5 hábitos que impactam positivamente o planeta

11/12/2020
    • Langai



  • É difícil criar uma introdução impactante para um assunto tão amplo. Afinal, como eu, uma única pessoa, posso escrever palavras aqui que irão te convencer -ou dar um empurrãozinho- para impactar algo tão enorme quanto o Planeta? Pois bem, talvez você não se impressione com as minhas palavras iniciais, mas peço que, se leu até aqui, continue a ler para descobrir alguns pequenos hábitos que ajudam o Planeta. 


    _antes de mais nada, saiba que o simples é grandioso.


    Isso quer dizer que pensar pouco das suas atitudes diárias é uma besteira. Às vezes escolhemos ver nossas pequenas atitudes como simplórias demais para se enquadrarem em hábitos que ajudam o planeta de fato, e por isso desistimos antes mesmo de darmos o primeiro passo. Porém, acredite:


    _o trabalho é de formiguinha -mesmo que não tenhamos mais o luxo de ir tão devagar.


    Vamos começar com o básico, afinal, o óbvio também tem que ser dito.


    1. Evite descartáveis:
    Sim, o famoso "single-use plastic" é um grande vilão. Nós já passamos da fase de incluir reciclagem como um dos grandes hábitos que ajudam o planeta -mesmo que continue sendo algo positivo. De acordo com um estudo da WWF (World Wildlife Foundation)o Brasil é o quarto maior produtor de lixo plástico do mundo, com 11.3 milhões de toneladas produzidas todo ano. 

    Agora, como nosso trabalho de formiguinha pode influenciar essas toneladas? É simples: lei de oferta e procura. Se as pessoas, gradualmente, comprarem menos plástico de uso único, ou seja, descartáveis, a indústria, eventualmente, irá produzir menos, já que as vendas estarão caindo. Produzindo menos, nós passamos a ver menos plástico de uso único por aí. Com menos plástico de uso único por aí, paramos de normalizar a necessidade de usar algo apenas uma vez e depois jogá-la fora -mas não fora mesmo, afinal, o fora é aqui dentro da nossa casa, lembra? 

    Esse dominó que eu escrevi pode ser desanimador, mas a gente nunca começar faz o processo ser mais lento ainda e, como eu já mencionei, estamos sem o luxo de ir devagar demais.

    Como começar? Vai além de comprar um copo para carregar por aí ou canudo de metal. Não é sobre adquirir novas coisas, gerar novo lixo, consumir mais e alimentar a cadeia de produção. É sobre evitar. Reutilizar. Às vezes você já tem um copo, uma garrafinha ou caneca térmica em casa, não precisa daquele lindo colorido que vê por aí -por mais que a propaganda te seduza.


    2. Diminua o consumo de carne:
    Esse é um dos hábitos que ajudam o planeta e que pode desencadear grandes mudanças. 

    Com certeza você já ouviu falar da campanha Segunda Sem Carne, mas ouso dizer que apenas um dia da semana não basta e com certeza você consegue aumentar esse intervalo de não consumo de animais, basta se organizar um pouquinho. 

    Para você ter uma ideia da importância dessa atitude, em 2019 pesquisadores do Museu Emílio Goeldi, o segundo maior museu de história natural do Brasil, apresentaram dados de que 80% do desmatamento na região amazônica é em decorrência da atividade pecuária. Ou seja, as matas são derrubadas para abrir espaço para o gado que você irá consumir depois, na mesa de jantar. 

    Isso sem contar o fato que, para produzir um hambúrguer são necessários mais de 2 mil litros de água; e a produção de carne é responsável pela emissão de gases do efeito estufa em mesma quantidade que todos os carros, caminhões, aviões e navios do planeta, juntos -de acordo com o Greenpeace.


    3. Desconstrua o consumismo em você:
    Sim, vivemos em uma sociedade capitalista na qual os produtos são feitos para durar pouco e as propagandas vivem te mostrando diversas coisas que você não precisa, mas ao mesmo tempo tem que ter. Sabemos bem como é difícil resistir a uma promoção e se deixar levar pela frase: "mas está tão barato". 

    O barato custa caro, bem caro!

    Durante anos fomos ensinados que para sermos plenamente felizes precisamos ter o produto X ou o produto Y. Aqui, mais do que nunca, a lei da oferta e procura se aplica. Como eu mencionei no primeiro item, o trabalho de formiguinha é deixar a indústria saber que não é preciso mais produzir tanto, pois nós não iremos -e não precisamos- consumir tanto. 

    Mas como a queda do consumismo entra em hábitos que ajudam o planeta? De maneira simples, nós estamos extraindo recursos naturais de forma tão rápida que o planeta não consegue repor esses mesmos recursos. Como indivíduos, o que nós podemos fazer é diminuir o consumo em geral para que isso afete a cadeia das grandes indústrias. 


    4. Deixe o carro na garagem:
    Essa atitude eu sei que é um pouco mais difícil... Para quem tem o privilégio de ter um carro, abrir mão do conforto do veículo próprio requer um pouco mais de força. Incentivar o uso de transportes públicos no Brasil chega a ser ridículo, já que os transportes públicos são sucateados e sempre lotados -isso sem falar da violência e risco de assalto. 

    Então, deixar o carro na garagem é um dos hábitos que ajudam o planeta que requer uma reflexão mais profunda dentro da realidade de cada um. Veja como isso funciona para você. Dá para ir de bike pro trabalho? Dá para ir de carona e evitar um veículo a mais? Dá para aproveitar o dia e ir caminhando? Se sim, faça isso. 

    Menos carros em uso significa menos emissão de gás carbônico no meio ambiente. Menos emissão de gás carbônico significa menos do gás que contribui consideravelmente para as alterações climáticas ;)


    5. Comunique-se e informe-se mais:
    Essa é a principal fonte de continuidade do trabalho de formiguinha. Nós precisamos urgentemente acelerar o ritmo dos hábitos que ajudam o planeta e a melhor forma de fazer isso é passar a diante. 

    Eu sei que muitas pessoas não querem ouvir. Em diversos casos, a gente também não quer falar. Aumentar o fluxo de comunicação sobre ambientalismo requer energia, requer paciência, requer argumentação. É um trabalho mesmo. Uma luta. Mas é uma luta que precisa da participação de todos. 

    Eu aconselho que você vá com calma, se informe, pesquise bastante e comece adotando os hábitos na sua rotina. Depois disso, fale com quem quer te escutar. Não dá para ajudar quem não quer ajuda, mas é imprescindível que a informação esteja disponível para quando as pessoas abrirem os olhos -o que já deveria ter acontecido, não é mesmo?

    Se você ainda não abriu os seus, este é o sinal ;) 

    Beijos e boas ondas,
    Aline


     
    Leia também: 10 coisas que você pode fazer agora para ajudar os oceanos

Compartilhe

Este site utiliza tecnologias como cookies para melhorar sua experiência de acordo com nossa política de privacidade. Ao permanecer navegando, você concorda com estas condições.