Qual protetor solar eu uso pra surfar?

15/01/2021



  • Se você surfa ou é fotógrafa de surf então, inevitavelmente você passará muito tempo da sua vida exposta ao sol. Não tem muito o que fazer a não ser cuidar e prevenir, mas calma aí, que tem sim como evitar (de várias formas, inclusive) os efeitos nocivos à saúde que a exposição solar traz. 

    Eu particularmente conheço muita gente que dispensa o uso do protetor solar, com o argumento de que "não se queima" no sol, mas será mesmo? De fato, alguns tipos de pele possuem mais facilidade ao bronzear e não se queimam tanto, mas mesmo assim é preciso ter muito cuidado com a exposição solar, uma vez que, entre os problemas de saúde causados estão o câncer de pele, envelhecimento precoce, manchas irreversíveis, queimaduras, problemas de visão, herpes, acnes, melasmas, entre outros casos. E de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SDB) cerca de 176 mil novos casos de câncer surgem todo ano (tem muita gente que não anda levando o sol a sério, né?)


    _a partir desses fatos, é preciso lembrar de usar o protetor solar: 
    • Todos os dias
    • 15 minutos antes da exposição aos raios e com uma frequência maior quando exposto diretamente
    • Não se esqueça de reaplicar, viu? Pelo menos, a cada duas horas!
    • Não sabe a quantidade? O truque é 1 colher de chá para face e pescoço, 1 colher de chá para cada membro e 2 colheres de chá em cada perna.
    • E não exclua as orelhas, lábios e pés desse rolê, ok? São poucas as pessoas que passam nessas partes, e elas também precisam de proteção!

    Agora vamos de papo com especialistas na área: dermatologistas afirmam que a eficácia do protetor está diretamente relacionada com a dosagem correta que deve ser aplicada sobre o corpo, levando-se em consideração a cor e o tipo de pele.

    O dermatologista Thomas Fitzpatrick classificou a pele em 6 tipos e deu algumas dicas de proteção:


    _tipos 1 e 2: peles muito brancas e peles brancas
    Para esses tipos de peles, que jamais se bronzeiam e queimam-se com extrema facilidade, recomenda-se o fator de proteção 60, pois, tais protetores são capazes de bloquear 98,5% dos raios ultravioletas;


    _tipo 3 e 4: peles ligeiramente morenas e peles morenas
    Essas peles já contam com uma pequena proteção natural. Queimam-se com facilidade, mas podem ficar bronzeadas e, por isso, podem ser protegidas com o fator de proteção 30 que filtra 96% dos raios ultravioletas;


    _tipo 5 e 6: Peles muito morenas e peles pretas
    Para essas peles, que ficam bronzeadas com facilidade e raramente se queimam, o fator de proteção 15, que filtra 87% dos raios ultravioletas, é o mais indicado.

    Ufa! Agora ficou bem mais fácil para se proteger da forma correta, né? Mas como o assunto aqui é surf e o blog tá aqui pra te ajudar a enfrentar todos os perrengues relacionados a esse rolezão, então vem comigo que vou te apresentar mais alguns meios de se proteger do astro rei na hora do surf e continuar com a pele lindona e saudável:
    .
  • Surfistas: Bárbara Rizzetto e Luiza Coutinho | Foto: @anacatarinaphoto

    Para ajudar na proteção dentro do mar você pode além dos protetores solares também usar acessórios com proteção solar como: chapéu, bonés, camisas mais leves ou lycras que são uma alternativa muito benéfica, pois a lycra garante a proteção solar com o bônus de não ter a necessidade de reaplicar a cada duas horas como com o caso do protetor solar. Além disso, ela ajuda a manter a temperatura corporal e evitar assaduras indesejáveis na barriga, especialmente para iniciantes, que ainda não tem o abdômen calejado do surf, e para os praticantes de bodyboard, que tem mais contato da barriga diretamente na prancha. As lycras servem também para amenizar a fadiga muscular, deixando os músculos mais comprimidos durante os movimentos, evitando lesões, melhorando a circulação e a movimentação. Legal, né? Então, vale muito a pena garantir uma lycra e ficar mega confortável no mar.

