Cuidados com o cabelo pré e pós surf

22/07/2021
    • Langai
    • Langai



  • O surf é um esporte maravilhoso, daqueles que te faz perder a noção do tempo e passar horas e horas a fio dentro do mar e, sempre que dá, o dia todo na praia. A gente sempre fala da quantidade incontável de benefícios que o surf traz pra nossa vida por aqui, mas também é importante não perdermos de vista alguns cuidados pra evitar que tanto tempo no mar venha causar problemas no futuro.

    Neste post vamos falar sobre um assunto muito importante e, principalmente para quem tem o hábito de frequentar bastante a praia e a piscina, muito esquecido também.


    _a importância de cuidar do seu cabelo para ele permanecer saudável mesmo exposto a maresia e a intensa iluminação do sol


    A água do mar e a água da piscina não são ideais para os nossos fios porque elas contém uma quantidade de sal, areia, cloro, entre outros componentes, que danificam nossos cabelos ao longo do tempo. Somada a exposição ao sol, os danos são muito maiores, como:
    • ressecamento
    • perda do brilho
    • toque áspero
    • desidratação
    • desbotamento
    • ponta dupla

    Quantas desse bingo você pontuou? Pra quem pratica algum esporte aquático e passa horas dentro d'água é ainda mais comum enfrentar alguns desses problemas, mas não é nada que acrescentar alguns hábitos de autocuidado antes e depois da caída não dê uma bela de uma ajuda.

    Antes de continuar, é legal de ressaltar que seria maravilhoso conseguir implementar tudo que está listado aqui, mas que você não precisa fazer tudo isso! Até porque em matéria de pele e cabelo, a experiência vale mais, e só com o tempo e vendo o que faz sentido pra você é que você vai conseguir ver o que melhor funciona pro seu tipo de cabelo e pro seu tipo de pele.

    Quem aí tá preparada pra vencer o drama do beach hair?


    _protetor solar capilar
    SIM! Existe protetor solar capilar e ele, assim como o para a pele, é de suma importância e funciona da mesma forma, criando uma espécie de barreira que protege os nossos fios dos raios solares, evitando a perda de água.

    Hoje em dia existe uma variedade incrível de marcas, preços e protetores que são inclusive multifuncionais, como por exemplo o protetor térmico, leave-in ou finalizador que tenha proteção UV e até alguns óleos, que além de proteger, também tratam o cabelo.

    Tenha em mente que já que você vai molhar o seu cabelo, é legal optar por um protetor solar que não vá escorrer pelas suas costas na primeira onda que você furar. Os óleos funcionam bem nesse quesito, eles não pesam no fio e ainda abaixam o frizz do travesseiro pra quem acorda e já sai pra surfar.


    _cronograma capilar
    Tem muita gente que se assusta quando vê, ouve ou lê essas duas palavrinhas juntas. Parece complexo? Parece, mas o cronograma capilar consiste apenas em fornecer hidratação, nutrição e reconstrução na medida certa pro seu cabelo. Como falamos anteriormente, nossos fios passam por um intenso processo de desgaste, então precisamos repor o que foi perdido.

    Mesmo assim ainda parece muita coisa? Não se preocupa, como falamos lá no início desse post, você não precisa fazer tudo isso! Você pode começar descobrindo o que seu cabelo mais precisa e, pra fazer isso, é só pegar um fio do seu cabelo e colocar ele dentro de um copo com água:
    • se o fio boiar, o cabelo precisa de hidratação;
    • se o fio não boiar e nem afundar, o cabelo precisa de nutrição;
    • se o fio afundar, o cabelo precisa de reconstrução.

    Pra implementar esses tratamentos na sua rotina é só procurar por produtos com essas finalidades e, de preferência, de marcas veganas e sem testes em animais. Escolhas máscaras boas, cremes hidratantes ou de pentear, que sejam indicados para o seu tipo de cabelo, os shampoos anti-resíduos também são ótimos aliados na hora de tirar o excesso de sal do cabelo, deixando ele limpinho, controlando a oleosidade e potencializando os efeitos do tratamento que você for fazer.

