Treino de surf pra fazer em casa | Parte 2

12/07/2021



  • E ai, surfista?! Curtiu o primeiro treino de surf para fazer em casa? Acredito que se você está lendo esse post é porque gostou e quer mais. Então resolvi fazer um segundo treino, agora com um trabalho mais voltado para a mobilidade e o desenvolvimento de força e potência de uma forma mais funcional.


    _mas Lidi, qual o melhor?



    Na verdade, os dois tipos de treinos são complementares. Pra fazer um treino bem legal, a combinação desses tipos variados de movimentos e estímulos são fundamentais para você desenvolver o corpo da melhor forma e aproveitar isso na sua sessão de surf. Se você perdeu o nosso primeiro post com um treino de surf pra fazer em casa, vale a pena conferir ele aqui, pois tem informações bem úteis que vão te auxiliar nesse segundo treino também.

    Bom, vamos nessa que a série vem vindo lá no fundo e a gente tem que estar preparada!


    _1 bloco: mobilidade


    1. Ombros
    2. Ombros e coluna
    3. Coluna
    4. Cadeira posterior do corpo
    5. Quadril e tornozelo
    .


  • _2 bloco: força, resistência, coordenação, potência e equilíbrio


    1. Flexão de braços fechada: tentar subir rápido e descer devagar
    2. Remada fechada na posição de ponte: manter a região do core (centro do corpo) bem contraída. Se você não tiver um elástico para auxiliar, execute o movimento realizando a intenção do movimento, ou seja, como se você realmente estivesse puxando alguma sobrecarga.
    3. Levantar e sentar usando uma perna só: tentar subir rápido e descer devagar
    4. Escalador: realizar o movimento correto o mais rápido que conseguir
    .


  • _3 Bloco: força, resistência, coordenação, potência e equilíbrio


    1. Flexão de braços aberta: se o movimento estiver fácil, tentar fazer o movimento de explosão que impulsiona o corpo pra cima e faz com que as mãos deixem de tocar o apoio momentaneamente
    2. Estender uma das pernas alternadamente, voltando para a posição dobrada inicial: os braços ficam esticados, em isometria (ele vai estar fazendo força mas sem fazer movimento). Manter a região do core (centro do corpo) bem contraída
    • Obs.: Se você não tiver um elástico para auxiliar, execute o movimento realizando a intenção do movimento, ou seja, como se você realmente estivesse segurando alguma sobrecarga.
    3. Agachamento unilateral com uma das pernas apoiada: tentar subir rápido e descer devagar
    4. Salto lateral: coordenando trabalho de pernas, ambos os pés devem tocar o mesmo lado. Se conseguir espaço para fazer esse movimento em deslocamento, manda ver!
    .


  • _4 bloco: força, resistência, coordenação, potência e equilíbrio


    1. Movimento inicial do burpee, adaptando o movimento final para a posição do drop seguido de um agachamento: se você achar fácil e conseguir um degrau de apoio, execute logo após o "drop" um salto com agachamento logo em seguida
    2. Agachamento lateral finalizando com a extensão do braço da frente (perna que fica esticada) e flexão do braço de trás (mesmo lado da perna que fica dobrada): esse movimento é todo simultâneo e não em blocos
    3. Salto lateral: diferente do primeiro deslocamento, aqui apenas um dos pés toca um mesmo lado. Se conseguir espaço para fazer esse movimento em deslocamento, manda ver!
    .

  • Algumas dicas finais para potencializar o seu treino pro surf:
    • Você deve realizar quantos movimentos conseguir dentro de 30 segundos, isso vai gerar algo entre 10 a 30 repetições por exercício, dependendo da velocidade de execução.
    • Lembrando que quanto mais rápido, mais intenso, sendo assim, obedeça o seu ritmo, sinta o seu corpo e utilize a percepção de esforço para continuar (lembrando que isso pode variar mesmo entre uma sessão e outra de treino).
    • Tente entre um exercício e outro de um mesmo bloco, não realizar descanso, apenas de um bloco para o outro. Essa é a ideia. Se você achar que precisa descansar além do sugerido, reduza a velocidade de execução do movimento dentro dos 30 segundos.
    • A ideia é realizar um exercício confortável. Surgindo algum desconforto fora do normal, não continue com a atividade.

    Lembre-se que este post parte do pré suposto de que você está apta a realizar exercício físico. Bom, agora você já sabe o que fazer. Se você não tem restrição médica para a realização de exercício, execute com atenção aos movimentos e bom treino.

    Beijos e boas ondas,
    Lidi


     
    Leia também: Treino de surf pra fazer em casa

Compartilhe

Comentários

Este site utiliza tecnologias como cookies para melhorar sua experiência de acordo com nossa política de privacidade. Ao permanecer navegando, você concorda com estas condições.

Estamos ocupados atualizando nossa loja para você e voltaremos logo.

Whatsapp