Em um relacionamento sério com o planeta

24/11/2020
    • Langai



  • Aloha!

    Aqui é a Lu, dona da Langai :) Hoje queria trocar uma ideia com você de mana pra mana! Vamos juntas?

    Não existe planeta B. O mais incrível de ser uma surfista é a conexão que temos com as ondas, com o mar e com a natureza. Essa mesma conexão faz com que a gente assista de pertinho a destruição que o nosso planeta está sofrendo. Não tem como fingir que nada está acontecendo e adotar uma postura passiva, precisamos mudar o rumo dessa história.


    _falar é fácil, mas criar uma marca que não gere impactos negativos no meio ambiente não é nada simples.


    Estamos ajustando ao máximo nossos hábitos, práticas e materiais para ser o mais sustentável possível o mais rápido possível. 

    Não sei se você já sabe, mas um dos nossos pilares aqui na marca é a sustentabilidade. Isso significa que cada ação ou mudança por aqui tem o impacto ao planeta levado em consideração muito a sério.

    Confesso que não é antiga essa minha atenção a sustentabilidade e, não é desde o início da marca que temos a sustentabilidade como nosso pilar. Por que eu to falando isso? Nunca é tarde pra começar!


    _a moda é uma das indústrias que mais polui no mundo - pasmem, ela polui mais do que a indústria de navios e aviões! Logo, essas mudanças e novos hábitos são mais do que urgentes na cadeia produtiva, nas marcas e, em você, consumidora.


    Desde 2017 adotamos medidas e mudanças extremamente necessárias para nos tornarmos uma marca menos poluente ao meio ambiente e, de uma coisa eu tenho certeza, a evolução é diária. Não é fácil driblar um mercado que já tem seus costumes tão ritmados e, competir com gigantes, assim como sei que também não é fácil pra você mudar da noite pro dia, mas, vamos juntas nessa?

    Pensa comigo, se você fizer o seu melhor, influenciar sua amiga a fazer também e, se nós fizermos o nosso melhor e influenciar todas as nossas manas a fazer também, já somos muitas mudando o mundo. A consciência é o primeiro passo.


    _mudanças:
    A pandemia veio pra mostrar pra gente que não temos o controle de nada e, nos fazer pensar no que já mexia com a gente. Foi assim pra você? Tudo teve uma reflexão tão profunda na nossa vida pessoal, e com a Langai não poderia ter sido diferente. Por aqui, enxergamos tudo isso como uma oportunidade para mais uma vez implementarmos melhorias.

    O ritmo acelerado da cadeia produtiva da moda, com no mínimo 4 coleções por ano, estoque excessivo, liquidações a todo momento, já não era um modelo que fazia sentido, ou me agradava nem um pouco. E, no fundo, eu sabia que não era o caminho que queria seguir com a Langai. Sentia medo - ainda sinto - de me desprender de padrões e trilhar o que eu mesma acreditava com a marca. Aquele medo de dar errado, sabe?

    Na prática, o que acontece hoje na moda - generalizando, ok? - é: você compra um biquíni em Dezembro, em Janeiro ele já estaria em promoção, o que acaba deixando o produto como antigo - ou "last season" - na cabeça do consumidor, criando o estímulo de compra de um novo, gerando mais descarte e mais impacto negativo ao meio ambiente.

    Aqui na marca sempre fizemos pelo menos 3 bazares ao ano, e acabávamos fomentando esse consumo impulsivo. A partir desse ano, não vamos mais fazer bazar, liquidação, queima de estoque, muito menos, participar da Black Friday.


    _o que isso tem a ver com o meio ambiente, Lu?


    TUDO!

    Sabendo que o mercado de moda é um dos mais poluentes ao meio ambiente, não existe como consumir moda e ser sustentável. A única forma é consumir peças de vestuário apenas que você realmente precisa.

    obsoletismo programado é a essência da indústria, fazendo com que você compre mais e mais sempre, produtos cada vez mais baratos, com menos qualidade, menos duráveis e mais poluentes, que seguem a moda à risca para ficarem velhos mais rápidos.

    É impossível continuarmos consumindo nesse ritmo e, não pensarmos em como nosso planeta tem sofrido com tudo isso.


    _o que fazemos na Langai para mudar o mundo: .
  • alguns desses produtos...

  • _o que vamos melhorar na Langai para mudar o mundo:
    • Produtos mais duráveis e atemporais;
    • Adotar uma produção mais "slow fashion";
    • 100% dos produtos com matéria prima sustentável;
    • 100% das confecções certificadas pela ABVTEX;
    • Não promover queima de estoque;
    • Não usar plástico em nenhuma etapa da produção ou produto;
    • Não promover queima de estoque;
    • Adotar o selo EuReciclo;
    • Aderir o sistema B;
    • Divulgar conteúdos sobre sustentabilidade;


    _vamos juntas?


    Como já falei aqui o primeiro passo é a consciência! Só de você estar lendo esse post até o final e, entender que o planeta precisa da sua ajuda já é um passo. Agora vamos construir um mundo melhor juntas e, um dia de cada vez a gente vai mudando o rumo dessa história.

    Beijos e boas ondas,
    Lu


     
    Leia também: 10 coisas que você pode fazer agora para ajudar os oceanos

Compartilhe

Este site utiliza tecnologias como cookies para melhorar sua experiência de acordo com nossa política de privacidade. Ao permanecer navegando, você concorda com estas condições.