Surftrip: o que não pode faltar na sua mala para não perder um dia de surf

09/08/2021



  • Malas prontas, tudo ok? Pode ser que não. Recentemente fiz uma surftrip e percebi que existem algumas coisas que não são lá tão óbvias e que fazem uma diferença enorme quando você planeja uma viagem de surf. Eu mesma acabei de voltar dessa viagem e várias dessas coisas eu levei e outras que eu não levei, me fizeram muita falta.

    Pra você não passar pelo mesmo, preparei essa lista!


    _demaquilante
    Mesmo com a chance de voltar linda, renovada e bronzeada de uma viagem de surf, muita gente também volta com a pele castigada, principalmente a do rosto. Se você já espera passar boa parte da sua viagem dentro do mar, na praia e usando filtro solar, vale gastar um tempinho a mais antes e durante o banho limpando bem a pele. O demaquilante é maravilhoso para tirar o protetor grosso do rosto, do contrário a chance de voltar da viagem com espinhas é grande.

    Só fique atenta para escolher demaquilantes suaves, sem ação adstringente (sua pele queimada de sol agradece), os de água micelar são excelentes aliados nessa dupla limpeza e não agridem nem um pouco a pele. Antes de entrar no banho é só usar no rosto com o auxílio de um algodão, eai depois é só lavar o rosto com um sabonete aproriado e, sempre que possível, use um hidratante depois. 


    _sacolas de tecido
    As famosas ecobags não só salvam o planeta como salvam nossa vida em viagens. Não só pra ir pra praia e no mercado, mas, por exemplo, pra quando você for cozinhar no hostel e precisar levar os ingredientes que estão no quarto até a cozinha compartilhada. A melhor parte é que elas não ocupam lugar nenhum na mala e fazem uma diferença enorme na rotina da viagem.


  • _whey protein, barra de proteína ou snacks saudáveis
    O tipo de item que salva o rolê, ainda mais quando os deslocamentos são longos e simplesmente não tem o que comer, vale sempre se planejar pra ter algo leve de carregar e que vá segurar a onda da fome por um tempo.


    _copo ou garrafa retrátil
    Ficar comprando garrafa de bebida ou aceitando descartáveis na rua é coisa do passado! Pode ter certeza que ter um copo ou garrafa não só vai ser muito útil na sua viagem, mas também na sua vida como um todo. E ele ser retrátil facilita muito no transporte porque não ocupa quase lugar na bolsa ou na mochila. Dá pra tomar água no quarto, serve de shakera pro whey, rola de comer um açaí servido dentro dele, além de muitas outras funcionalidades.
    .


  • _caixinha de som
    Sinceramente, nada melhor do que escutar uma música para os momentos de relax entre as quedas de surf. Além do que voce também pode usá-la pra amplificar o som do seu laptop ou celular quando tiver vendo um filme ou uma série com mais gente.


    _relógio à prova d'água
    Agende o horário de ir embora, pois muitas vezes você pode acabar se desencontrando das pessoas no mar, daí ao invés de ficar procurando as migas e perdendo a série, é só ficar de olho no ponteiro.


    _adaptador de tomada
    Afinal cada país tem entradas diferentes, hoje já existem adaptadores universais que você encontra até no aeroporto, mas pra pagar mais barato a dica é procurar antes da viagem pela internet.


    _cordinha de varal
    Sim, passamos o dia todo de biquíni, e geralmente as pousadas/hostel, não tem espaço pra secar esse tanto de roupa, então dá pra esticar um varalzinho esperto.


    _fita adesiva larga ou silver tape
    Imprencindível pra reembalar a prancha na volta da trip. Uma boa dica é comprar aqueles canudos de isopor usados em piscina, cortá-los na transversal e usar para proteger as bordas da sua prancha. Outra dica é ir em uma surfshop e pedir por isso, as pranchas geralmente vêm embaladas com esse tipo de proteção, se o vendedor for gente boa, ele te dá.


    _kit de primeiros-socorros
    Spray anti-séptico, pomada anti-inflamatória, curativo (esparadrapo à prova de água), antialérgico, relaxante muscular, etc... Um corte no pé no coral, alergia à uma picada, dor de  cabeça, azia podem acabar com pelo menos um dia de trip, então se previna.


    _leash/strep/cordinha a mais
    Pensa assim, se arrebentar o seu na viagem, dependendo daonde você esteja, pode ser que a moeda local te dê um prejuízo. Um dos maiores medos no surf é estourar o leash, por isso escolha o mais adequado pra você (a Lidi ensinou tudo sobre isso nesse post aqui), mas se mesmo assim ele estourar, sempre vale ter um extra, para não perder aquele diazão de surf.
    .



  • _protocolos de saúde
    Não só porque estamos enfrentando uma pandemia, mas antes de viajar para alguns locais vale conferir se alguma vacina é requerida. Atualmente, para embarcar, no Brasil, você não pode entrar no avião com outra máscara que não seja a cirúrgica ou KN95. E para reingressar no Brasil, é exigido o PCR com no máximo 72h da chegada no país.


    _aplicativo para te ajudar nos gastos da trip
    Eu uso o tripcoin, é ótimo porque você pode inserir quanto dinheiro está levando e ir gerenciando pra não ficar na mão no fim. Inclusive, vale separar uma grana a mais para comprar as fotos de surf. Sempre ficam fotógrafos nas praias, e esse é um dinheiro que vale muito gastar.


    _documentos próprios que cada país exige
    Já vi gente não embarcar por causa disso, então presta atenção em todos os documentos necessários para essa viagem e também nas validades da papelada.


    _dicas extras
    • SEMPRE pergunte para os locais sobre o melhor horário das marés, condições do mar, corrente para entrar, etc. Cada praia tem a sua particularidade, dessa maneira você aproveita os melhores horários.
    • SEMPRE pergunte para os locais/bombeiros, o melhor lugar para entrar no mar. Muitas vezes tem fundo de pedra, correnteza, etc.
    • Respeite os locais! Caso seja um point break (quando a onda sempre quebra no mesmo lugar, entenda a "fila" pra entrar na onda), e caso seja um beach break, sempre observe para não raberar ninguém.
     
    Beijos e boas ondas,
    Ju


     
    Leia também: Quilhas: performance x quantidade pro surf

Compartilhe

Comentários

Este site utiliza tecnologias como cookies para melhorar sua experiência de acordo com nossa política de privacidade. Ao permanecer navegando, você concorda com estas condições.

Estamos ocupados atualizando nossa loja para você e voltaremos logo.

Whatsapp