5 filmes brasileiros de surf que você precisa conhecer | Langai

5 filmes brasileiros de surf que você precisa conhecer

Publicado: 10/06/2020

5 filmes brasileiros de surf que você precisa conhecer


O surf é feito de momentos, superações e conquistas, que nem sempre são sobre premiações, mas sim de grandes histórias que marcam a vida daqueles que viveram e vivem em meio as ondas.



_

Dessa forma, o surf começa a ser retratado nos filmes brasileiros a partir dos anos 60, e continua a crescer cada vez mais a cada ano. Com o papel de captar e espalhar a essência do esporte e principalmente inspirar, relembrar, ou seja, matar a saudade.

Ainda mais no momento que estamos vivendo, em que evitar o crowd das praias (muita gente surfando na mesma área) é de extrema importância. Então, para você -ou melhor- para nós que estamos com MUITA saudade do contato com o mar, aqui segue uma lista com filmes nacionais para você mergulhar de onde você estiver.


_Girassol do Mar (Sea Sun Flower) de 2015


É o primeiro filme brasileiro dedicado ao surf feminino. Que demonstra a relação entre o mar e a mulher, com o objetivo de disseminar e mostrar as surfistas brasileiras para o mundo, são elas: Alana PacelliClaudinha GonçalvesBárbara MüllerChantalla Furlanetto e Marina Werneck. Com imagens incríveis pela Costa Rica e muitas reflexões ao longo do curta. SÉRIO! É uma combinação perfeita, não deixem de assistir essa mulherada que quebra as ondas mundão a fora.



_Reconhecendo o Surf de 2012


Não é exatamente um filme, mas uma websérie que se juntar a coletânea de vídeos gera um filme incrível! Por isso, merece um espaço aqui também, pois é um projeto que percorre toda a costa em busca da identidade, comportamento e aspirações dos(as) surfistas brasileiros(as). Explora desde o Chuí (cidade do Rio Grande do Sul) até o Oiapoque (município no extremo norte). Com leveza e emoção cada episódio te deixa com vontade de MAIS SURF, conhecer mais histórias, pessoas e lugares, te faz sentir perto mesmo estando longe.



_Aventuras do Surf (Surf Adventures) de 2002


Acompanha as aventuras de alguns pioneiros do surf brasileiro, tanto veteranos como novatos, surfando pelas melhores ondas do Brasil, Indonésia, Hawaii, Califórnia e África do Sul. Contando suas experiências e relatos, com a presença de cenas espetaculares do surf sobre vários ângulos, além de uma trilha sonora exaltando uma das coisas que a gente mais curte, música, e melhor ainda, as brasileiras.



_Favela de Surf (Surfing Favela) de 2006


Esse filme é um documentário feito com as comunidades da Rocinha e Cantagalo, que estão entre as maiores do Brasil. Retrata a história diária de um grupo de surfistas que leva esse esporte para crianças e jovens das comunidades, visto como forma de liberdade, contato com a natureza, em que eles podem descobrir o surf, e se redescobrir em meio às limitações do meio em que estão expostos. Esse projeto passa por momentos difíceis, mas ainda sim tem grande significado na mudança de perspectiva sobre a vida de muitos, que adotam o surf como estilo de vida. Assim cresce uma nova geração de surfistas em meio a correria do Rio, e essa luta continua! Se quer se emocionar com os caminhos que o surf abre, assiste viu?! não vai se arrepender.



_Fábio Fabuloso de 2004


A história é contada em forma de fábula, isso mesmo! Você conhece a trajetória pessoal e profissional do surfista paraibano como se fosse um filme-cordel, muito legal né?! Essa diferença, trás um toque especial nordestino de Fábio Gouveia, e não deixa o filme ficar monótono. Apresenta cada fase de sua vida, suas vitórias, suas melhores ondas no Hawaii, Indonésia e Taiti, juntamente  com belas imagens de surf e o auxílio de depoimentos daqueles que fazem parte desse mundo do surf e sua família, mostrando de forma singular um dos primeiros surfistas brasileiro a conquistar um título mundial. Uma história daquelas boas de conhecer sabe?!



Espero que aproveitem muito cada filme viu? E se sintam pertinho do mar e das histórias que cada um te proporciona, ao sentir uma mistura de emoções e sensações. Depois contem qual mais gostou e se tiver mais sugestões não deixa de mandar pra gente!


Beijos e boas ondas,

Lu


_

Escrito por: Luisa Santos @luisasantosds

Leia também: 11 filmes de surf feminino para você se empoderar

Voltar
Feito por mulheres

Vem com a gente!

Quer ficar por dentro de tudo que acontece por aqui e ainda receber descontos exclusivos?