Como escolher a prancha de surf perfeita?

26/05/2020
    • Langai



  • Tá aí na maior dúvida de qual pranchinha se encaixaria perfeitamente pra você? Nesse post eu vou te dar aquele help pra você escolher a prancha perfeita.

    Bom, se é a tua primeira prancha, a Lidi escreveu um post aqui no blog já falando sobre isso -é uma boa dar uma conferida lá pra linkar os conhecimentos que vou te passar por aqui, tá?

    Primeiramente é bom esclarecer que pra uma mesma surfista podem ter diferentes tipos de pranchas ideais porque não é só a sua estrutura corporal que te ajuda na escolha daquele foguetinho - ou pranchão - mágico, mas também as condições do mar onde você vai curtir com essa prancha, teu estilo, etc. Por isso, alguns surfistas optam por ter 2, 3 ou mais pranchas, -essa coleção de pranchas é o que a gente chama de quiver, que você vai utilizar conforme a demanda daquela sessão.

    Só pra ficar claro: a intenção aqui não é ditar qual prancha você deve comprar não, tá? Até porque não existe uma fórmula (na verdade até existe, mas vamos chegar lá! Vem comigo que você vai entender). O que espero com esse post é abrir sua mente pra entender sobre o assunto eaí diante da sua consciência e do seu conhecimento, te dar autonomia pra escolher com segurança. Let's bora cair nessa de cabeça! 

    Alguns aspectos importantes a serem analisados:


    _1) curvatura da prancha:
    Quando a gente coloca a prancha de pé e analisa ela de lado, aquele aspecto côncavo (como a curvatura de uma banana) que ela tem é o quanto uma prancha é curva. 

    Pranchas com pouca curvatura, ou que são quase planas, são geralmente as pranchas pra iniciantes. Elas flutuam melhor e também são mais duras -isso quer dizer que não vai ser tão fácil de fazer curvas com elas. Em compensação, a remada fica suave-suave e você pode se dar ao luxo de fazer menos esforço pra se deslocar deitada e, consequentemente, pra entrar na onda. Esse tipo de prancha também funciona muito bem em dias de mares mais flats (quando as ondas estão pequenas) pra garantir a diversão!

    Agora, quanto maior a curvatura da prancha, mais sensíveis elas se tornam, ou seja, mais fáceis de manusear durante a realização de uma manobra. Mas isso não é necessariamente sempre bom. Essas pranchas são mais instáveis e respondem a qualquer movimento e a qualquer errinho que você possa cometer. Portanto, se você não tem sua base de surfe bem definida e ainda está no processo de dominar bem essa fase de mandar as manobras, esse tipo de prancha não vai ser tão legal pra você.

    Mas se você é dessas que gosta de percorrer a onda dentro do tubo, aposte nas pranchas com mais curvatura.


    _2) tamanhos:
    Bom, no início do post eu disse que existe uma fórmula na hora de escolher a prancha perfeita pra vocês. Isso é mais ou menos verdade quando a gente para pra levar em consideração a nossa estrutura corporal na hora de fazer uma prancha nova. Alguns sites de compras de prancha disponibilizam uma tabela onde você confere seu peso, altura e tamanho do seu pé e ele te sugere um tamanho (em teoria) ideal pra você.

    Dá pra confiar só nisso? Não. Por que? Porque o segundo aspecto da escolha do tamanho da prancha tem a ver com o tipo de onda que você vai surfar.

    Ondas maiores demandam pranchas maiores também! Então, por exemplo, se você é big rider e vai surfar no swell, precisa ter uma prancha maior porque no mar grande você atingirá mais velocidade e, por isso, precisa ter mais controle em cima da longarina (explicamos o que é longarina aqui).


    _3) litragem:
    O volume da prancha é dado em litros e é a relação do tamanho x largura x espessura. É o grande pulo do gato e o aspecto que eu considero mais importante na escolha certa da prancha. Clique aqui e descubra como são as medidas de uma prancha de surf.

    Uma prancha com volume maior facilita o seu equilíbrio em cima da longarina. Pensa aí: é mais fácil ficar em pé numa canoa ou numa pranchinha? A canoa tem infinitamente mais volume!

    Usando as artes marciais como comparativo, seria uma troca de faixas a diminuição do volume da prancha ao longo da sua evolução no surf - no caso da escolha de um surf de pranchinha, mais progressivo e radical. A medida que você vai avançando e treinando mais, você vai conquistando maior segurança pra ir diminuindo a área total da prancha. Isso facilita a hora de furar a onda (quando damos o famoso joelhinho ou golfinho) porque as ondas mais cheinhas são mais pesadas e consequentemente demandam mais esforço na hora de furá-la com a prancha. No entanto, não queira diminuir a prancha sem estar na hora, isso pode acabar te dificultando demais e desmotivando.

    Outro aspecto sobre o volume é o seu peso, se você pesa 50kg vai precisar de uma prancha mais leve do que quem pesa 80kg, por exemplo. A prancha pode literalmente chegar a afundar, te freando, caso o peso dela seja muito pouco pra você.
    .
  • Langai
  • Surfista: Evelin Neves | Foto: @fellipeditadi


    _4) nível de surf:
    Muito importante analisar seu nível pra não se frustrar pegando uma prancha mais indicada para performar quando você ainda não tá nesse nível. Cada etapa do surf tem suas particularidades então, por exemplo, muitas escolinhas de surf no Brasil indicam que você comece numa prancha grande. Já pensou se você só caísse caísse caísse direto? Será que você teria perseverança pra aprender a surfar ou desistiria pensando: "Ah, esse esporte não é pra mim, eu não consigo".


