Strep, cordinha ou leash? Tudo que você precisa saber!

02/04/2021



  • Vamos falar hoje sobre o leash? Ou seria cordinha? Ou seria strep? Na verdade, todas as alternativas alteriores estão corretas. O termo leash em português significa coleira -e a função da cordinha é exatamente essa: prender a prancha ao surfista de forma que após uma manobra, caldo ou vaca, a prancha não vá muito longe, não "fuja" e o surfista possa retomá-la num breve momento.


    _atenção: o leash não é um equipamento de segurança!


    Ele é um acessório, muito necessário, que vai te ajudar a manter a prancha por perto quando estiver dentro do mar. Porém, mais cedo ou mais tarde ele pode acabar arrebentando... Mesmo sendo feito de um material muito resistente, o leash pode arrebentar por um caldo muito forte que vai esticar muito a cordinha, pode ser cortado por uma quilha, pode desprender das extremidades, pode desencaixar do distorcedor, entre outras situações... Por isso, caso isso aconteça enquanto você estiver surfando, é importante que você se garanta no mar sem a sua prancha.
    .
  • Foto: @nenoguto


    _conhecendo o equipamento:

     
    • Cordinha: a parte que prende o leash na sua prancha, é uma cordinha resistente que amarramos no copinho da prancha.
    • Protetor de rabeta: aquela parte com os velcros que prendemos na cordinha. Além de garantir que o leash esteja preso à prancha, serve para proteger a rabeta da sua prancha também, pois ele é feito de tecido e diminui o atrito do equipamento no momento das quedas.
    • Fio: seria o "corpo do equipamento", a corda que conecta a cordinha e o protetor de rabeta ao distorcedor e a pezeira.
    • Distorcedor: parte conectada na pezeira e no protetor de rabeta. Tem a função de não deixar o fio ficar enrolando, ou seja, ele fica ali distorcendo o fio o tempo todo.
    • Pezeira: parte que prendemos no nosso tornozelo (para quem surfa de pranchinha), na panturrilha (para quem surfa de longboard) e no braço (para quem surfa de bodyboard).
    .
  • Surfista: Evelin Neves | Foto: @fellipeditadi


    _qual tamanho de leash eu preciso escolher?


    A regra geral é que o leash seja pelo menos do tamanho da sua prancha,
    ou seja, se você tem uma prancha 6'0", escolha um leash de 6 pés; se você tem uma prancha 7'2", escolha um leash de 7 pés e assim por diante.

    Esse tamanho serve para manter uma distância de segurança entre a prancha e o surfista na hora de levar um caldo ou mergulhar para sair de uma onda, dessa forma o fio estica e a prancha não volta imediatamente contra o surfista.


    _qual espessura de leash eu preciso escolher?


    Existem dois tipos de leash: os de competição (5,5 mm) e os regulares (acima de 6 mm). Normalmente quem tem mais experiência no surf, acaba opitando por usar o leash mais fino, pois eles causam menos resistência na água e afetam menos a performance no surf.

    Já pra quem está começando e usa pranchas maiores e com mais volume, é aconselhável que tenham um leash mais grosso, pois as pranchas são mais volumosas e os caldos mais constantes, o que acaba forçando mais o fio.
    .

  • Essa é a regra geral, mas nada impede que você tenha um leash mais fino para mares com dias de marola, quando as ondas menores não forçarão tanto o fio do leash, ou ainda que você tenha um leash um pouco maior e mais grosso para mares maiores e mais fortes. Nesse caso o leash deve ter no máximo um pé a mais que sua prancha, pois quando ele é muito grande, pode se enroscar em você e te deixar em uma situação complicada dentro d'agua.
    .
  • Foto: @nenoguto


    _dicas pra aumentar a vida útil do seu leash:
     
    • Coloque a cordinha no copinho de forma que fiquem duas cordas por onde você vai passar o protetor de rabeta.
    .
  •  
    • Verifique se o tamanho da cordinha ficou em um tamanho que deixe apenas o protetor de rabeta passando da borda da prancha.
    • Verifique se o fio está esticado, sem fazer nenhum nó em toda a sua extensão antes de colocar a pezeira.
    • Não se esqueça de colocar a pezeira no tornozelo de forma que o fio fique para o lado ou para trás, para que o leash não enrole no seu corpo.
    • Não aperte muito a pezeira e nem deixe ela frouxa para que não fique rodando no seu corpo.
    • Terminou de usar? Lave o equipamento com água doce para aumentar sua durabilidade.

    É isso. Coloca o leash e vai pra água!

    Beijos e boas ondas,
    Lidi


     
    Leia também: Como prender a prancha de surf no teto do carro com e sem rack?

Compartilhe

Comentários

Este site utiliza tecnologias como cookies para melhorar sua experiência de acordo com nossa política de privacidade. Ao permanecer navegando, você concorda com estas condições.

Estamos ocupados atualizando nossa loja para você e voltaremos logo.

Whatsapp