Surf sem quilha e surf de monoquilha

06/09/2021
    • Langai



  • Nesse post aqui a Lidi falou um pouquinho sobre a monoquilha, "ideal pra quem gosta de mares menores, com ondas pequenas e mais cheinhas".

    Ainda me lembro muito bem a primeira vez que assisti um vídeo da Marina Carbonell literalmente dançando em cima de um long e fiquei babando pensando que diabo era aquilo e como era possível! Foi aí que descobri a monoquilha!

    A monoquilha é a cara do surf mais clássico que existe! Quando aprendemos sobre a história do surf bem no comecinho, vemos que as pessoas surfavam com pranchas grandes e só com uma quilha. Com o passar do tempo, os surfistas começaram a buscar um estilo de surf mais rápido, com manobras ágeis e cada vez as pranchas ganhavam mais quilhas e perdiam comprimento.


    _pra que ter pressa?


    Anos depois no meio dos anos 80, a monoquilha e os longboards, voltaram com tudo, conquistando de novo surfistas que apreciam mais "curtir o passeio", em um surf que não é nadinha radical, mas marca linhas suaves, um surf que muitas vezes parece mais como uma dança, um movimento ritmado, como se a onda fosse uma melodia que toca sem pressa de acabar.

    Amantes da monoquilha costumam falar que esse estilo de surf é como a alma do surf, que fala muito sobre a história e a cultura do surf. Além disso, você pode sempre contar com sua monoquilha, já que ela funciona muito bem pra vários tipos de mar e condições. Assim, a diversão é sempre garantida!


    _mas... e se a gente surfar sem nenhuma quilha?


    Hoje em dia existem infinitas opções de quilhas, com formas e disposições diferentes, que proporcionam experiências e sensações diversas.

    Se a gente parar pra pensar, no inicinho meeesmo do surf, nem existiam quilhas, então todo mundo ia na raça e no pranchão mesmo! Hoje em dia é um estilo muito comum no surf com as pranchas de espuma (foamies).

    Como uma das funções das quilhas é ajudar a controlar a prancha em uma onda, o surf sem quilhas combina bem com ondas com linhas bem perfeitinhas e limpas. Isso porque uma prancha sem quilhas tem pouca resistência e, como consequência, tem mais velocidade e maior facilidade de deslizar. 

    Nesse caso, o equilíbrio entre o seu corpo e a prancha e a posição vão influenciar ainda mais no controle durante o surf! 

    Com ou sem quilha, existe surf pra tudo quanto é gosto e é legal a gente experimentar até achar o estilo que combina mais com a gente! Afinal, a diversidade também ajuda a florear esses mares pelo mundo a fora! Junte-se aos bons!

    Beijos e boas ondas,
    Thata


     
    Leia também: Surf sem quilha e surf de monoquilha

     

Compartilhe

Este site utiliza tecnologias como cookies para melhorar sua experiência de acordo com nossa política de privacidade. Ao permanecer navegando, você concorda com estas condições.