Os 13 tipos de prancha de surfe mais usados

06/11/2020
    • Langai



  • Será que você sabe quais são as pranchas de surf mais usadas? E qual a sua favorita? Conta pra gente quando terminar de ler!


    _1) softboard:
    Pranchas de material macio -clica aqui para conhecer mais sobre os diferentes materiais das pranchas de surfe-, conhecidas por serem pranchas para iniciantes, e, geralmente variam de 6 a 9 pés. 

    A softboard 7'5" da Langai é uma prancha pensada, testada e aprovada para mulheres que estão começando a surfar, ou que já sabem e estão atrás de muita diversão nos dias de marolas. Ela é perfeita pras suas primeiras aventuras no surf, mas você vai querer guardar pra vida toda. Afinal, pra que comprar uma coisa que só vai servir pra você aprender e depois ter que se livrar? As marolinhas vão te agradecer.
    .

  • Aqui vai o resumão:
    • tem bastante volume e flutuação pra facilitar a remada e você não perder mais nenhuma onda, por menor que ela seja.
    • tem a largura perfeita pra te dar a estabilidade que você precisa e caber debaixo do seu braço ao mesmo tempo.
    • toda revestida com um material macio pra você se jogar nas ondas sem medo de se machucar ou de quebrar a prancha.
    • já vem com um jogo de três quilhas anti-cortes removíveis, super seguras e muito práticas.
    • cabe dentro da maioria dos carros e elevadores.

    Você sabe a diferença de uma softboard e uma prancha tradicionalA principal diferença é que, no lugar da tradicional combinação de resina e fibra de vidro, ela é coberta com um material macio que evita acidentes. Isso deixa a prancha mais segura e divertida e menos indicada para quem busca fazer um surf de alta performance.
    .
  • Langai
  • Surfista: Renata Diehl | Foto: @fellipeditadi


    _2) longboard:
    Pranchas maiores e com o bico arredondado que variam de 8 a 12 pés. Por ser bem comprida e pesada, é uma prancha estável e que entra na onda com mais facilidade.

    O longboard pode variar bastante as suas características proporcionando estilos de surf bem diferentes: o performance, mais agressivo e rápido, e o clássico, mais lento e firme.

    Na Langai temos um modelo de longboard desenvolvido para surfistas iniciantes e experientes que buscam versatilidade. Nós alteramos o shape conforme o seu objetivo e com certeza ele vai te garantir muita diversão dentro da água.

    Essa prancha é perfeita pra você independente do seu nível de surf. Se você ainda não sabe surfar, não tem modelo melhor para aprender e, se já sabe, com certeza vai amar pegar marolinhas de pranchão e viver a essência do surf.

    Sem dúvidas é a prancha com mais remada e estabilidade pra você não perder nenhuma onda, por menor que ela seja e garantir a diversão. Pode perguntar pra qualquer surfista, sem dúvidas, um longboard é a melhor prancha para aprender a surfar.

    Se você já sabe surfar e tá procurando uma prancha pra evoluir no mundo do pranchão pode ir se preparando porque o peso e o comprimento do seu pranchão só aumentam para poder sustentar as manobras de bico. 

    Encomende uma prancha sob medida para o seu peso, altura e nível de surf e escolha o design, as cores e as estampas que você quiser pra deixar ela do jeitinho que sempre sonhou. 
    .

  • As pranchas da Langai são desenvolvidas e feitas por uma mulher para serem surfadas por mulheres. Nós somos mais leves, flexíveis e precisamos de uma prancha que seja pensada pra gente. Todas elas são feitas com blocos de EPS reciclável, diferente do tradicional e venenoso Poliuretano que a maioria das pranchas ainda são feitas. Além disso, elas são cobertas de resina Epoxy que é bem mais resistente, flexível e emite muito menos gases tóxicos.
    .
  • Langai
  • Surfistas: Silvia Nabuco, Caio Vaz e Raquel Heckert


    _3) gun:
    Pranchas grandes, normalmente acima de 8 pés, com bastante flutuação, bico arredondado e fino e, uma rabeta, geralmente, tão fina quanto o bico. As pranchas tipo Gun tiveram origem no Havaí e são usadas para surfar ondas grandes. A ideia do shape e das medidas da Gun lembram princípios das Olo, pranchas usadas por reis havaianos até o século XVIII.


    _4) sup wave e stand-up:
    Prancha larga, com o bico e a rabeta finos e, usada junto com um remo. Para quem já é mais experiente costuma se aventurar com as menores de 7 pés e, quem está iniciando, usa as maiores, com 10 pés mais ou menos, e se diverte nas marolinhas. O tamanho, peso e largura permitem aguentar o peso de uma pessoa em pé e, o remo ajuda a impulsionar a surfista na onda e facilitar as manobras.


    _5) tow in:
    Pranchas pequenas e estreitas com alças para segurar os pés e feitas para serem colocadas na onda por um jet ski. Geralmente são usadas em ondas que o surfista não consegue entrar na remada ou, para se divertirem com a velocidade inicial na onda proporcionada pelo jet. As alças na prancha garantem controle e estabilidade nas ondas grandes que acabam formando quebra-molas nelas, "segurando" o pé.


