Surftrip: tudo que você precisa na sua mala

12/02/2021



  • Acredite, não existe rolê mais delícia do que uma boa surftrip! Eu, como uma surfista de montanha, vivendo longe do mar, tive sempre que me virar e me programar com diversas surftrips durante o ano.
     
    Isso me fez aprender na marra e depois de alguns (ou vários) perrengues, o que não pode faltar na sua mala pra fazer uma surftrip.
     
    Dica importante! Já temos aqui um outro post falando sobre como programar uma surftrip e lá a gente fala como decidir se você vai levar ou não sua prancha. Lembre-se sempre de, no caso de decidir não levar sua prancha, sempre checar se existe a possibilidade de alugar no lugar onde você estará, pra não passar uma grande raiva hehe!
     
    Então comecemos a fazer as malas!
     

    _1. Se você decidiu por levar sua prancha, não se esqueça de levar acessórios pra "manutenção" ou itens extras caso aconteça pequenos contratempos, como uma cordinha arrebentada ou uma quilha quebrada.

    .

  • Claro que a importância de levar esses itens extras vai depender muito também de pra onda você vai e da facilidade de conseguir esses itens quando surgir a necessidade. Ou seja, se você não tem uma quilha extra, não tem necessidade de comprar uma pra ir ali no Rio de Janeiro, já que, se caso precisar, é fácil achar uma loja de surf, nesse caso principalmente a  Langai <3, pra correr lá e resolver o problema!
     

    _2. Tenha sempre um kitzinho com chavinha, parafuso extra, parafina, pente.


    Esses são itens excenciais e não ocupam espaço, então eu sugiro tornar eles obrigatórios mesmo quando sua idéia é não levar sua prancha. De verdade, nunca se sabe a estrutura (ou a falta dela) que você vai achar!
     

    _3. Uma coisa que eu pessoalmente sempre levo nas minhas surftrips é um rack de corda.


    Pode não parecer tão importante, mas simplifica muito a vida em várias situações. Considere situações nas quais você vai estar ou com sua própria prancha ou uma prancha alugada (no caso de você precisar deslocar porque na praia específica que você vai não tem estrutura pra alugar). Seja pelo fato de você precisar alugar um carro ou pegar um taxi ou um Uber, o rack de corda vai te dar muito mais flexibilidade e facilita muito!
    .
  • Surfista: Thata Doro


    _4. Leve um relógio à prova d'agua.


    Parece bobeira, mas comprar um relógio à prova d'água mudou minha vida! Mesmo quando a gente não tem compromisso com a hora, é sempre bom ter noção e algumas vezes essencial saber que horas são ou há quantas horas estamos no mar. E é um conforto não ter que ficar saindo do mar pra ver no celular ou procurando alguém que tem as horas no mar. Seja você essa pessoa e, de quebra, faça amigos, rendendo assunto quando alguém vier te perguntar "que horas são".
     

    _5. Leve um biquíni extra, afinal nunca se sabe o dia de amanhã!


    Eu acho legal também pensar qual é o tipo de mar que você vai "enfrentar" e qual vai ser o seu o seu rolê todo na praia. Vai só surfar ou quer tomar sol também? Vai ficar na praia o dia inteiro? Vai esfriar mais tarde? Isso tudo vai te ajudar a escolher o biquíni ou maiô ideal (Ah! Temos post sobre isso também, vai conferir!). Uma peça extra pode te ajudar, tanto pro caso de um pequeno "acidente", quanto pra você não ficar o dia inteiro com biquíni molhado, causando fungos, bactérias etc.

    Acabou o surf? Vai sair pra almoçar ou fazer outro rolê na praia ou simplesmente quer continuar de biquíni na próxima programação? Considere mudar por outra peça e fique fresquinha e seca! 
    .


  • _6. Pesquise bem a temperatura não só do ambiente, mas também da água e considere levar um wetsuit ideal pras condições que você vai pegar.


    Ás vezes, mesmo em dias extremamente quentes, a água é constantemente gelada e é impossível conseguir ficar na água por muito tempo. Apesar de não ser essa uma realidade constante do surf no Brasil, em vários países funciona assim. Se você viajar para um lugar onde vá precisar de um wetsuit de uma espessura diferente do que você já tem, mas que não vá precisa usá-la tanto assim, considere alugar um, já que às vezes esse pode ser um investimento alto pra pouco uso e ocupa um espaço considerá-vel na mala.
     

    _7. Sempre leve água e alguma comidinha!


    A gente sabe como o surf é um esporte que exige muito fisicamente e é muito importante manter a hidratação e a energia. Novamente, muitas vezes a gente vai estar em lugares sem nenhuma estrutura e são coisas básicas e fáceis de levar que podem evitar um desconforto desnecessário!
     

    _8. Itens pra gente se cuidar antes, durante e depois do mar: protetor solar corporal, protetor solar pro cabelo, creme pro cabelo, creme hidratante pro corpo, pente pro cabelo.


    Acho que esses itens não exigem muita explicação, mas mesmo que talvez alguns deles não sejam considerados essenciais pra você, é importante botar na mala, principalmente dependendo das condições de onde você vai estar, de qual é a sua programação, etc.
    .
  • Luiza Coutinho usando o protetor solar Brazinco | Foto: @bnunescampos


    _9. Considere levar um kit simples de primeiros socorros com itens básicos no caso de corte, machucados leves, dores, etc.


    Vale separar alguns remédios, por exemplo pra dor de cabeça, dores musculares, cólica, anti-alérgico ou até anti-histamínico (para o caso de picadas de insetos, por exemplo). Já nessa linha, se sua surftrip é em um lugar mais roots ou simplesmente com muita natureza, não se esqueça de levar um bom repelente!
     

    _10. Não subestime a mudança de clima e temperatura!


    Na hora de fazer sua bolsa pra praia, não esqueça de levar sua toalha, uma roupa seca, e roupa de frio, nem que seja um moletonzinho! Uma dica mara é levar um poncho que, além de te secar e aquecer, ainda te ajuda a trocar de roupa facilmente em qualquer lugar! 
     
    Agora que você já tem seu checklist, não se esqueça de usar ele toda vez que for se preparar pra uma surftrip! Assim você deixa sua cabeça livre pra se preocupar só em aproveitar muito e pegar altas ondas!

    Beijos e boas ondas,
    Thata


     
    Leia também: Qual protetor solar eu uso pra surfar?

Compartilhe

Comentários

Este site utiliza tecnologias como cookies para melhorar sua experiência de acordo com nossa política de privacidade. Ao permanecer navegando, você concorda com estas condições.

Estamos ocupados atualizando nossa loja para você e voltaremos logo.

Whatsapp