Bases do surf: goofy x regular

16/04/2020
    • Langai
    • Langai



  • O surf é um esporte com prancha em que geralmente nos posicionamos com os pés alinhados, espaçados um na frente e outro atrás, levemente abertos. Essa base é a que garante melhor equilíbrio, facilita a girada de tronco e mudanças de distribuição de peso para as movimentações da prancha: desde as colocadas no corte até a realização das mais diversas manobras. 


    _mas peraí! Como saber qual o melhor pé pra colocar a frente ou atrás? Qual é a regra?


    A regra é não ter regra! 

    A definição da sua base é um dos passos iniciais para começar a surfar. Antes de pegar sua primeira onda, você já precisa simular a movimentação do drop (subida na prancha) e entender na areia qual o seu pé de trás. Isso porque, pra início de conversa, usamos o strep (cordinha) sempre nesse pé e esse é um acessório de segurança que você não vai querer abrir mão antes de entrar no mar, não é mesmo!?  Basicamente, o que você precisa entender é em qual das bases você se sente mais confortável pro que der e vier. São duas opções:


    _goofy:
    Base com o pé direito na frente, colocando o apoio no pé esquerdo, que fica atrás. Surfa de frente pra onda - frontside - quando ela é uma esquerda e de costas pra onda - backside - quando ela é uma direita.
    .
  • Langai
  • Surfista: Marina Werneck | Foto: @fellipeditadi

    Um exemplo de surfista goofy que quebra é a Kelia Moniz, surfista que corre o circuito mundial de Longboard. Apesar dela passar grande parte do tempo com os pés paralelos fazendo hangten - manobra em que se posiciona os dois pés no bico do long - seu drop e as transições tem o pé esquerdo como apoio. Outra goofy, dessa vez na pranchinha, é a surfista Tatiana Weston-Webb que vai representar o Brasil nas Olimpíadas de Tokyo adiadas para 2021, além da Bethany Hamilton que é minha ídola máxima - se ainda não conhece a história dela, corre pra assistir "Unstoppable" - seu filme lançado em 2018. A Lu da Langai também é desse time <3 Ah! E a Ba Rizetto da crew também <3


    _regular:
    Base com o pé esquerdo na frente, colocando o apoio no pé direito, que fica atrás. Surfa de frente pra onda quando ela é uma direita - frontside - e de costas pra onda - backside - quando é uma esquerda. 
    .
  • Langai
  • Surfista: Evelin Neves | Foto: @fellipeditadi

    Além de mim - viva! - temos representando o time das regulares a surfista brasileira Silvana Lima que gosta de voar e dar trabalho pras gringas do Tour, além de, nada mais nada menos, que a ganhadora de 7 títulos mundiais: Stephanie Gilmore. Da Crew, a Re Diehl marca presença com seu estilo fadinha flutuante nas ondas. 


    _tudo bem... mas e agora? E a MINHA base?


    Se você já pratica skate, snow, wake, kitesurf ou outro esporte com prancha, pode ter mais facilidade em identificar sua preferência na hora do drop... mas mais uma vez: a regra é não ter regra! Existem pessoas que andam de skate e surfam em bases diferentes, por exemplo, apesar de serem exceção. 

    Você pode estar pensando: então vou pelo meu lado de liderança! Se eu sou canhota e uso o lado esquerdo preferencialmente - tipo na escrita - vou colocar o pé esquerdo atrás como goofy e se sou destra, vou me posicionar como regular, colocando ele na frente e o pé direito atrás como apoio. Mas calma! Apesar de existir uma maior propensão pra isso, você só vai descobrir sua base mais confortável testando na hora do 'vamo ver'! 

    "Um exercício interessante é pedir pra alguém te dar um empurrãozinho e, na hora você vai reagir tentando se equilibrar colocando um pé de apoio atrás. Essa é uma forma legal de entender com qual base você se sente mais segura e confortável." Por Luiza Coutinho

    Existem ainda os ETs evoluídos que surfam com as duas - chamamos esses de ambidestros. Isso mesmo. Como se não fosse desafiador o suficiente surfar com uma das bases, eles simplesmente fazem isso muito bem com ambas! É de bater palma em pé! Quando já estamos seguros no surf, é até interessante tirar um dia de marolas pra tentar surfar com a base trocada! Um super exercício pra cabeça. Se você tiver alguém filmando pra largar umas risadas depois, vai ser ainda mais divertido! Digno de vídeo cacetada!
    .
  • Langai
  • Surfista: Renata Diehl | Foto: @fellipeditadi


    _então resumindo, qual é a relação entre a base e as ondas?


    A base traz diferentes posicionamentos em relação a onda. Se você é goofy, vai surfar de frente para as ondas esquerdas e de costas para as direitas. O contrário acontece para os regulares. 


    _qual é a melhor?


    A mais confortável pra você! Isso é o que importa porque ser goofy ou regular não interfere na sua evolução e performance. São apenas posicionamentos espelhados e todas as possibilidades do surf podem sem exploradas em ambas! 

    E aí, deu uma luz??? Treina esse drop em frente ao espelho nessa quarentena, mulher! Jajá vamos voltar com tudo! De um lado ou de outro, se divirta com o seu!

    Beijos e boas ondas,
    Lelê


     
    Leia também: Entenda as medidas de uma prancha de surf

Compartilhe

Este site utiliza tecnologias como cookies para melhorar sua experiência de acordo com nossa política de privacidade. Ao permanecer navegando, você concorda com estas condições.