O que não falar pra uma mulher surfista na água

07/12/2020
    • Langai



  • Realidade de quem vive dentro ou fora das águas, ser mulher é estar cercada de dizeres que querem te limitar, algo que vem de um passado histórico e cultural, tem origem e marca a vida de cada mulher em diferentes territórios de sobrevivência. 

    Por meio de expressões, atitudes e comportamentos carregados de preconceito e discriminação de gênero que continuam sendo reproduzidos com o passar dos anos, e quando você se dá conta disso, é o momento em que as coisas começam a mudar, como também fazer sentido.

    O surf ainda é muito masculinizado, e se você homem continua a reforçar esse padrão, pare e reflitaobrigada. Aqui nesse post temos alguns exemplos de vivências reais, que eu (Lu) e demais surfistas experienciaram, viram ou souberam e ainda infelizmente podem passar, mas saiba que independente do que te disserem, nada é motivo para você não surfar, a culpa não é sua, viu?! E sim de um sistema patriarcal de anos, mas estamos juntas nessa com você.


    _"você surfa como um homem" ou "nossa, você surfa bem para uma mulher"


    Não, isso não é elogio! Ela surfa como uma mulher, apenas, e se você deseja elogiar não há problemas, mas elogie pelo seu surf, como, por exemplo: "você surfa muito!", é simples e verdadeiro, não há necessidade de comparar, desmerecer ou relacionar ao gênero.


    _"bah, achei que você não ia conseguir nessa"


    Sabe aquele momento em que alguém simplesmente passa na sua frente, a famosa "rabeada", em uma onda que é sua, que você estava remando, justificando o ato de forma inconsciente ou não por você ser mulher, como se consequentemente você fosse ter medo ou talvez não ser capaz de pegar tal onda, não façam isso, os dois são capazes e podem, e vale lembrar que ser homem não é sinônimo de coragem nem mesmo de bravura, tá?!


    _"vou deixar essa pra você, tá?"


    Estamos em um mar gigante, dentro ou fora do pico ora ou outra tem onda para todo mundo curtir sim, além de que a disputa na remada vale sempre para todos, ninguém precisa dropar em sobras não, cada um tem o seu momento e no seu tempo.


    _"você não deviar ir surfar sozinha, é perigoso"


    Óbvio que surfar em amigos e sempre ter alguém por perto é a melhor opção, mas cada surfista ao longo do tempo desenvolve sua autonomia e conhece seus limites, como também os locais que passa a surfar, uma questão é quando você dá um conselho seja para um homem ou mulher que está iniciando no surf, outra é quando você fala isso simplesmente por ser uma mulher e surfista, como se ela fosse menos, o que certamente não é.


    _"você vai de biquini mesmo?"


    As roupas de surf são as mais variadas possíveis, e você deve se vestir exatamente com aquilo que se sente mais confortável, que se sinta bem com você e no ambiente que está, mais uma vez a culpa não é nossa (mulheres) por esses comentários e até mesmo olhares, mas sim de uma sexualização do surf feminino que ainda é promovida por diversas mídias e pessoas.

    Eu tenho certeza que como eu, você também está cansada de ouvir ou presenciar essas situações, e você não precisa, nem deve ficar imóvel a isso não, a própria Langai já é um exemplo de um grande grupo de mulheres espalhadas pelo Brasil e afora que já estão lutando pela mudança e quebrando paradigmas, e assim como nós, você faz parte disso seja lá onde você estiver, e sempre lembre-se que nada disso que você já escutou ou não deve te desestimular a continuar no surf, viu? Pois, sabemos que além disso tudo, o surf também proporciona experiências incríveis e queremos que você possa surfar nessas ondas também, estamos com você.

    Beijos e boas ondas,
    Lu


     
    Leia também: Minha vida antes e depois do surf

Compartilhe

Este site utiliza tecnologias como cookies para melhorar sua experiência de acordo com nossa política de privacidade. Ao permanecer navegando, você concorda com estas condições.