    _6) funboard:
    Pranchas grandes e com o bico arredondado que costumam ter de 6'8" a 8 pés. Modelo indicado para iniciantes, com um shape parecido com a softboard mas feita de fibra de vidro.

    Se você já pegou a mãnha do longboard, tá cansada de carregar aquele peso todo e quer ter um surf mais agressivo com uma pranchinha, esse modelo é ideal pra essa transição.

    Ela tem o tamanho ideal pra te acompanhar nas suas primeiras aventuras no surf, mas que você vai querer guardar pra vida toda. Afinal, pra que comprar uma coisa que só vai servir pra você aprender e depois ter que se livrar? As marolinhas agradecem!

    Essa é a prancha que cabe no seu carro, no seu elevador, embaixo do seu braço e tem toda a remada e estabilidade que você precisa pra evoluir e se divertir ao mesmo tempo. Porque no final do dia o que importa é sair amarradona do mar.


    _7) mini long:
    Pranchas com características semelhantes ao longboard, exceto pelo comprimento, que costuma ser um pouco menor, geralmente de 8 a 9 pés. Tem um pouco menos de remada do que um longboard, mas é menor, mais leve e mais prático.

    Assim como o longboard, essa prancha é perfeita pra você independente do seu nível de surf. Se você ainda não sabe surfar, esse modelo é incrível para aprender e, se já sabe, com certeza vai se divertir muito nos dias de marola.

    Muitas vezes os pranchões não cabem no carro ou no elevador e podem parecer muito grandes e pesados dentro da água. Já esse modelo tem como aliados os benefícios de uma prancha grande com a praticidade de uma prancha pequena.
    .
  • Langai
  • Surfista: Monica Takaki | Foto: @sammanhaes


    _8) evolution:
    Esse modelo de prancha é perfeito para quem quer reduzir o tamanho da prancha sem perder remada, estabilidade, conforto e, claro, a diversão. Muito boa para quem já está à vontade em um funboard mas não tem segurança pra ir direto para uma pranchinha. Seu tamanho varia de 6 a 7 pés.

    Pra quem já tem um surf mais avançado é uma prancha excelente pra dias de ondas pequenas porque ele vai garantir uma explosão de remada para entrar em todas as ondas com mais facilidade.


    _9) pranchinha:
    Pranchas pequenas, com bico fino que podem ter diferentes tipos de rabeta como squash, diamond, swallow, entre outras. Variam de 5 a 7 pés, dependendo do seu peso, altura, e objetivo dentro da água.

    É perfeita pra ser a sua pranchinha do dia a dia se você já está focada na performance nas ondas e, um surf mais "agressivo"Desenvolvida para facilitar e aperfeiçoar as manobras que você já sabe e agilizar a sua evolução. Aquela prancha que não vai sair do seu carro ou do rack da bike e vai encarar qualquer mar com você.
    .
  • Langai
  • Surfista: Jasmim Avelino | Foto: @sammanhaes


    _10) monoquilha:
    Uma monoquilha, como o próprio nome diz, é caracterizada pelo uso de apenas uma quilha. Em um longboard o uso de uma quilha proporciona um surf mais clássico, com manobras com curvas mais abertas.

    Por sua vez, a monoquilha pode ser o nome de um estilo de prancha retrô. Com a borda grossa, um bico levemente pontudo e grosso, rabeta fina, geralmente pin ou round pin, muito diferente das pranchinhas. Estilo de prancha muito usado antigamente.

    Como tem apenas uma quilha é mais difícil de ganhar velocidade e ter uma resposta rápida na onda. Garante um estilo de surf mais suave, fluido e limpo.

    Na Langai temos uma leitura moderna da monoquilha, uma proposta diferente que foi construída junto com a surfista Marina Werneck, conhecida pelo seu estilo único de surf.
    .
  • Langai
  • Surfista: Camila Ururahy | Foto: @sammanhaes


    _11) fish:
    Perfeita para ser a sua primeira shortboard, se você é iniciante, ou pra aquele dia de marolas, se já quebra a vala. Não tem como não se apaixonar, a diversão é garantida!

    Tem bastante remada e flutuação com muita velocidade e facilidade para dar manobras. Modelo mega versátil, podendo ser usado com diferentes combinações de quilha.


    _12) assimétricas:
    What? Isso aí, quem disse que as pranchas tem que ser iguais dos dois lados se nem o nosso corpo não é assim? Brincadeiras a parte, as pranchas assimétricas tem um lado diferente do outro e, proporcionam um surf, no mínimo, interessante e divertido.
    .
  • Langai

  • _13) boadyboard:
    Pranchas feitas com material macio para surfar deitada. As bodyboards são pranchas pequenas e sem quilhas usadas com um pé de pato para auxiliar a entrada na onda e as manobras. 

    E aí qual o seu modelo preferido? Se você respondeu um de cada é porque é das minhas hahaha.

    Beijos e boas ondas,
    Lu


     
    Leia também: Como escolher a prancha de surf perfeita

Compartilhe

Este site utiliza tecnologias como cookies para melhorar sua experiência de acordo com nossa política de privacidade. Ao permanecer navegando, você concorda com estas condições.