Guia de tipos de ondas para surfistas iniciantes

14/12/2020
    • Langai



  • Eai, mulherada! Tudo bom? Tenho certeza que você já viu um post iradíssimo que a Críscia escreveu falando como as ondas se formam, pois agora você vai entender como elas podem ser. Chega mais que hoje eu vou te mostrar alguns tipos de ondas.


    _porque é importante saber disso?


    Bom, quando a gente começa a pegar um pouco mais de jeito na hora de descer a onda (drop), a gente já tem intenção de evoluir para pegar a parede da onda, pois a parede da onda é a parte mais surfável dela, onde você pode executar a maioria das manobras, onde você se movimenta pra pegar velocidade... é basicamente o "trilho" onde você se desloca na onda.
    .
  • Langai


  • _daí existe a espuma, o lipe e a parede da onda.
     
    • A espuma é a parte que a onda já quebrou
    • O lipe é a parte mais alta da onda (onde geralmente começa a quebrar a primeira espuminha)
    • E a parede é a parte lisa da onda

    Essa parte lisa, a parede, pode se deslocar em duas direções (direita ou esquerda) ou também pode não se deslocar, simplesmente quando o lipe da onda fecha todo de uma vez.

    A gente sempre se orienta de frente pra areia. Então, se imagina aí de frente pra areia e de costas pro oceano. As ondas que vierem lá de dentro quebrando à sua esquerda e caminhando pra sua direita, são as ondas direitas. Ou seja, quando a onda caminha pro teu lado direito, ela é direita. Mas se ela vier lá de dentro e, quando passar por você, passar pela sua esquerda, é uma onda esquerda.


    _dizer que a onda é direita ou esquerda é dizer pra onde aquela parede está caminhando ou "abrindo".


    Existem ainda aquelas ondas que do nada quebram inteiras! Aquele momento que você olha pra onda e de repente ela é só espuma. Essas são as ondas fechadeiras ou "buraco". Foi apelidada assim porque basicamente não tem uma rampinha pra você deslizar, geralmente a impressão é que você está dropando (subindo na prancha) em queda livre. São mais críticas pra quem está aprendendo, mas pra quem já tem a mãnha de dropar mais rápido, também dá pra se divertir.

    Existem alguns locais que quebram sempre a mesma onda, por conta de sua geografia. Por exemplo: na praia do Paracuru-CE (cidade natal da campeã de surf consagrada Silvana Lima), existe um point break chamado "Boca do Poço" onde todas as ondas são direitas. Isso porque lá existe uma bancada de pedras e corais que fazem com que a onda caminhe sempre para a direita. Neste lugar especificamente, não terá esquerdas. Nunca.

    Mesmo quem já surfa há tempos, às vezes pode se confundir com a direção da onda. Até porque também existem ondas que abrem para os dois lados! Paraíso, né? Você escolhe pra que lado dropar ou dá pra ir você e sua coleguinha que tá remando ali pertinho de você, uma pra cada lado hehehe

    E um mesmo mar pode ter todas essas ondas esquerdas, direitas, fechadeiras ou abrindo para os dois lados. Por isso, é importante que tu saiba identificar direitinho pra já remar pensando em "subir para a direita" ou "subir para a esquerda". Isso vai te dar mais agilidade na hora de entrar na onda e vai te adiantar, fazendo com que você aproveite melhor a parte mais divertida da onda.


    _mas como treinar? É no olho mesmo! No mar ou vendo vídeos de surf


    No mar, quando você estiver remando pra descer na onda, dê aquela olhadinha de canto de olho pra onda e aí você vai tentando acertar, vai testando porque é treino! Fora da água é mais fácil, mas também ajuda e muito. Ver vídeos de surf também te dá mais consciência dos movimentos.


    _atenção, aqui vai um dica bônus pra você! Coisa de BFF!


    Para as mais iniciantes que já estão começando a pegar ondas sozinhas:
    quando você começar a remar para pegar a onda, tudo bem, pode começar a remar reto. Mas aí você vai dar aquela olhadinha lá pra onda e vai escolher qual o lado.

    Digamos que você ache que é pra direita. Aí vem o pulo da gata: nas suas últimas remadas já fique olhando pra essa direita. Você vai dropar e vai pegar aquela parede indo pra direita, mas pra isso é importante que o seu olhar e a sua consciência corporal já estejam decididos a ir naquela direção. Combinado? Topa ir surfar e me passar um feedback se a dica funcionou pra você também? Pra mim tem dado muito certo!

    Agora que tu já ficou expert e tá super animada pra cair na água, compartilha essa dica com outras minas. Vamos ver todas arrasando pegando altas paredinhas lindas!

    Beijos e boas ondas,
    Gabi


     
    Leia também: Tipos de onda pro surf e como elas se formam

Compartilhe

Este site utiliza tecnologias como cookies para melhorar sua experiência de acordo com nossa política de privacidade. Ao permanecer navegando, você concorda com estas condições.