5 filmes brasileiros de surf que você precisa conhecer

11/06/2020
    • Langai



  • O surf é feito de momentos, superações e conquistas, que nem sempre são sobre premiações, mas sim de grandes histórias que marcam a vida daqueles que viveram e vivem em meio as ondas.

    Dessa forma, o surf começa a ser retratado nos filmes brasileiros a partir dos anos 60, e continua a crescer cada vez mais a cada ano. Com o papel de captar e espalhar a essência do esporte e principalmente inspirar, relembrar, ou seja, matar a saudade.

    Ainda mais no momento que estamos vivendo, em que evitar o crowd das praias (muita gente surfando na mesma área) é de extrema importância. Então, para você -ou melhor- para nós que estamos com MUITA saudade do contato com o mar, aqui segue uma lista com filmes nacionais para você mergulhar de onde você estiver.


    _Girassol do Mar (Sea Sun Flower) de 2015


    É o primeiro filme brasileiro dedicado ao surf feminino. Que demonstra a relação entre o mar e a mulher, com o objetivo de disseminar e mostrar as surfistas brasileiras para o mundo, são elas: Alana PacelliClaudinha GonçalvesBárbara MllerChantalla Furlanetto e Marina Werneck. Com imagens incríveis pela Costa Rica e muitas reflexões ao longo do curta. SÉRIO! É uma combinação perfeita, não deixem de assistir essa mulherada que quebra as ondas mundão a fora.

    Disponível no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=RyT_Q6n1nQ0


    _Reconhecendo o Surf de 2012


    Não é exatamente um filme, mas uma websérie que se juntar a coletânea de vídeos gera um filme incrível! Por isso, merece um espaço aqui também, pois é um projeto que percorre toda a costa em busca da identidade, comportamento e aspirações dos(as) surfistas brasileiros(as). Explora desde o Chuí (cidade do Rio Grande do Sul) até o Oiapoque (município no extremo norte). Com leveza e emoção cada episódio te deixa com vontade de MAIS SURF, conhecer mais histórias, pessoas e lugares, te faz sentir perto mesmo estando longe.

    Disponível no Youtube: Surfari TV


    _Aventuras do Surf (Surf Adventures) de 2002


    Acompanha as aventuras de alguns pioneiros do surf brasileiro, tanto veteranos como novatos, surfando pelas melhores ondas do Brasil, Indonésia, Hawaii, Califórnia e África do Sul. Contando suas experiências e relatos, com a presença de cenas espetaculares do surf sobre vários ângulos, além de uma trilha sonora exaltando uma das coisas que a gente mais curte, música, e melhor ainda, as brasileiras.

    Disponível no TheSurffNetwork: https://www.thesurfnetwork.com/detail/fd24160411b8df7e0a78a3dc8d6ca812/movie


    _Favela de Surf (Surfing Favela) de 2006


    Esse filme é um documentário feito com as com unidades da Rocinha e Cantagalo, que estão entre as maiores do Brasil. Retrata a história diária de um grupo de surfistas que leva esse esporte para crianças e jovens das comunidades, visto como forma de liberdade, contato com a natureza, em que eles podem descobrir o surf, e se redescobrir em meio às limitações do meio em que estão expostos. Esse projeto passa por momentos difíceis, mas ainda sim tem grande significado na mudança de perspectiva sobre a vida de muitos, que adotam o surf como estilo de vida. Assim cresce uma nova geração de surfistas em meio a correria do Rio, e essa luta continua! Se quer se emocionar com os caminhos que o surf abre, assiste viu?! não vai se arrepender.

    Disponível no YouTube: https://m.youtube.com/watch?v=ATUESue-H24


    _Fábio Fabuloso de 2004


    A história é contada em forma de fábula, isso mesmo! Você conhece a trajetória pessoal e profissional do surfista paraibano como se fosse um filme-cordel, muito legal né?! Essa diferença, trás um toque especial nordestino de Fábio Gouveia, e não deixa o filme ficar monótono. Apresenta cada fase de sua vida, suas vitórias, suas melhores ondas no Hawaii, Indonésia e Taiti, juntamente  com belas imagens de surf e o auxílio de depoimentos daqueles que fazem parte desse mundo do surf e sua família, mostrando de forma singular um dos primeiros surfistas brasileiro a conquistar um título mundial. Uma história daquelas boas de conhecer sabe?!

    Disponível no YouTube: https://m.youtube.com/watch?v=QW4hpwC5Orc 

    Espero que aproveitem muito cada filme viu? E se sintam pertinho do mar e das histórias que cada um te proporciona, ao sentir uma mistura de emoções e sensações. Depois contem qual mais gostou e se tiver mais sugestões não deixa de mandar pra gente!

    Beijos e boas ondas,
    Lu


     
    Leia também: 11 filmes de surf feminino para você se empoderar

Compartilhe

Este site utiliza tecnologias como cookies para melhorar sua experiência de acordo com nossa política de privacidade. Ao permanecer navegando, você concorda com estas condições.