Mitos e verdades: surf, gravidez e maternidade

29/04/2021
    • Langai



  • Não tem como não se maravilhar com a imagem de uma mulher grávida surfando. Chega a ser palpável todo o simbolismo que uma cena como essa carrega. Ver no mar, que carrega tanta vida e é lar pra nós surfistas, uma mulher, carregando dentro de si uma vida enquanto surfa, é praticamente um momento de conexão plena.

    Porém, nem tudo são flores, principalmente quando falamos sobre gravidez e maternidade. Pensando no compromisso que temos em dar voz a comunidade de surfistas mulheres e com o dia das mães se aproximando, achamos que seria bem legal abordarmos esse tema de forma sincera aqui no blog da langai.


    _e a melhor forma de fazer isso é como já fazemos tudo por aqui: dando espaço pra mulheres surfistas falarem da sua própria experiência!


    Então, a partir de hoje vocês podem esperar uma série de posts de mamães surfistas que abriram o coração pra falar dessa fase da vida que muda a vida por completo e que traz um novo significado pra tudo, inclusive para o surf. E pra começarmos com o pé direito (ou esquerdo, se você for canhota) preparamos um post com a especialista no assunto: Renata Tarevnic, Doutora em Educação Física, autora de artigos e livros relacionados as atividades aquáticas na gravidez e personal trainer referência internacional em gestantes.

    Legal, né? E esse post ficou tão bom quanto o currículo dela! Espero que gostem e compartilhem com as amigas.


    _quais os cuidados necessários que eu devo tomar se eu engravidar e quiser surfar?


    Primeiro e mais importante: autorização da/o obstetra! É muito importante que você tenha acompanhamento médico antes, durante e depois do período de gravidez, essa será sempre a sua fonte de informação mais confiável, pois cada gestação é única e tem as suas peculiaridades, sua/seu médica/o saberá te dizer o que é melhor pra você.

    Deixando esse ponto bem claro, com a autorização da/o obstetra, os cuidados mais necessários a se tomar são:

    _quais períodos da gravidez é seguro surfar?


    Durante todos os trimestres! Lembrando: com a autorização da/o obstetra e sempre respeitando as mudanças do seu corpo, fazendo as adaptações necessárias conforme for.


    _até quantos meses de gravidez é seguro aprender a surfar?


    Até o 2 trimestre no máximo. Porém, não é indicado aprender a surfar na gravidez. O surf é um esporte de muito impacto e pode ser bastante desafiador e cansativo no começo, além disso é um esporte que exige prática e dedicação, se você decidir aprender a surfar no início da sua gravidez, na melhor das hipóteses, terá que parar com as aulas por alguns meses até o pós-parto, isso pode acabar atrapalhando e te dando uma primeira impressão errada do que pode ser um grande esporte na sua vida. Muitas das vezes é melhor deixar essa experiência para o pós parto, mas se mesmo assim quiser começar ou se, por acaso você descobriu que estava grávida e já estava aprendendo, fique atenta aos sinais do seu corpo e lembre-se de sempre ter a autorização da/o sua/seu obstetra.


    _quanto tempo após o parto eu espero pra voltar a surfar?


    A partir de 30 dias ou assim que a/o obstetra liberar. O surf no pós-parto também pode ser que tenha adaptações individualizadas, ok?


    _mito ou verdade:
    • A barriga amassa na hora da remada? Mito! A barriga fica pressionada, mas ela não amassa!
    • Machuca o bebê ficar deitada com a barriga na prancha? Mito! O bebê se adapta a posição.
    • Tem alguma prancha mais indicada pra quem está grávida? Verdade! Durante a gravidez, a melhor opção são as pranchas maiores, com maior estabilidade e flutuação, as de materiais mais macios também são uma boa pedida como as softboards.
    • O centro de equilíbrio muda? Verdade! Muda e todos os dias!
    • A capacidade pulmonar diminui durante a gravidez? Verdade! Conforme o bebê vai se desenvolvendo, nosso diafragma fica pressionado e, com isso, nossa capacidade pulmonar fica comprometida.
    • Pode surfar a gravidez toda? Verdade! Pode sim, desde que  a/o obstetra autorize ;)
    • O cansaço é muito maior surfando grávida? Mito! O nível de cansaço é sentido de forma individual e pode ser por vários motivos além do surf.
    • O surf é mais cansativo na gravidez? Verdade! A gravidez aumenta a frequência cardíaca e, o bebê, no último trimestre, comprime mais o diafragma. Sendo assim, a sensação de cansaço é maior e será maior no surf que é um esporte que naturalmente trabalha tudo isso. Porém, isso também vai depender do condicionamento físico de cada grávida.
    • Toda gestante só pode iniciar a prática de um esporte com atestado da/o obstetra? Verdade! 
    • A roupa de borracha ou de lycra pode apertar o bebê? Mito! A grávida vai utilizar o que for mais confortável pra ela.
    • Excesso de sol na pele durante a gravidez faz mal? Verdade! Não só na gravidez, mas durante a gravidez as chances de formar meslasmas (manchas na pele) é maior ainda. Use sempre protetor solar, evite ficar horas no sol direto, principalmente nos horários que o sol está mais forte, e mantenha-se hidratada. Vale usar roupas com fps também!
    • O bebê pode nascer se eu estiver surfando no final da gravidez? Mito! São vários os fatores e condições que induzem ao parto, pode ficar tranquila que não é por causa do surf que seu filhx vai nascer.


    Beijos e boas ondas,
    Renata


     


    Leia também: Surf x Gravidez por: Javi Ortiz


    Você sabia que nós somos um blog colaborativo? Nossa missão é inspirar mulheres a surfar e um dos passos nesse caminho é dar voz as próprias mulheres. Se você também quiser compartilhar um desabafo ou conhecimento que seja útil pra mulherada surfista, é só clicar aqui!

Compartilhe

Este site utiliza tecnologias como cookies para melhorar sua experiência de acordo com nossa política de privacidade. Ao permanecer navegando, você concorda com estas condições.