5 filmes clássicos de surf para te motivar

04/10/2020
    • Langai



  • Eu demorei pra escrever esse post... quarentena, não é mesmo? Psicológico um pouco abalado, emoções a flor da pele e, como uma pessoa que menstrua, fico a mercê dos hormônios do meu ciclo -eu te amo, uterozinho, mas às vezes você é dolorido, hein? 

    A ideia aqui era listar 5 filmes clássicos de surf para você se inspirar. Afinal, é disso que a Langai fala: de surf e de inspiração. É por isso que as mulheres envolvidas com essa marca linda prezam tanto. Uma inspirando a outra a perder o medo, a acreditar em si, a se jogar. 

    Ainda assim, mesmo com toda essa dose de inspiração feminina, eu demorei pra escrever esse post. Afinal, quem sou eu para determinar quais filmes são clássicos?

    Fui pesquisar o que seria o uso deste adjetivo - clássico - referente à filmes e, diante das definições que encontrei, eis a que quero compartilhar:


    "Pode ser um filme original e diferente da maioria. Pode ser também um filme que influenciou muitas pessoas e se tornou parte da cultura, de alguma forma. Um filme que é considerado atemporal e memorável". (Academia Internacional de Cinema)


    Os filmes que eu vou listar aqui não são necessariamente clássicos na ideia de antigos. São filmes que eu considero diferentes. Filmes que eu considero memoráveis. Filmes que me inspiram. Filmes clássicos de surf pra você se inspirar. 
    .
  • Langai


  • _View from a Blue Moon de 2015
    Sabe o que eu fiz antes de começar a escrever esse post? Assisti ao trailer desse filme pela milésima vez. Independentemente de você ser fã do John John ou não, reserve um tempinho para assistir pelo menos o trailer, por favor.

    O filme em si não tem mistério, é uma sequência de fotografias incríveis ao redor do mundo acompanhando o surfista havaiano e, para ser bem sincera, ele repete muitas das mesmas manobras. Ainda assim, a ideia é se inspirar, certo? Eu sempre me inspiro quando assisto ao trailer no youtube. Mas tem que fazer isso direito: coloca um fone, não seja interrompida e se prepare para ficar hipnotizada pelas imagens. 

    Não tenho certeza se existe uma versão legendada do trailer, mas pouco importa: a inspiração vem das imagens.
    .
  • Langai


  • _Fishpeople de 2017
    Talvez este não seja exatamente um filme de surf, mas eu não poderia deixar de citá-lo como um dos meus filmes clássicos de surf pra você se inspirar. E que dose de inspiração. Se você ainda não assistiu à essa obra, faça esse favor à você mesma. 

    O filme é, na realidade, um documentário - é curtinho, menos de uma hora - sobre a conexão de seis pessoas com o oceano. Dentre elas, os surfistas Dave Rastovich e Matahi Drollet. Outras personalidades famosas no mundo do surf também aparecem, mas você nem vai se ligar nos nomes conhecidos porque vai estar muito ocupada mergulhando na história emocionante de cada uma dessas pessoas.

    A fotografia do filme dá um aspecto bem aconchegante, mostrando a intimidade da transformação que o oceano rendeu a cada um destes seres humanos. Ah, e o fato de as filmagens serem em locações incríveis também ajuda.

    Corre lá na Netflix e procura por Fishpeople. 
    .
  • Langai


  • _Under an Arctic Sky de 2017 
    Um filme produzido pelo Chris Burkard Studio não podia ser ruim de assistir, né? Dá uma espiada no instagram do cara para você entender o nível da fotografia. Esse filme entra na lista de filmes clássicos de surf simplesmente porque eu acho que não existe muita coisa igual, ainda mais para os nossos parâmetros de imagens de surf com sol e céu azul. 

    Aqui, a equipe se desloca até a costa da Islândia e se joga em uma água congelante em busca daquilo que a gente sempre escuta surfistas falando: ondas nunca antes surfadas. 

    Aqui, você vai encontrar inspiração e tensão. Cenas de arrepiar - não só pelo frio, mas pelas situações - e cenas para te deixar de queixo caído - a beleza da Islândia é de outro mundo.

    Esse tá fácil, tem na Netflix também. 
    .
  • Langai


  • _Surfar por uma Nova Vida (Resurface) de 2017
    Eu chorei só assistindo ao trailer deste filme. É verdade que incomoda um pouco o fato de ser tão puramente composto por figuras masculinas, mas você releva isso quando entende melhor a história.

    Este documentário acompanha um pouco da vida de veteranos de guerra nos Estados Unidos que encontraram no surf a razão para viver. Para nós, mulheres brasileiras, talvez seja bem difícil se relacionar com participar em uma guerra e voltar para casa, mas se tem uma coisa que a gente entende é encontrar forças no mar. É disso que o filme fala. De como estas pessoas que passaram pelos horrores da guerra encontraram forças no surf para continuar a viver. 

    Assista ao trailer e você vai entender porque é um dos filmes clássicos de surf pra você se inspirar. Tem inspiração de sobra ali.

    Já sabe onde encontrar, né? Netflix. 
    .
  • Langai


  • _Given de 2017
    Talvez esse filme mostre um pouco da vida que muita gente quer. É difícil assistir ao trailer e não deixar a curiosidade por essa vida te fazer assistir ao filme inteiro. Contado da perspectiva de uma criança, a documentário mostra a vida de uma família que viaja pelo mundo sempre conectado ao surf e à natureza. Muito do que é mostrado parece loucura, por ser tão distante da nossa realidade - ou pelo menos da minha - mas a simplicidade e os detalhes são encantadores.
     
    Incluí Given na lista de filmes clássicos de surf pra você se inspirar porque acho que dá pra absorver muitos dos princípios e lembrar do que é importante na vida.

    Vai lá naquele app que eu citei em quase todos os outros filmes pra assistir. 

    Sentiu falta de filmes com figuras femininas fortes? Calma, eu não esqueci de A Onda dos Sonhos e nem da Bethany Hamilton, é que a gente já tem um post com eles, oh: 11 Filmes de Surf Feminino para você se empoderar.

    Beijos e boas ondas,
    Aline


     
    Leia também: 5 filmes brasileiros de surf que você precisa conhecer

Compartilhe

Este site utiliza tecnologias como cookies para melhorar sua experiência de acordo com nossa política de privacidade. Ao permanecer navegando, você concorda com estas condições.