O que é lycra biodegradável?

04/12/2020
    • Langai



  • "A biodegradação é o processo de transformação química promovida pela ação de micro-organismos sob condições adequadas a temperatura, umidade, luz, oxigênio e nutrientes. O material original é alterado e, transformado em moléculas menores."

    Traduz, Lu?

    Vamos lá! A lycra biodegradável que usamos aqui na Langai é uma iniciativa da Rhodia e da Santa Constância - na ordem, empresa que produz o fio biodegradável Amni Soul Eco e, empresa que confecciona o tecido - aonde juntas elas se propõem a fazer tecidos mais amigáveis para as pessoas e o meio ambiente


    _a linha CO2control se compromete em evitar o pior, melhorar o que já existe e, incentivar melhores iniciativas

    .

  • A linha CO2control da Santa se guia por manter o caráter de transparência da sustentabilidade e, assume que ainda hoje apesar de não termos todas as respostas na cadeia produtiva, se compromete em evitar o pior, melhorar o que já existe e, incentivar melhores iniciativas.

    Na prática, o tecido biodegradável acelera o processo de decomposição da poliamida. Em uma poliamida convencional, por exemplo, demora décadas para acontecer e, no tecido biodegradável 50% já acontece no primeiro ano e em 3 anos já está totalmente decomposto, desde que descartado em aterro sanitário (ambiente anaeróbico, tecnologia usada no lixo comum brasileiro).


    _o tecido ser biodegradável não quer dizer que ele vai se desfazendo ao longo do tempo


    Quer dizer que, quando você já tiver usado ele bastante e, quiser descartá-lo ele não vai ficar na natureza por décadas.

    Além do selo CO2control, a lycra que usamos gasta menos energia no processo produtivo, é feita com água de reuso, tem proteção solar e, recebeu o selo Oeko tex ®, que garante a não toxidade no contato direto com o corpo humano.

    Eaí o que achou? Conhece algum outro tecido feito pensando em um mundo melhor? Me conta!

    Beijos e boas ondas,
    Lu


     
    Leia também: Surf, Sustentabilidade e Moda

Compartilhe

Este site utiliza tecnologias como cookies para melhorar sua experiência de acordo com nossa política de privacidade. Ao permanecer navegando, você concorda com estas condições.