Guia de Surftrip: Uruguai

09/06/2020
    • Langai



  • Fora que o mundo está praticamente em apocalipse, eu espero de verdade que cada uma de vocês estejam bem e com saúde em casa. Aproveitei o tempo da quarentena pra vir contar para vocês sobre o Uruguai e as surftrips que fiz aqui e assim trazer um pouco de inspiração pra vocês nessa época que o ar fresco, praia, mar e o surf parecem estar tão distante de nós e pra vocês já se planejarem pra quando isso acabar, a gente se encontrar aqui pra surfarmos juntas. 

    Eu moro no Uruguai há 2 anos e foi aqui (mais especificamente em agosto de 2019) que comecei a aprender a surfar. Das várias dificuldades que eu inventei pra não dar muita continuação na evolução, uma era bastante real: 


    _falta de uma companhia ou de uma presença feminina na água.


    Em meados de outubro me apareceu uma propaganda no instagram de uma surftrip só de mulheres, que até então aqui no Uruguai eu nunca tinha encontrado, fiquei super interessada e em janeiro/2020 resolvi ir com elas na próxima trip. Os destinos eram Punta Del Diablo e Santa Tereza (mais adiante eu falo mais sobre as praias). Quem organizou a viagem foi a Titi e a Cami, elas são surfistas desde sempre, se conheceram através de amigos em comum, competiram um tempo, viajaram o mundo surfando e, na volta da última viagem delas, sentindo essa necessidade de evidenciar e unir o surf feminino no Uruguai, criaram as Salty Girls.

    No caminho que eu fiz a pé segurando meu travesseirinho até encontrar a van que nos levaria para lá, eu ficava pensando que que eu tava fazendo. Entrei numa van com outras 15 mulheres que eu nunca tinha visto na vida e, tirando o Jack Johnson tocando no rádio, a viagem de duas horas foi praticamente em silêncio. Chegando em Punta del Diablo nos hospedamos em uma pousada linda, perfeita, e quando estávamos organizando a disposição dos quartos nós todas já começamos a interagir, conversar, se ajudar e se conhecer.

    Logo perceberam meu sotaque (muito) abrasileirado e fui perdendo a timidez. Depois nos juntamos (igual ao primeiro dia de aula na escola) e começamos a contar um pouco de cada uma. Nós éramos mulheres entre 18 a 38 anos, de diversas profissões e estados civis.


    _boa parte do constrangimento foi embora quando descobrimos que quase todas tinham uma mínima experiência no surf e que estávamos lá pelo o mesmo motivo: se desafiar.


    Tentar algo novo que sempre quisemos tentar e que antes não tínhamos coragem porque parecia muito distante da nossa realidade e não nos sentíamos seguras sem uma parceira para nos incentivar. 

    No primeiro dia em Punta del Diablo nós fomos a pé pelas ruas de areia da pousada para a praia onde está a escolinha de surf da Cami para ter a primeira aula. O dia estava perfeito, um céu sem nuvens e um mar muito bom para quem estava aprendendo e foi tudo muito natural, sem medo e sem expectativas, vibrávamos cada vez que uma de nós conseguia ficar de pé na prancha. Depois de noite em volta da piscina compartilhamos tudo que sentimos quando estávamos com a prancha no mar.

    No outro dia fomos de van passar o dia em Santa Tereza, entre as aulas fizemos um picnic na praia e depois voltamos para PDD (Punta del Diablo). O povo uruguaio é um povo bastante tranquilo e hospitaleiro, não demora muito para você se sentir em casa. E foi assim que eu me senti o tempo todo, confortável, acolhida. Não queria ir embora e quando voltei pra casa mau podia esperar pela próxima.

    E em duas semanas as Saltys organizaram outra surftrip, dessa vez para Cabo Polônio e lá foi a Luísa com seu travesseirinho de novo, agora muito mais confiante. Está já foi outra experiência, fomos em um grupo menor, tinha uma mãe com sua filha que foram aprender a surfar juntas, tinha também a Paloma, aluna da Cami, de surf adaptado.

    Como dessa vez ficamos em uma casa a intimidade e a troca foram maiores. Já já eu conto como é Cabo Polônio. Mas primeiro, sabem por quê eu estou contando tudo isso pra vocês? Para encorajar vocês a se desafiarem. Pra vocês se permitirem experimentar essa sensação de ir pela primeira vez pro mar com uma prancha junto de outras mulheres. Parece clichê mas você realmente se sente mais empoderada...


    _se eu não tivesse embarcado nessas viagens eu provavelmente ainda não teria coragem de entrar na água sozinha. 


