Guia de parafinas para o surf

08/01/2021
    • @carolfazarte
      @carolfazarte



  • Vamos começar do começo! Não vamos deixar nada de fora e explicar tudinho, tanto pra você que não sabe nada de parafinas, mas também pra você que já sabe e quer aprender um pouco mais.


    _primeiramente, o que é a parafina? 
    Conceito básico: a parafina ("wax", em inglês) é um produto derivado do petróleo que tem propriedades termoplásticas -ou seja, que amolece sob ação do calor ou endurece sob ação do frio- e que é repelente à água (que não se mistura ou é impermeável)Também já existem parafinas ecológicas, feitas a partir de cera vegetal ou cera de abelha, vou falar sobre isso depois!


    _para que e como a parafina é usada no surf? 
    A parafina é usada na parte de cima da prancha, onde posicionamos os pés, para dar aderência e estabilidade nos nossos pés na hora do drop (na hora de subir na prancha) e não escorregar. É importante que ela seja passada em toda a área da prancha em que você for pisar e deve ser aplicada toda vez que você for entrar no mar.

    Nas pranchas pequenas e até em funboards, a parafina pode ser usada em conjunto ou não com o deck, aquele adesivo de borracha antiderrapante que é colado nas partes onde os pés ficam posicionados (comumente na rabeta da prancha). Não precisa passar parafina na prancha toda, nem nas bordas! Passar parafina nas bordas pode gerar mais atrito com a água e atrapalhar na hora de fazer manobras, então não é recomendável. Além disso, ela pode deixar sua perna assada :/ Só é indicado passar parafina na borda de pranchinhas, nas laterais onde apoia a mão para dar o joelhinho, evitando que sua mão escape quando tiver que furar uma onda mais forte.

    No caso de quem surf de longboard (os pranchões) e gosta de praticar aquele surf clássico em que você queira andar até o bico da prancha, aí sim! Pode passar parafina na prancha toda. Se você tá um pouco perdida nessas definições de prancha, clica aqui que a gente tem um guia de pranchas completo pra você entender tudinho!


    _tem tipos de parafina diferentes? Quais são?
    Já pegando o gancho, como eu falei, a parafina é um material termoplástico. Dessa forma, existem parafinas com composições específicas para cada temperatura da água. Por isso a escolha da parafina certa para o uso na água que você vai surfar é fundamental para que ela não perca a sua função, ou seja, para que ela não perca a aderência. 

    Por exemplo, se você usar uma parafina para água quente na água gelada, vai fazer com que ela endureça e perca a sua função. E do contrário, usar uma parafina para água gelada num local com água quente, vai fazer com que ela derreta muito rápido. Baseado nisso, existem os seguintes tipos de parafina:
    • de água quente: para quando a temperatura da água for maior 24C;
    • de água morna: para quando a temperatura da água estiver entre 19 a 23C;
    • de água fria: para quando a temperatura da água estiver entre 10 a 15C;
    • de água gelada: para quando a temperatura da água estiver abaixo dos 14C;

    Viu? Não tem segredo. Resumindo, uma parafina mais mole e que derreta com facilidade é mais indicada para águas frias e as parafinas mais duras e mais resistentes ao calor são mais indicadas para águas mais quentes.
    .


  • _consequências da utilização da parafina errada:
    Se você utilizar uma parafina firme em um mar gelado, por exemplo, sua parafina vai endurecer ainda mais e a prancha vai ficar extremamente escorregadia. Do contrário, se utilizar uma parafina macia numa água quente ela vai derreter e ficar grudenta, formando pelotas e saindo da prancha com facilidade. Sem contar que pode grudar nos pelos do corpo e no seu biquini, lycra ou neoprene!
     
    • Dica: na hora que você for comprar, essa informação vai estar escrita na embalagem da parafina, então não tem erro. Mas caso você tenha só a parafina, sem a embalagem nem nada, como você consegue identificar se é pra água gelada ou pra água quente? Simples, pela maciez dela. Aperte com os dedos: se ela for bem macia, é pra água mais fria, e se ela for mais dura, é pra água quente.

    E vou ressaltar, pra ficar bem claro: a escolha da parafina não depende da temperatura ambiente, e sim da temperatura da água. O dia pode estar quente, mas se a água estiver gelada, use a parafina para água mais fria!


    _como passar parafina na prancha?
    Agora imagina que você tem uma prancha nova ou sem parafina e você precisa passar parafina nela antes de ir pro surf. Primeiro de tudo, tenha certeza que a superfície da sua prancha esteja limpa e seca (passa aquele paninho!).
    .
  • Langai
  • Bárbara Rizzeto passando parafina na softboard da Langai | Foto: @anacatarinaphoto

    A parafina para o surf é vendida em forma de um tablete mais ou menos do tamanho e no formato de um sabonete. Para passar a parafina na prancha você deve pressionar o tablete sobre a prancha de forma que ela vá "agarrando" na superfície da sua prancha.
     
    • Dica: quebrar o tablete no meio, principalmente se ele for redondo, vai ajudar na aplicação. Use a parte reta da parafina para fazer a aplicação.

    A melhor forma de aplicar é começar fazendo linhas paralelas no sentido horizontal de uma borda até a outra e depois linhas paralelas no sentido vertical/perpendicular, quase como se fosse um xadrex. Depois com uma das pontas do tablete passe a parafina na diagonal em ambos os sentidos. E pra completar, faça movimentos circulares em toda a área, deixando a superfície da área que você vai pisar bem coberta. Pronto! Sua prancha já pode ir pra água e você pode ficar sem medo de escorregar.
     
