Qual protetor solar eu uso pra surfar?

15/01/2021
    • Langai



  • Se você surfa ou é fotógrafa de surf então, inevitavelmente você passará muito tempo da sua vida exposta ao sol. Não tem muito o que fazer a não ser cuidar e prevenir, mas calma aí, que tem sim como evitar (de várias formas, inclusive) os efeitos nocivos à saúde que a exposição solar traz. 

    Eu particularmente conheço muita gente que dispensa o uso do protetor solar, com o argumento de que "não se queima" no sol, mas será mesmo? De fato, alguns tipos de pele possuem mais facilidade ao bronzear e não se queimam tanto, mas mesmo assim é preciso ter muito cuidado com a exposição solar, uma vez que, entre os problemas de saúde causados estão o câncer de pele, envelhecimento precoce, manchas irreversíveis, queimaduras, problemas de visão, herpes, acnes, melasmas, entre outros casos. E de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SDB) cerca de 176 mil novos casos de câncer surgem todo ano (tem muita gente que não anda levando o sol a sério, né?)


    _a partir desses fatos, é preciso lembrar de usar o protetor solar: 
    • Todos os dias
    • 15 minutos antes da exposição aos raios e com uma frequência maior quando exposto diretamente
    • Não se esqueça de reaplicar, viu? Pelo menos, a cada duas horas!
    • Não sabe a quantidade? O truque é 1 colher de chá para face e pescoço, 1 colher de chá para cada membro e 2 colheres de chá em cada perna.
    • E não exclua as orelhas, lábios e pés desse rolê, ok? São poucas as pessoas que passam nessas partes, e elas também precisam de proteção!

    Agora vamos de papo com especialistas na área: dermatologistas afirmam que a eficácia do protetor está diretamente relacionada com a dosagem correta que deve ser aplicada sobre o corpo, levando-se em consideração a cor e o tipo de pele.

    O dermatologista Thomas Fitzpatrick classificou a pele em 6 tipos e deu algumas dicas de proteção:


    _tipos 1 e 2: peles muito brancas e peles brancas
    Para esses tipos de peles, que jamais se bronzeiam e queimam-se com extrema facilidade, recomenda-se o fator de proteção 60, pois, tais protetores são capazes de bloquear 98,5% dos raios ultravioletas;


    _tipo 3 e 4: peles ligeiramente morenas e peles morenas
    Essas peles já contam com uma pequena proteção natural. Queimam-se com facilidade, mas podem ficar bronzeadas e, por isso, podem ser protegidas com o fator de proteção 30 que filtra 96% dos raios ultravioletas;


    _tipo 5 e 6: Peles muito morenas e peles pretas
    Para essas peles, que ficam bronzeadas com facilidade e raramente se queimam, o fator de proteção 15, que filtra 87% dos raios ultravioletas, é o mais indicado.

    Ufa! Agora ficou bem mais fácil para se proteger da forma correta, né? Mas como o assunto aqui é surf e o blog tá aqui pra te ajudar a enfrentar todos os perrengues relacionados a esse rolezão, então vem comigo que vou te apresentar mais alguns meios de se proteger do astro rei na hora do surf e continuar com a pele lindona e saudável:
    .
  • Langai
  • Surfistas: Bárbara Rizzetto e Luiza Coutinho | Foto: @anacatarinaphoto

    Para ajudar na proteção dentro do mar você pode além dos protetores solares também usar acessórios com proteção solar como: chapéu, bonés, camisas mais leves ou lycras que são uma alternativa muito benéfica, pois a lycra garante a proteção solar com o bônus de não ter a necessidade de reaplicar a cada duas horas como com o caso do protetor solar. Além disso, ela ajuda a manter a temperatura corporal e evitar assaduras indesejáveis na barriga, especialmente para iniciantes, que ainda não tem o abdômen calejado do surf, e para os praticantes de bodyboard, que tem mais contato da barriga diretamente na prancha. As lycras servem também para amenizar a fadiga muscular, deixando os músculos mais comprimidos durante os movimentos, evitando lesões, melhorando a circulação e a movimentação. Legal, né? Então, vale muito a pena garantir uma lycra e ficar mega confortável no mar.

