Surf, Sustentabilidade e Moda

27/11/2020
    • Langai



  • Umas das coisas que o surfe me ensina todos os dias é olhar para o presente. Ou melhor, estar presente. No mar, na vida. Me mostra o tempo inteiro o quão é importante nossa relação com o todo. E quando nos tornamos surfistas de verdade, quase que automaticamente a gente vira uma chavinha e estreita ainda mais essa nossa relação de amor com a natureza. 

    O surfe me trouxe de encontro com a minha essência, e consequentemente isso se refletiu na minha carreira profissional. Eu trabalhei mais de 10 anos no mercado da moda convencional e graças ao surfe comecei a ir atrás de mais informações, o que me fez amadurecer e migrar com consciência para caminhos que, mesmo dentro da moda, eu pudesse me encontrar como surfista e lutar por um mundo melhor. Já diziam por aí: O surfe salva! rsrs... A informação tem o poder de mudar paradigmas, e foi exatamente isso que aconteceu comigo e acredito que também vá acontecer com você, se é que já não aconteceu. 


    _a indústria da moda é uma das mais poluentes da atualidade:
    • É responsável por grande emissão de gás carbônico
    • Cerca de 1 caminhão cheio de roupas ou resíduos têxteis é descartado ou queimado em aterros sanitários a cada segundo
    • Tem um alto índice de exploração de pessoas por trabalhos análogos a escravidão e trabalho infantil
    • É uma das indústrias que mais utiliza água em seus processos tornando-se responsável por praticamente 20% da poluição de toda água do mundo

    Já parou pra pensar que o simples ato de lavar roupas em casa pode liberar microplásticos contidos em tecidos sintéticos (como poliamida e poliéster) diretamente nos oceanos resultando em até 500 mil toneladas de microplásticos por ano? Pois é, isso afeta diretamente o ecossistema oceânico entrando para a cadeia alimentar, uma vez que são comidos pelos animais marítimos. 


    _um tapa na nossa cara, assim como o surfe, essas informações também nos trazem para o presente. 


    Em 2013 houve um grande desastre envolvendo o desabamento do Rana Plaza em Bangladesh, essa tragédia matou e feriu muitos trabalhadores da indústria, expondo grandes marcas da moda por trás da falta de transparência e exploração que até então era desconhecida pela maior parte dos seus consumidores. A partir daí surgiu o movimento Fashion Revolution, que luta por uma indústria da moda limpa, segura, justa, transparente e responsável.  


    _junto com esse movimento, o Slow Fashion ganhou ainda mais força. Movimento esse que:
    • Preza pela diversidade
    • Prioriza a produção local
    • Promove a consciência socioambiental com produtos que incorporam custos sociais e ecológicos
    • Mantém uma produção menor
    • Incentiva o consumo consciente

    Totalmente diferente do Fast Fashion que traz uma moda globalizada, produzida em grandes escalas, com baixa qualidade sem levar em consideração aspectos sociais de produção, estimulando e incentivando o consumismo desenfreado e dependente. 

    A Langai é um exemplo de que é possível sim transformar as pessoas através do surfe, trazendo autorresponsabilidade, transparência e ética. Junto com seus produtos ela traz em seus valores esse movimento de transformação onde convida seus consumidores para fazerem parte da mudança junto com ela. A marca faz bem a sua parte, você já viu o espacinho "valores" no site? Lá, a Lu nos lembra que não existe planeta B e enfatiza a conexão que nós surfistas temos com o todo, compartilhando algumas práticas adotadas afim de se tornar cada vez mais sustentável.

    O caminho da sustentabilidade é longo, são processos como no surfe, cada etapa é uma vitória. É muito difícil sermos 100% o tempo inteiro, mas só pelo fato de termos consciência já é um grande passo, afinal toda conquista começa com a decisão de remar, não é mesmo?! 

    Assim como o surfe, a moda também pode e deve ser uma ferramenta de impacto positivo e de transformação nos ensinando a sermos pessoas mais conscientes, éticas e justas. Esse despertar é um caminho sem volta, cabe a nós decidirmos o que fazer com todas essas informações.  

    Beijos e boas ondas,
    Érica


     
    Leia também: 10 coisas que você pode fazer agora para ajudar os oceanos

Compartilhe

Este site utiliza tecnologias como cookies para melhorar sua experiência de acordo com nossa política de privacidade. Ao permanecer navegando, você concorda com estas condições.