    Agora vamos falar de proteção facial, pois ela é extremamente importante e não deve ser negligenciada, existem várias marcas de confiança e de ótima qualidade que são muito resistentes à água do mar e vão fazer toda a diferença para se ter uma pele saudável no futuro, pois a face é a parte do corpo que mais sofre com os raios solares dentro do mar.


    _dicas de protetores solares faciais para o surf:
    • Ponchos Premium | Face stick sunscreen FPS 45 (tem dele com cor aqui também)
    • Brazinco | Protetor solar facial em bastão FPS 47
    (os dois estão entre os melhores e mais vendidos do mercado)
    • Rip Curl | Protetor solar facial em bastão FPS 47
    (feito em parceria com a BRAZINCO então é de ótima qualidade também)
    • Suntech | Protetor solar em bastão FPS 50
    • Pure Sun Clássico | Protetor solar em pasta natural e vegano, só amorzinho por esse!
    • Pink Cheeks | Protetor solar em bastão FPS 60 / FPUVA 50 (esse é irado demais, pois possui fator de proteção muito alto e durabilidade de até 4 horas. Muito resistente ao suor e a água! Além de ter as opções de vários tons de pele para incluir todo mundo. E o melhor é que é um produto vegano e livre de parabenos, MUITO AMOR)
    .
  • Luiza Coutinho usando o protetor solar Brazinco | Foto: @bnunescampos

    E pra finalizar esse texto e ficar tudo bem explicadinho pra você, (quero todo mundo fera no assunto de proteção, hein)existem vários tipos de protetor solar, mas não é tudo igual não, gente! É bem simples de entender, de um modo geral existem dois tipos de protetor solar:


    _protetor solar químico:
    Que cria uma camada de proteção que absorve a radiação solar, impedindo a penetração na pele. Ele atua tanto nos raios UVA quanto os UVB.


    _protetor solar físico:
    Este contém minerais que não são absorvidos, sendo ideal para pessoas com alergias ou grávidas. Em contato com o filtro, os raios solares batem na pele e refletem, prevenindo o fotoenvelhecimento. Legal, né? Você sabia dessa diferença?
    .

  • E além de ser físico ou químico, o protetor solar também possui diferenças na textura, cor e até mesmo na forma de aplicação, é opção para todos os tipos de gosto e pra não rolar desculpinha na hora de se proteger! 

    Tem protetor solar: fluido/líquido/gel, pastoso/cremoso, com cor/tonalizante, em spray, em pó e em bastão. E além de tudo isso, você pode escolher um filtro solar e de quebra realizar algum tratamento para a sua pele, pois tem protetor solar com hidratante para quem tem pele seca, com oil-free pra quem tem pele mista, acnéica ou oleosa, protetor solar anti-idade/antirrugas, protetor solar anti-poluição que ajuda a minimizar o acúmulo de impurezas nos poros e protetor solar clareador para evitar manchas na pele.

    Enfim, existe muita variedade de protetores no mercado e até mesmo roupas e acessórios com fator de proteção, então cuide com amor de si mesma e da saúde da sua pele, invista em produtos de qualidade e que são adequados para o seu tipo de pele. Sempre lave bem a pele do rosto (até duas vezes ao dia) e se possível faça uma esfoliação regularmente, mantenha-se sempre hidratada, beba bastante água e use cremes no corpo todo, em caso de qualquer mancha diferente na pele marque uma consulta com um dermatologista.
     
    Por um surf saudável e seguro para todas nós. Mahalo, irmãs.

    Beijos e boas ondas,
    Gabi


     
    Leia também: Guia de parafinas para o surf

Compartilhe

Comentários

Este site utiliza tecnologias como cookies para melhorar sua experiência de acordo com nossa política de privacidade. Ao permanecer navegando, você concorda com estas condições.

Estamos ocupados atualizando nossa loja para você e voltaremos logo.

Whatsapp