    Agora sobre o Uruguai: é um país pioneiro em politicas públicas na América Latina mas pouco lembrado no cenário internacional quando o assunto é surf. Entretanto, não duvide do potencial de suas ondas. Pra quem é da região sul acaba sendo uma ótima opção pra aproveitar um final de semana ou um feriado, seu litoral de aproximadamente 220km de extensão é facilmente percorrido de carro.

    Algumas coisas a levar em consideração: 
    _1) Não sei te dizer quais praias tem as melhores direitas ou esquerdas (ainda, talvez daqui um tempo eu saiba), mas você vai encontrar praias para quase todos níveis e modalidades de surf. 
    _2) É importante você ter uma noção sobre as condições do tempo e do mar, mas sem deixar de contar com a sorte, pois as condições mudam rapidamente. Se tiver azar você tem que estar disposto a encarar águas congelantes, ventos cortantes, mar mexido ou até mesmo um flat total.
    _3) Para acompanhar as previsões usamos bastante o site windguru.cz por aqui.
    _4) Não esqueça sua roupa de neoprene (inclusive no verão).
    _5) Além dos picos que vou citar, existem outras praias entre eles, e também existem as praias da costa do Rio de La Plata. Lembre-se que quanto menor a praia com mais respeito e humildade você tem que chegar.
    _6) Precisa também paciência, incorpore a tranquilidade e leveza de um uruguaio, prepara teu mate e aproveita a paisagem enquanto esta no "the search".

    Abaixo alguns picos para você conhecer no sentindo norte a sul:
    .
  • Langai


  • _parque nacional de santa teresa:


    Primeira parada saindo do Brasil é Santa Teresa. Uma área militar de preservação ambiental no Uruguai, serviu de forte no século XVIII e suas edificações continuam lá entre os bosques. Um lugar que você esta em contato com a natureza e com a história. Ideal lá é ir passar o dia ou acampar. A praia mais famosa para o surf é a La Moza, mas também existem muitas outras como a Achiras ou Playa Del Barco


    _punta del diablo:


    Bem pertinho de Santa Teresa está Punta del Diablo, uma vila de pescadores e artesões muito linda. As ruas são de terra, se você for na temporada de verão sempre vai ter algum músico tocando na rua. Aqui você já tem mais opções de hospedagem. As praias mais indicadas para o surf são a Playa de la Viuda e a Playa de Rivero. 


    _cabo polonio:


    Cabito meu amor, também é uma área de preservação ambiental. Não tem carro, não tem energia elétrica, tampouco sistema de água corrente. É um verdadeiro jardim do Éden e não sei descrever a energia desse lugar -por favor passem uma noite pra ver o céu mais estrelado que vocês irão ver na vida. Beleza?

    Agora sem perder o foco: tem duas principais praias a norte e a sul. E não se assuste se você estiver surfando e der de cara com um lobo marinho, afinal, lá é a casa deles.
    .
  • Langai
  • Foto: @luiodd


    _la pedrera e la paloma:


    São dois balneários bem próximos um do outro. Aqui já entramos em partes mais povoadas do litoral do Uruguai, com mais infraestrutura. As praias são mais acessíveis e para vários gostos. Em La Pedrera as mais famosas são a praia El Desplayado e a El Barco. Em La Paloma tem a La aguada e a Los Botes. 


    _josé ignacio / manantiales / la barra / punta del este:


    Aqui já entramos em outro distrito do Uruguai chamado Maldonado e as opções ficam infinitas. Vindo de norte a sul antes de você chegar em José Ignacio vai passar pela Laguna Garzón que é um spot de KiteSurf (fica a dica). José Ignacio é um balneário mais chique, mas sem perder o aspecto rústico das praias do Uruguai. Depois Manantiales e La Barra que são bem próximos um do outro, com muitas opções de praias pra surfar: Bikini, Posta Del Cangrejo, La Boca e com um dos mais lindos fins de tarde que já vi. Ai por fim chegamos na famosa Punta Del Este região mais urbana com bastante opção destacando aqui a praia El Emir.  

    Tentei dar uma visão geral dos picos daqui mas ainda tem muitas coisas pra falar desse país que conquistou meu <3 Então qualquer dúvida me chama.

    Beijos e boas ondas,
    Luí


     
    Leia também: Guia de surftrip: El Salvador

Compartilhe

Este site utiliza tecnologias como cookies para melhorar sua experiência de acordo com nossa política de privacidade. Ao permanecer navegando, você concorda com estas condições.