6 dicas para se alimentar bem em casa

07/05/2020
    • Langai
    • Langai



  • Antes de começar a trocar essa ideia, acho importante refletir sobre o balanço de emoções que estamos vivendo.


    _nada mais justo já que repercutem em nossas atitudes alimentares


    Cada uma de nós reage de forma diferente aos estímulos de suas incertezas, sejam eles negativos ou positivos. Digo positivos porque em toda tempestade há uma grande oportunidade de evolução. É no desconforto que repensamos nossas verdades, prioridades e atitudes. Ele impulsiona - na marra - a mudança individual e coletiva. Aquele velho ditado de que mar calmo nunca fez bom marinheiro. Quem surfa sabe que saber o que fazer quando todas as condições estão favoráveis não é suficiente. Se o tempo muda, você precisa saber se virar. É uma questão de sobrevivência. O bom marinheiro consegue lidar da melhor forma com as adversidades. 

    Eu comecei falando sobre isso na tentativa de trazer um alívio em torno da grande pressão que muitos estão sentindo e que pode respingar nos hábitos alimentares:


    _dentro do seu agora, se perdoe e se ajude.


    Você não precisa acordar o marinheiro perfeito, ok? Dê tempo (e nutrientes) ao seu processo. Faça o mais amoroso que puder e não deixe que suas limitações te atordoem. O caldo (vaca) é mais suave quando mantemos a calma. Pra levar na cabeça tranquilas, precisamos economizar oxigênio e nos nutrir da melhor forma.

    O autoconhecimento é a rota mais acessível pra conquistar seu ciclo virtuoso.

    Liberte-se das cobranças externas. Faça o possível e acessível, por você. Se permita ficar triste, mas não deixe que esse sentimento se traduza em comportamentos destrutivos. Digo isso, porque ao longo dessa quarentena muitas pessoas tem percebido a comida como conforto e abrigo. E é isso que ela deve ser. Mas esse papel só é verdadeiramente cumprido quando fazemos boas escolhas. A nutrição de qualidade deve ser sua aliada nesse processo.

    Para isso, diante de toda fragilidade, é através de uma alimentação limpa e adequada que podemos potencializar não só o sistema imune, como o equilíbrio emocional, dos pensamentos e atitudes. 

    A checklist dos bons hábitos:


    1. planeje a sua rotina de refeições:
    Estabeleça horários e siga diariamente esse referencial: não precisa colocar despertador... respeite os sinais do seu corpo com o comer intuitivo, se familiarizando com a sensação de fome e saciedade. Mas não deixa pra comer na hora que tiver afim, porque existem 2 grandes chances não muito interessantes: você estar afim o tempo todo ou você esquecer geral e ficar longos períodos de jejum, desregulando tudo!

    Uma super ideia é criar o cardápio semanal e montar uma lista de compras em cima dos ingredientes necessários pra cada refeição. Assim você deixa a semana esquematizada e evita de faltar aquele molho de tomate na hora H.
    .
  • Langai

  • 2. pense na sua adequação nutricional??:
    É importante ter uma alimentação equilibrada em macronutrientes (carboidratos, gorduras e proteínas) e em micronutrientes (como vitaminas, minerais, fitoquímicos e bioativos). Se precisar de ajuda com isso, acionar um nutricionista é bem interessante. No geral, quanto mais próximo da forma como encontramos na natureza e mais colorido, melhor! Brinquem com as variedades do que a mãe terra tem pra nos oferecer, diversificando grupos alimentares e sabores.
    .
  • Langai

  • 3. estimule o comer atento:
    Evite comer vendo TV, mexendo no celular, computador ou realizando outra atividade que bifurque a sua concentração. É preciso comer com atenção plena pra ter uma digestão de qualidade e desfrutar todos os benefícios que alimentação saudável pode nos oferecer.

    "Ahhh! Eu adoro comer uns snacks vendo Netflix!"

    Ok. Atire a primeira pedra quem não. rs. Mas pra esses momentos, mastiga mastiga / enquanto tem no pacote eu to comendo, evite optar por versões muito calóricas como amendoim (nuts em geral), biscoito, chocolate, balas... Principalmente porque você vai desperdiçar a oportunidade de comer uma coisa que gosta muito com a devida atenção. De qualquer forma, quando quiser viver esse momento cinema em casa, uma ideia é colocar em um potinho a porção suficiente do seu snack escolhido, privilegiando os frescos e mais saudáveis como frutas e sementes. Abrir um saco de 2kg e deixar no sofá provavelmente vai ser furada! Quem nunca comeu uma barra de chocolate inteira no impulso? E a pipoca que acaba antes de você conseguir escolher o filme????? Nossa! Essa é a pior de todas!

    Falando em pipoca, aqui vai minha sugestão de snack pra hora que a vontade bater: pipoca feita no óleo de coco ou no saco de pão sem gordura (tem vários vídeos explicando no Google!) + suco de fruta natural ou água de coco. Hidrata, tem fibra, é crocante, prático, docinho e todo mundo sai feliz. 


    4. seja grata pelo seu alimento:
    Estabeleça uma boa relação com a comida começando por uma breve meditação de 2 a 5 minutos antes das principais refeições. Respire fundo, esteja presente, mastigue devagar e sinta os diferentes sabores.


    5. aproveite ao máximo o que você tem em casa:
    ?Regra número 1 da cozinha: xô desperdício! Organize seus armários e geladeira pra conseguir visualizar tudo o que tem disponível. Priorize criar receitas em cima dos ingredientes mais perecíveis (que precisam ser comprados em menor quantidade com mais freqência ou devem ser armazenados já pré preparados e congelados). Para as folhas como alface, couve e rúcula por exemplo, o ideal é higienizar e secar imediatamente quando as compras chegam. Um pote forrado com pano limpo ou papel toalha puxa toda a umidade, ajudando a mantê-las na geladeira por mais tempo. 


    6.filtre a sua exposição:
    Procure seguir perfis que te inspirem a ter uma alimentação mais saudável e Plant Based (a base de plantas). Hoje passamos grande parte do dia nas mídias sociais e durante a quarentena esse tempo pode ter se multiplicado. Pensando nisso, é importantíssimo filtrar todo o conteúdo ao qual estamos diariamente em contato. Sabe aquele perfil que vive postando #FOODPORN !? Ele não vai ser um grande aliado nesse momento. É determinante criar o contexto mais favorável e pra isso tente optar por inspirações que te estimulem positivamente!

    Aqui vão 4 sugestões de perfis que me representam e adoro acompanhar:
    @leticia.aiache (meu perfil profissional, segue lá!) 
    @earthyandy
    @aleluglio
    @contemporary_vegans
    @veganmelon

    No mais, aproveita esse tempinho a mais em casa para experimentar na cozinha. Revisa com carinho seus hábitos e lembra que na dúvida o que prevalece é comer comida de verdade e com amor!

    Se precisar de uma ajuda vitaminada, estou aqui!??

    Beijos e, se puder, fique em casa,
    Lelê


     
    Leia também: Treino de surf para fazer em casa

Compartilhe

Este site utiliza tecnologias como cookies para melhorar sua experiência de acordo com nossa política de privacidade. Ao permanecer navegando, você concorda com estas condições.