11 praias no Rio de Janeiro para você aprender a surfar

26/07/2020
    • Langai



  • O Rio de Janeiro é um estado lindíssimo, cheio de natureza e com muita vocação para a prática de esportes ao ar livre. Com uma costa bastante recortada, os esportes aquáticos e "praianos", como o surf (e todas as suas variações), o futebol de areia, o futevôlei, entre outros, tomam conta do litoral. São quilômetros de praias e paisagens exuberantes que atraem cariocas e turistas o tempo inteiro. 

    O surf é super famoso no estado do Rio de Janeiro, afinal foi a partir do Rio que o esporte se popularizou no Brasil. E ao longo da costa é possível encontrar praias com excelentes condições de ondas, tanto para surfistas mais experientes como também para iniciantesAfinal, mar é o que não falta por aqui né?

    Antes de tudo, para aprender a surfar, é importante que o mar seja favorável com quem está começando. Como regra geral, o melhor tempo para aprender é o verão, pois normalmente as ondas são menores nessa estação do ano! Então a ideia desse post é te apresentar, de norte ao sul do estado, algumas das melhores praias onde você pode aprender a surfar. Todas elas possuem condições favoráveis para o aprendizado do surf e nelas vocês vão encontrar escolas preparadas para te dar aquele empurrão que faltava para você começar a deslizar sobre as ondas!

    Seja você do Rio ou de fora do estado (ou do país) e um dia vier aqui visitar, já põe esses lugares na sua lista e se programe para fazer umas aulinhas. Garanto que não vai se arrepender! 


    _Praia de Geribá, Búzios
    Além da beleza do lugar, a praia de Geribá (popularmente chamada de Geribali) é um ótimo lugar pra aprender a surfar. A praia oferece uma condição que atrai muitos surfistas que se jogam ali nas ondas maiores do canto direito da praia. Mas essa condição das ondas fica melhor para iniciantes mais para o meio e para o canto esquerdo da praia. Nesses pontos, as ondas terminam "espumadas", o que facilita para os iniciantes, uma vez que a espuma ajuda a empurrar a prancha. Além disso, o fundo de areia no local favorece a prática do esporte, diminuindo o risco de se machucar.


    _Praia do Forte, Cabo Frio
    Não importa a praia que se visite em Cabo Frio, praticamente todas são ótimas para o surf. Entre suas inúmeras praias, para quem quer aprender, indicamos a Praia do Forte. Não é só um dos cartões-postais de Cabo Frio, mas muitos julgam que é uma das melhores do mundo para a prática do esporte. Em dias de mar pequeno, as condições são ótimas por possuir ondinhas espumadas e extensas, perfeitas pra quem está iniciando! Aliás, nesta praia, está localizado o Museu do Surf, com o maior acervo da América Latina. Então aproveita e vai lá fazer uma visita!
    .
  • Langai
  • Surfista: Evelin Neves | Foto: @anacatarinaphoto


    _Praia Grande, Arraial do Cabo
    Na superfície de águas cristalinas do nosso famoso "caribe brasileiro", tem onda quebrando em diferentes picos ao longo do ano inteiro. A Praia Grande é uma das melhores praias para a prática do surf na Região dos Lagos, oferecendo as melhores condições para iniciantes durante o verão, como na maioria dos lugares. Porém as águas lá podem ser bem geladas, e talvez você precise de uma roupa de borracha. Verifique com a escolinha de surf no local, pois é muito provável que elas já incluam a roupa nos pacotes de aula de surf por lá!
    .
  • Surfista: Luiza Coutinho | Foto: @sammanhaes


    _Praia de Itaúna, Saquarema
    A Praia de Itaúna, em Saquarema, é atualmente o palco das etapas do Circuito Mundial de Surf e é famosa por ser conhecida como o "maracanã do surf"! Mas dá pra aprender em praia que é conhecida por ter campeonato? Claro que dá! Até porque toda praia tem seus dias e épocas de marolas, certo? E por ser uma praia de mar aberto, as ondas são longas e de boa formação. Ou seja, da pra deslizar bastante, fazendo com que o aprendizado seja muito proveitoso!


    _Canal de Itaipu, Niterói
    O canal de Itaipu fica entre a Praia de Itaipu e a praia de Camboinhas em Niterói. A ligação da Lagoa de Itaipu com o mar, faz com que esse canal proporcione a formação e arrebentação de pequenas ondas, rendendo marolinhas mais do que perfeitas para o aprendizado do surf no local. Aliás, o local é super conhecido por ter uma população residente de tartarugas marinhas que ficam bem pertinho da areia. Então além de aprender a surfar por ali, você ainda tem a chance incrível de avistar esses animais bem de pertinho!


    _Arpoador, Rio de Janeiro
    O Arpoador (ou Arpex, para os íntimos) nada mais é do que o canto esquerdo da Praia de Ipanema (e é aqui que a lojinha da Langai fica também). Ele é adorado entre surfistas por ser, de certa forma, o ponto de partida do surfe no Brasil. Foi aqui que o esporte começou a se difundir, sendo considerado um dos berços do surfe carioca. As condições de surf podem agradar de iniciantes a especialistas, dependendo do dia, e pessoas de qualquer idade!

