Como começar a surfar: Sozinha X Com Profissionais

22/01/2020
    • Langai
    • Langai



  • Começar sozinha ou com algum amigx, namoradx, mãe, pai, que tenha um equipamento e esteja disposto a ensinar não é um caminho fácil. Mas também não é impossível.


    _se você encontrou alguém que tem vontade de sobra para ensinar no 0800 comemore mas, não ache que ganhou na loteria.


    "Estar disposto". Tá aí. Contar com a disponibilidade de tempo e boa vontade de alguém para ensinar é complicado. Pode apostar que vão ter dias -e não são poucos- que quem tá te ensinando só vai querer surfar e, lá vai você sozinha pra beira nas espumas outra vez.

    Tenha em mente que muitas vezes o que acontece é que você acaba indo de vez em nunca e, sempre é aquela coisa... Ficar alguns meses sem surf em um período de aprendizado você acaba demorando mais a evoluir. 


    _pera, tá tudo bem demorar a evoluir tá?


    O que você não pode é ficar desmotivada por isso. Se você não quer investir uma grana pra começar a surfar agora, e, quer ir de vez em quando é uma escolha sua <3 E se você tá tudo bem com isso, tá tudo ótimo!

    Comigo foi assim! Eu fiquei mais ou menos uns 5 meses aprendendo com meu namorado, ia uma vez em duas semanas. Confesso que estava ficando um pouco frustrada com a minha evolução. Me comparava demais com quem já surfava há anos e só pensava "ah que saco, quando vou surfar igual fulana?". Isso, foi um pontapé para eu buscar uma escola de surf e aprender com profissionais. Passei a ir 4 vezes na semana, ou mais, e me dediquei muito.

    Cada um tem o seu processo <3 Não deixe de viver cada momento disso.


    _aprender a surfar com escolinhas de surf:
    Aprender com profissionais, seja uma escola de surf ou um(a) professor(a) tem algumas vantagens se comparado com o aprendizado sozinha.
    1. COMPROMISSO | Você cria um compromisso consigo, com o seu bolso (já que vai ter que desembolsar uma grana pra fazer aula) e com outros -sempre vai ter alguém te dando aquele puxão de orelha se faltar.
    2. MOTIVAÇÃO | É muito mais fácil você se sentir motivada tendo mais pessoas aprendendo ou no mesmo nível que você, no caso de uma escola de surfe.
    3. AMIZADES | Com a escola de surf você passa a criar os seus primeiros laços no esporte, que é inclusive uma das coisas que o surf tem de mais rico. O aprendizado passa a ser mais leve quando você socializa também :)
    4. SEGURANÇA, CONHECIMENTO E EVOLUÇÃO | Por último, mas não menos importante, você tem alguém para ensinar todos os conceitos do surf, o que vai te deixar muito mais segura para encarar tudo o que vem aí e evoluir com muito mais facilidade.

    Lá no site da Langai fizemos questão de ter uma página reservada com várias escolinhas de surf por todo o Brasil, vale dar uma conferida, vai que você encontra uma perto de você.
    .
  • Langai
  • Surfista: Adriana Ayala | Foto: Patricia Vaccarezza


    _aprender a surfar em surftrips:


    "Ok, Lu. Continuei lendo aqui pra ver se tem uma "solução" pra mim também. Mas eu moro muito longe da praia..." Não te falei que pensei em todas vocês? Morar longe da praia e surfar, é possível, sim! Já conheci muitas mulheres que me contaram por experiência própria como é essa saga de surfar e viver longe do mar.

    Bom, não vou te falar que vai ser fácil, mas vai valer à pena. Já ouviu falar em surftrips? São viagens focadas no surf. Hoje em dia existem algumas opções, inclusive só para mulheres. Por exemplo, se você mora em São Paulo, existem alguns bate e voltas -viagens curtinhas ou de até 1 dia rápido de surf- só de mulheres para o litoral. Já pensou que incrível aprender só com mulheres, em um lugar lindo, durante uma viagem?

    Prometo fazer um post aqui e reunir o máximo de viagens que encontrar.
    .
  • Langai
  • Surfista: Bianca Ciabattari | Foto: Patricia Vaccarezza


    _busque a sua independência, mesmo com a escola de surf.


    Escolhendo aprender por qualquer uma dessas três opções acima, uma coisa é certa: você deve buscar a sua independência no surfe aos pouquinhos. Isso, principalmente, porque é legal não criar uma regra na sua cabeça de que só consegue surfar com a escolha de surfe ou com sua (seu) professorx. 

    Além disso, busque sempre entender ao máximo o esporte como um todo, como saber ver a previsão do mar, como funcionam as correntes e os equipamentos, dentre muitas outras informações que vão te ajudar bastante a evoluir e se sentir segura dentro da água.

    Dica! Não tenha vergonha de tirar as suas dúvidas. Nunca! Qualquer coisa estamos aqui :)


    _depois de começar a surfar é bem importante se manter motivada para continuar.


    Com a dificuldade do esporte é bem fácil ficar desestimulada ou pensar "Não levo jeito" depois de um dia difícil de surfe. Busque grupos de surfe e faça manas que surfem também :) A Langai tem grupos de vários estados do Brasil e, tem o grupo no facebook com o objetivo da galera marcar surf sempre que der!

    Buscar inspirações é muito bom para criar referências, tanto de estilo de surf quanto por motivação. Vamos fazer alguns posts aqui no blog sobre as nossas maiores referências, mas nunca esqueça de que você não deve se comparar, mas sim, se inspirar.

    Cada um tem um surf único e o seu processo :)


    _se divirta!


    Regra número 1 pra aprender a surfar! Se divertir em todos os momentos. Vão ter dias que vai ser só caldo, outros só remação e, outros as ondas da vida. É muito importante entender que o surf não é pegar ondas, mas sim, todo o processo.

    Escolher a prancha, colocar as quilhas, streps, decidir qual roupa usar de acordo com a temperatura da água, aquele friozinho na barriga antes de entrar no mar, o contato com a natureza, a marca do strep no tornozelo. Isso tudo é surf.

    Ufa! Eaí? Prontinha pra correr pra água? Ou pra colocar em prática tudo o que falei ali em cima? 

    Espero que você tenha curtido e quem sabe, não tenha te dado aquele empurrãozinho pra começar logo. Me conta depois do seu primeiro surf como foi?

    Beijos e boas ondas,
    Lu


     
    Leia também: Como começar a surfar: Primeiros Passos

Compartilhe

Este site utiliza tecnologias como cookies para melhorar sua experiência de acordo com nossa política de privacidade. Ao permanecer navegando, você concorda com estas condições.