    • Mais uma dica: muitos surfistas usam uma camada de parafina "base" (uma mais dura) antes de aplicar a parafina que você vai usar de fato. Passe uma camada de leve, só pra deixar a prancha opaca. Essa base vai garantir que a parafina que você vai escolher para o tipo de água que você vai surfar, vai aderir melhor na prancha.


    _como tirar a parafina da prancha?
    Dependendo da qualidade da parafina e do tempo que ela já está na prancha, é preciso trocá-la. O principal sinal de que ela está velha é quando ela fica amarelada, ou quando ela perde a aderência e fica lisa e/ou dura. Para tirar a parafina da prancha você só precisa de um paninho de algodão, um raspador e um pouco de calor.
    .
  • Langai
  • Luiza Coutinho usando o raspador de parafina ecológico | Foto: @anacatarinaphoto

    A forma mais natural e fácil de retirar a parafina da prancha é colocando a prancha no sol para que a parafina amoleça com o calor. Só cuidado pra não deixar tempo demais no sol, pois calor em excesso pode causar danos na prancha. Deixe apenas o tempo necessário para a parafina amolecer e conseguir retirar mais facilmente. Geralmente uns 5 minutinhos já são suficientes. Se não tem sol ou não está fazendo calor, um outro opção é usar um secador de cabelo ou um removedor de parafina, específico para isso. Não tente usar álcool, vinagre, solvente, óleo, ou qualquer produto químico que você "acha que vai funcionar", pois pode danificar sua prancha, tá?

    Agora o que você precisa é de um raspador! Use a parte de trás do raspador, que é reta e levemente chanfrada para ir raspando e retirando a parafina da prancha. Sem pressa e sem forçar. Não é necessário retirar toda a parafina da prancha, mas quanto mais você conseguir retirar, melhor. Para finalizar, se quiser deixar a prancha lisinha novamente, finalize passando um paninho de algodão para retirar o excesso. E voilà! Sua prancha tá prontinha pra receber uma parafina nova!
    .
  • Langai
  • Luiza Coutinho usando o raspador de parafina ecológico | Foto: @anacatarinaphoto


    _aquelas dicas importantes:
    Como a parafina é muito sensível ao calor, é importante que você a guarde em local fresco e arejado, para que ela não derreta, mantenha sua qualidade e dure mais tempo. Da mesma forma, nós indicamos que você também mantenha a sua prancha (com ou sem parafina) guardada no local mais fresco da sua casa e longe do sol, de preferência dentro de uma capa.

    E a dica preciosa, mas que muita gente não presta atenção: naquele dia de sol na praia, antes ou depois do surf, deixe a prancha na sombra ou embaixo de um guarda-sol, e com a parte de cima dela virada para a areia. Tudo isso pra evitar que a parafina derreta!

    E outra coisa... É sempre bom dar uma "renovada" na parafina sempre que você for surfar. A cada surf, um pouco da parafina na sua prancha "vai embora" naturalmente, principalmente por causa do contato constante do nosso corpo com a prancha. Então tenha sempre um tablete de parafina com você. E sempre tenha um raspador também: uma dica legal é, caso você não tenha parafina, use a parte do raspador que tem os "dentinhos" e passe sobre a parafina da prancha pra dar uma espalhada nela. Isso também vai dar mais aderência para os seus pés.


    _por último, mas não menos importante: alternativas ecológicas
    Como eu disse lá no início, a maioria das parafinas utilizadas no surf são derivadas do petróleo e podem conter substâncias que podem agredir o meio ambiente. Muita gente pode estar poluindo o mar sem saber! Já existem algumas opções de parafinas ecológicas no mercado. Elas são feitas a partir de cera vegetal ou cera de abelha, sendo naturalmente biodegradáveis, que agridem menos o meio ambiente e não causam danos à atmosfera e aos organismos aquáticos. E os tipos são os mesmos das tradicionais para cada temperatura. E muito cuidado quando for remover a parafinada prancha na praia, principalmente se a parafina for derivada de petróleo. Tenha cuidado para não deixar cair na areia. Recolha e jogue no lixo!
    .
  • Langai
  • Luiza Coutinho passando parafina na softboard da Langai | Foto: @anacatarinaphoto

    Dica: não misture parafinas ecológicas com as convencionais na mesma prancha. Como a base das parafinas é diferente, elas não vão se combinar e não darão o efeito desejado para o surf, que é a aderência. Então, por exemplo, se você estiver utilizando uma parafina convencional na sua prancha e quer passar a usar a ecológica (ou vice-versa), remova toda a parafina antiga antes de usar a nova.

    Uma outra opção bem interessante é usar adesivos antiderrapantes que substituem a parafina. São adesivos leves, finos, transparentes (não vai cobrir a pintura da sua prancha) e não-absorventes (ou seja, não encharca). É só colar os adesivos na prancha e você dispensa totalmente o uso de parafina. Mais vantagens? Pode usar em qualquer temperatura, não derrete, não libera resíduos e não contamina a água. E a durabilidade é tão grande que a chance de você ter que trocar os adesivos é bem pequena, além de compensar o custo-benefício para o seu bolso e para o meio ambiente.

    Então se puder, faça a escolha mais consciente, sempre. Dê preferência para parafinas ecológicas biodegradáveis, e para produtos reciclados como os raspadores ecológicos da Raspe Bem.

    Viu que parafina é um assunto que rende, né? Todo cuidado é pouco e necessário. Cuide bem da sua parafina, da sua prancha e do meio ambiente. 

    Beijos e boas ondas,
    Cris


     
    Leia também: Guia de tipos de onda para iniciantes

Compartilhe

Este site utiliza tecnologias como cookies para melhorar sua experiência de acordo com nossa política de privacidade. Ao permanecer navegando, você concorda com estas condições.