    Porém, o "crowd" (concentração muito grande de pessoas ou surfistas num mesmo lugar) é muito grande. Por ser um dos cartões postais do Rio de Janeiro, há muitos banhistas, e por ser um clássico do surf, costuma ficar cheio de surfistas também. Ainda assim, é um dos melhores lugares para aprender a surfar na cidade maravilhosa! Mas é recomendável o surf lá em dias de semana bem cedo para fugir dos horários de pico. Ahh, e aproveita pra ver o pôr do sol mais lindo do Rio aqui!


    _Praia da Barra, Rio de Janeiro
    Foi aqui que aprendi a surfar! A extensão de areia da praia da Barra é a maior da cidade do Rio, se desconsiderarmos a Restinga da Marambaia, que é uma área militar.  Ela possui vários pontos excelentes para iniciar a prática e você encontra escolinhas em vários postos, a maioria entre os postos 3 até o 6. Além de um ótimo local para praticar como iniciante, tem escola para todas as idades, de crianças a adultos. 

    Considerada mais uma das melhores praias do Rio de Janeiro para surfar, as ondas têm boa formação, agradando iniciantes e experientes. Porém os iniciantes devem tomar cuidado: embora com mar pequeno seja um dos melhores lugares para aprender, é uma praia que apresenta correnteza e arrebentação longe da areia. Então é aconselhável que esteja com o nado em dia (sempre né, rs)!
    .
  • Langai
  • Surfista: Renata Diehl | Foto: @fellipeditadi


    _Canto do Recreio, Rio de Janeiro
    A praia do Recreio é uma das mais conhecidas no Rio por quem já pratica o surf. Existem várias escolinhas do esporte na região e o canto direto da praia, por ser protegido de grandes ondulações vindas do sul pela Pedra do Pontal, é ideal com ondulações pequenas e médias. Sempre com boa formação, principalmente para iniciantes, ainda tem um visual paradisíaco pois não há os grandes prédios na orla, o que contribui ainda mais para um clima perfeito para praticar o esporte. Porém, evite os fins de semana para evitar o crowd no local!


    _Praia da Macumba, Rio de Janeiro
    Esse é outro lugar onde também aprendi a surfar. A praia da Macumba está localizada logo após a Praia do Recreio, ou seja, do outro lado da Pedra do Pontal. Ali tem ondas constantes, cheias e compridas, sendo que a pratica do surf funciona durante o ano inteiro. Perfeito, né? E apesar de, em certos dias, ser mais indicada para os experientes, a praia oferece ótimas condições para os surfistas iniciantes. Nesse caso, dê preferência para o canto esquerdo próximo à pedra, normalmente são as mais fáceis de surfar. 

    E olha, dica de amiga: mesmo sendo um excelente ponto para quem está se iniciando no surf, requer um bom preparo físico. As ondas cheias indicam que não é preciso muita habilidade ou experiência para surfar na área, porém a arrebentação longe da areia e a falta de um canal claro para a entrada nos picos mostram que o surf pode não ser uma experiência tão simples lá (eu passei por isso lá, mas não desisti!). E por ser uma praia em que tem onda praticamente o ano inteiro, ela pode ficar "crowdeada" quando os outros picos na cidade estiverem "flat" (sem onda). Fora isso, além de ótimo para surfistas, a praia é perfeita para curtir as belezas do Rio de Janeiro longe do movimento da Zona Sul.


    _Praia de Lopes Mendes, Ilha Grande, Angra dos Reis
    Se você quer aprender a surfar longe das aglomerações das grandes cidades, mas em um lugar ainda bem acessível e pertinho da natureza, essa é a sua melhor escolha! E ainda, imagina aprender a surfar na praia que está entre as mais lindas do mundo? A Praia de Lopes Mendes está localizada na Ilha Grande, que é um dos destinos mais procurados por turistas no sul do Estado do Rio de Janeiro, por suas belezas naturais e águas cristalinas.  E sim, tem uma escolinha de surf lá! Você consegue chegar lá de trilha ou de taxiboat saindo da praia do Abraão, tornando o acesso mais simples!


    _Vila de Trindade, Paraty
    Pra quem não conhece, a Vila de Trindade fica situada no município de Paraty, a apenas alguns minutos do centro histórico. Se você quer aprender a surfar longe das grandes cidades, essa é uma ótima escolha também. É uma região muito tranquila, onde a natureza preservada é o principal atrativo. Dentre todas as praias especiais para a prática do surf no local, a praia do Cepilho é a mais indicada para quem está iniciando. Porém, por ser uma praia pequena, ela fica cheia de surfistas com frequência, então procure evitar os fins de semana e altas temporadas.

    E aí, quem ficou com vontade de surfar no Rio de Janeiro? Opção é o que não falta!

    E lembre-se, para aprender a surfar, dê preferência a iniciar com uma escola de surf, prezando sempre a sua segurança e bem estar em primeiro lugar. Esse é o caminho mais seguro e eficiente, e a orla carioca com várias escolas em toda a sua extensão. 

    Aliás, aqui nesse link, a Langai disponibiliza uma lista de escolas de surf em todo o Brasil pra você explorar. Não tem desculpa, vai?

    Beijos, boas ondas e espero te ver nas ondas do Rio,
    Cris


     
    Leia também: Surftrips no carnaval gastando pouco

Compartilhe

Este site utiliza tecnologias como cookies para melhorar sua experiência de acordo com nossa política de privacidade. Ao permanecer navegando, você concorda com estas condições.