Quilhas: performance x quantidade pro surf

26/07/2021
    • Langai



  • A primeira coisa que você precisa saber é que o número de quilhas e suas configurações variam de prancha pra prancha. Sendo assim, a escolha da prancha para o tipo de mar e tipo de surfe que você curte serão decisivos para você escolher a melhor configuração de quilhas pra você.

    Vou dar um panorama geral aqui pra você ter uma ideia de como as quilhas podem ser usadas e como elas influenciam a performance no surf. Mas de maneira geral, uma informação básica é que:
    • a quilha central representa a estabilidade e ponto pivot
    • e as quilhas laterais, velocidade e curvas.


    _pra quem gosta de mares menores, com ondas pequenas, mais cheinhas, a monoquilha é uma ótima opção
    Proporciona um surf mais de linha, com curvas mais abertas, porque sem as quilhas laterais a troca de borda fica mais comprometida. É aquele surf mais clássico. A monoquilha é mais utilizada pelos surfistas de longboard.


    _a biquilha proporciona mais velocidade
    A prancha fica mais soltinha pois sem a quilha central a prancha fica com menos arrasto. Assim, você ganha velocidade, facilitando as trocas de borda, mas por outro lado você também perde nas curvas mais fechadas pois sem a quilha central, aquele ponto de apoio (pivot) para que a prancha gire rápido, deixa de existir.


    _a triquilha é a configuração mais usada e a mais versátil
    A terceira quilha central, em comparação às biquilhas, deixam a prancha mais manobrável e mais estável também. Assim, você tem boas trocas de borda e a possibilidade de fazer curvas mais fechadas.


    _a quadriquilha também proporciona mais velocidade a prancha, porém, com mais estabilidade
    Se comparadas à biquilha, as duas quilhas adicionais funcionam estabilizando um pouco mais o fundo da prancha.

    Analise o mar, o tipo de surf que você curte, escolha e/ou experimente várias configurações de quila na sua prancha de surf e divirta-se!

    Beijos e boas ondas,
    Lidi


     
    Leia também: Guia rápido: quantas quilhas eu uso na minha prancha de surf?

Compartilhe

Este site utiliza tecnologias como cookies para melhorar sua experiência de acordo com nossa política de privacidade. Ao permanecer navegando, você concorda com estas condições.