    _5) tipos de ondas e picos:
    Digamos que você surfe semanalmente num pico com onda mais ocas e tubulares. Não sabe o que é uma onda oca ou tubular? Descubra tudo sobre tipos de onda aqui. Se você usar uma prancha bem larga e mais plana você não vai nem caber dentro do tubo e nem vai atingir a velocidade necessária para aproveitar bem esse tubo. O ideal seria uma prancha mais estreita e com maior curvatura. 

    Agora e se você surfa em um mar mais calminho, bem alinhado, paraíso pro longboard? Se você cair nesse mar com uma pranchinha, mesmo que você já tenha anos e anos de surf, com certeza você iria estar sonhando com seu pranchão. Uma prancha de borda mais grossa e mais larga (aumentando assim o seu volume e te dando mais flutuação) te garante a diversão de entrar no máximo de ondas.

    Mar intermediários? Escolha pranchas mais versáteis! Alguns modelos te conferem mais conforto pra serem suas pranchas do dia a dia. 
    .
  • Langai
  • Surfista: Marina Werneck


    _6) seu estilo:
    O surf é muito plural e existem infinitos estilos e formas de se divertir pegando onda. Tem a galera que gosta mais da radicalidade enquanto outros preferem aquele surf old school, mais limpo e clássico.

    A minha dica com relação a isso é: experimenta!

    Pega a pranchinha de um amigo, aluga na escolinha, se arrisca nos formatos diferentes, se joga! Descubra o estilo que mais te encanta que já é meio caminho andado para ter a prancha perfeita...

    Nesse tópico vamos falar um pouco também das rabetas, porque cada uma tem sua particularidade. Por exemplo, as pranchas tipo fish são mais gordinhas, menores e tem uma rabeta bem particular num formato que lembra um rabinho de peixe. Elas te permitem entrar na onda mais rápido, ficar em pé com maior segurança e fazer manobras de linha com arcos bem abertos. Quem surfa de fish geralmente são apaixonados demais por elas. 
    .
  • Langai
  • Foto: @nenoguto

    Existem outros tipos de rabetas, especialmente pra quem quer se dedicar nos tubos mais críticos, como as round pin ou as pin tails.

    As squash são as mais comuns porque seguram bem em todo tipo de onda até 2 metros. Segura que vai ter post vindo aí sobre isso também.

    _6) quantidade de quilhas:
    As quilhas vão definir como a prancha vai cortar a água embaixo dela. Diante disso, elas podem te conferir mais ou menos projeção, aderência e precisão.

    Existem infinitos tipos de quilhas diferentes, as mais usadas são:
    • Monoquilhas: Possuem apenas uma quilha no centro da rabeta. Muito usadas pelos amantes de pranchas clássicas - old school - e longboards. Garantem um surf com muita fluidez.
    • Biquilhas: Geralmente estão nos modelos mais das antigas, como as monoquilhas. Dão mais velocidade à prancha e derrapa nas manobras. No entanto perdem um pouco a aderência na água durante as curvas. 
    • Triquilhas: São ótimas para realizar manobras, conferem mais versatilidade, estabilidade e controle. Geralmente as mais indicadas para iniciantes. 
    • Quadriquilhas: Dão muita velocidade à prancha, e ótimas para ondas mais cavadas e tubos. 

    _7) busque ajuda de profissionais
    • Falando com sua professora de surf
    Se você tem um profissional que te ensina a surfar sem dúvidas ele vai ser muito importante na escolha da prancha perfeita pra você. Aproveite pra perguntar o que ele acha da prancha que você usa hoje e qual ele acha que vai ser o melhor estilo de prancha para o seu objetivo. 
     
    • Falando com sua shaper / Aqui na Langai
    Considere a Lu, dona da Langai, uma grande aliada na escolha da sua primeira prancha, converse, pergunte e tire todas as suas dúvidas pra escolher junto com ela a prancha que vai te deixar com o sorriso mais largo no rosto na hora de sair da água.
    .

  • Então, girls, foi muito blá-blá-blá técnico, né? Tem quem goste, tem quem não goste tanto assim, mas por último eu vou te contar uma crença (quase que uma superstição ahahah) do mundo do surf.

    Existe uma lenda que diz: tem um lance intuitivo de você se conectar com sua prancha. Isso daí as vezes foge a lógica do tamanho/litragem correta. Pode ser que você vá fazer uma caída despretensiosa com uma pranchinha diferente eai se dê conta que é aquela! Tem programas de TV que tem o vestido ideal (pra casar), né? Acredito que também existam as pranchas mágicas por aí ahahaha É muito particular, as vezes você acaba se encontrando. Confia na sua intuição. 
    .

  • Foi ótimo bater esse papo com vocês! Se tiverem dúvidas ou experiências pra compartilhar escrevam pra gente! A gente amaaa ler os feedbacks de vocês! 

    Beijos e boas ondas,
    Gabi


     
    Leia também: Como escolher a primeira prancha de surf

Compartilhe

Este site utiliza tecnologias como cookies para melhorar sua experiência de acordo com nossa política de privacidade. Ao permanecer navegando, você concorda com estas condições.