos e pesados conforme você rema e isso faz uma diferença enorme dentro d'água.

     

    _4. esporte

    Certifique-se de que o neoprene é específico para a prática do surf ou do esporte aquático que você pratica. Por quê? Porque existe a roupa de neoprene especifica para natação, surf e mergulho, por exemplo. A diferença está na composição da roupa. A de surf tem um revestimento diferenciado que protege mais a roupa de neoprene, pois é um esporte que tem mais atrito que a natação no mar. Os neoprenes de natação são menos protegidos para diminuir o atrito na água e dessa forma melhorar o desempenho do atleta. E por aí vai.

     

    Bom, é isso. Espero ter ajudado um pouco a esclarecer um pouquinho mais desse assunto pra você e que você ache o john perfeito pra não perder nem os dias mais frios de onda no mar.

     

    Beijos e boas ondas,

    Lidi


    Leia também: 3 praias para velejar de kite no Ceará


     

Compartilhe

Estamos ocupados atualizando nossa loja para você e voltaremos logo.

Whatsapp