    Agora vamos falar de proteção facial, pois ela é extremamente importante e não deve ser negligenciada, existem várias marcas de confiança e de ótima qualidade que são muito resistentes à água do mar e vão fazer toda a diferença para se ter uma pele saudável no futuro, pois a face é a parte do corpo que mais sofre com os raios solares dentro do mar.


    _dicas de protetores solares faciais para o surf:
    • Ponchos Premium | Face stick sunscreen FPS 45 (tem dele com cor aqui também)
    • Brazinco | Protetor solar facial em bastão FPS 47
    (os dois estão entre os melhores e mais vendidos do mercado)
    • Rip Curl | Protetor solar facial em bastão FPS 47
    (feito em parceria com a BRAZINCO então é de ótima qualidade também)
    • Suntech | Protetor solar em bastão FPS 50
    • Pure Sun Clássico | Protetor solar em pasta natural e vegano, só amorzinho por esse!
    • Pink Cheeks | Protetor solar em bastão FPS 60 / FPUVA 50 (esse é irado demais, pois possui fator de proteção muito alto e durabilidade de até 4 horas. Muito resistente ao suor e a água! Além de ter as opções de vários tons de pele para incluir todo mundo. E o melhor é que é um produto vegano e livre de parabenos, MUITO AMOR)
    .
  • Langai
  • Luiza Coutinho usando o protetor solar Brazinco | Foto: @bnunescampos

    E pra finalizar esse texto e ficar tudo bem explicadinho pra você, (quero todo mundo fera no assunto de proteção, hein)existem vários tipos de protetor solar, mas não é tudo igual não, gente! É bem simples de entender, de um modo geral existem dois tipos de protetor solar:


    _protetor solar químico:
    Que cria uma camada de proteção que absorve a radiação solar, impedindo a penetração na pele. Ele atua tanto nos raios UVA quanto os UVB.


    _protetor solar físico:
    Este contém minerais que não são absorvidos, sendo ideal para pessoas com alergias ou grávidas. Em contato com o filtro, os raios solares batem na pele e refletem, prevenindo o fotoenvelhecimento. Legal, né? Você sabia dessa diferença?
    .

  • E além de ser físico ou químico, o protetor solar também possui diferenças na textura, cor e até mesmo na forma de aplicação, é opção para todos os tipos de gosto e pra não rolar desculpinha na hora de se proteger! 

    Tem protetor solar: fluido/líquido/gel, pastoso/cremoso, com cor/tonalizante, em spray, em pó e em bastão. E além de tudo isso, você pode escolher um filtro solar e de quebra realizar algum tratamento para a sua pele, pois tem protetor solar com hidratante para quem tem pele seca, com oil-free pra quem tem pele mista, acnéica ou oleosa, protetor solar anti-idade/antirrugas, protetor solar anti-poluição que ajuda a minimizar o acúmulo de impurezas nos poros e protetor solar clareador para evitar manchas na pele.

    Enfim, existe muita variedade de protetores no mercado e até mesmo roupas e acessórios com fator de proteção, então cuide com amor de si mesma e da saúde da sua pele, invista em produtos de qualidade e que são adequados para o seu tipo de pele. Sempre lave bem a pele do rosto (até duas vezes ao dia) e se possível faça uma esfoliação regularmente, mantenha-se sempre hidratada, beba bastante água e use cremes no corpo todo, em caso de qualquer mancha diferente na pele marque uma consulta com um dermatologista.
     
    Por um surf saudável e seguro para todas nós. Mahalo, irmãs.

    Beijos e boas ondas,
    Gabi


     
    Leia também: Guia de parafinas para o surf

Compartilhe

Este site utiliza tecnologias como cookies para melhorar sua experiência de acordo com nossa política de privacidade. Ao permanecer navegando, você concorda com estas condições.