    Mais uma coisa: o tipo de produto, tratamento e cronograma que você for fazer vai variar de acordo com o tipo do seu cabelo e olha que existem vários tipos de liso, ondulado, cacheado e crespo, vale dar uma pesquisada pra descobrir onde você está nessa pra cuidar do seu cabelo do jeitinho que ele merece.


    _alimentação
    A nossa principal aliada em tudo relacionado ao nosso corpo, desde o bom funcionamento físico e mental até a obtenção de resultados no crescimento e na saúde das unhas, aspecto da pele e, claro, dos cabelos.

    Alimentos com proteínas, vitaminas do complexo B, D, E, A, aminoácidos, ferro, zinco, ômega-3 e 6, são ótimos para essa função. Aqui no blog temos dois posts que podem te dar algumas ideias deliciosas e saudáveis para você incrementar sua rotina:
    Lembrando que: o acompanhamento de uma médica ou especialista é sempre muito importante, ela será a pessoa que saberá te dizer como acescentar, mudar e fazer qualquer tipo de mudança na sua dieta.


    _água doce
    Antes, durante e depois, sempre!

    Antes: geralmente a gente acorda e vai surfar, ou seja, já estamos sem beber água desde antes de dormir, por isso é muito importante beber bastante água antes de ir pro mar ou pra piscina, porquem além de hidratar nosso corpo e auxiliar no bom funcionamento dos nossos órgãos, ela ajuda a limpar, expelir toxinas, catalisar e potencializar todas os outros alimentos nas suas respectivas funções. Como diz minha mãe "água é bom para tudo e a principal aliada para o que você quiser".

    Além de beber, sempre que der, vale tomar uma ducha de água doce na cabeça. Isso diminui o contato direto do sal e do cloro com os cabelos e previne danos maiores. Para quem tem fios descoloridos, isso evita que eles mudem de cor por causa da química.

    Durante: quando estamos lá no meio daquele marzão que amamos e totalmente concentradas no surf, a última coisa que passa pela nossa cabeça é a lembrança de se hidratar, mas é muito importante que façamos isso. É uma forma de pegar fôlego e dar sustância pro nosso corpo aguentar mais uma caída, isso sem falar que evita passarmos mal de desidratação e acabar com a graça do dia todo.

    Depois: essa hora não é só botar água pra dentro do corpo, mas também lavar o cabelo com água doce para tirar o excesso de sal e cloro dos nossos fios, isso evita que eles fiquem "marinando" e desgastando mais ainda.


    _evite lavar o cabelo com água quente
    Essa dica não é muito popular no inverno, mas olha, a gente só tá falando pra você não tomar banho naquela água com temperatura que daria pra cozinhar um macarrão! A temperatura ideal para lavar os cabelos é a morna e a fria. A água quente pode descamar o couro cabeludo e ainda estimular a oleosidade na raiz e tirar o brilho ao longo do fio.


    _deixe o cabelo secar naturalmente
    Que tal dar uma folga ao secador, chapinha e modelador de cachos? Aposte em um bom leave-in para controlar os fios e curta seu cabelo natural. Como os fios já estão expostos a fatores agressivos naturais que não conseguimos controlar, eles ficam mais sensíveis e propensos a quebras.

    Ufa! Quanta coisa, né?

    Me conta aqui nos comentários o que acharam e se tiverem mais dúvidas para explorarmos em mais um post! É um assunto "simples", mas que dá pano pra muita manga. Agora cabelo ressercado nunca mais! Espero que vocês tenham gostado e aprendido muito.

    Beijos e boas ondas,
    Tali


     
    Leia também: Qual protetor solar eu uso pra surfar?
    Você sabia que nós somos um blog colaborativo? Nossa missão é inspirar mulheres a surfar e um dos passos nesse caminho é dar voz as próprias mulheres. Uma seguidora da @langaibr enviou esse texto pra gente por livre e espontânea vontade, se você também quiser compartilhar um desabafo ou conhecimento que seja útil pra mulherada surfista, é só clicar aqui!

Compartilhe

Este site utiliza tecnologias como cookies para melhorar sua experiência de acordo com nossa política de privacidade. Ao permanecer navegando, você concorda com estas condições.