Mitos e verdades: surf, gravidez e maternidade

29/04/2021



  • Não tem como não se maravilhar com a imagem de uma mulher grávida surfando. Chega a ser palpável todo o simbolismo que uma cena como essa carrega. Ver no mar, que carrega tanta vida e é lar pra nós surfistas, uma mulher, carregando dentro de si uma vida enquanto surfa, é praticamente um momento de conexão plena.

    Porém, nem tudo são flores, principalmente quando falamos sobre gravidez e maternidade. Pensando no compromisso que temos em dar voz a comunidade de surfistas mulheres e com o dia das mães se aproximando, achamos que seria bem legal abordarmos esse tema de forma sincera aqui no blog da langai.


    _e a melhor forma de fazer isso é como já fazemos tudo por aqui: dando espaço pra mulheres surfistas falarem da sua própria experiência!


    Então, a partir de hoje vocês podem esperar uma série de posts de mamães surfistas que abriram o coração pra falar dessa fase da vida que muda a vida por completo e que traz um novo significado pra tudo, inclusive para o surf. E pra começarmos com o pé direito (ou esquerdo, se você for canhota) preparamos um post com a especialista no assunto: Renata Tarevnic, Doutora em Educação Física, autora de artigos e livros relacionados as atividades aquáticas na gravidez e personal trainer referência internacional em gestantes.

    Legal, né? E esse post ficou tão bom quanto o currículo dela! Espero que gostem e compartilhem com as amigas.


    _quais os cuidados necessários que eu devo tomar se eu engravidar e quiser surfar?


    Primeiro e mais importante: autorização da/o obstetra! É muito importante que você tenha acompanhamento médico antes, durante e depois do período de gravidez, essa será sempre a sua fonte de informação mais confiável, pois cada gestação é única e tem as suas peculiaridades, sua/seu médica/o saberá te dizer o que é melhor pra você.

    Deixando esse ponto bem claro, com a autorização da/o obstetra, os cuidados mais necessários a se tomar são:

    _quais períodos da gravidez é seguro surfar?


    Durante todos os trimestres! Lembrando: com a autorização da/o obstetra e sempre respeitando as mudanças do seu corpo, fazendo as adaptações necessárias conforme for.


    _até quantos meses de gravidez é seguro aprender a surfar?


    Até o 2 trimestre no máximo. Porém, não é indicado aprender a surfar na gravidez. O surf é um esporte de muito impacto e pode ser bastante desafiador e cansativo no começo, além disso é um esporte que exige prática e dedicação, se você decidir aprender a surfar no início da sua gravidez, na melhor das hipóteses, terá que parar com as aulas por alguns meses até o pós-parto, isso pode acabar atrapalhando e te dando uma primeira impressão errada do que pode ser um grande esporte na sua vida. Muitas das vezes é melhor deixar essa experiência para o pós parto, mas se mesmo assim quiser começar ou se, por acaso você descobriu que estava grávida e já estava aprendendo, fique atenta aos sinais do seu corpo e lembre-se de sempre ter a autorização da/o sua/seu obstetra.


    _quanto tempo após o parto eu espero pra voltar a surfar?


    A partir de 30 dias ou assim que a/o obstetra liberar. O surf no pós-parto também pode ser que tenha adaptações individualizadas, ok?


    _mito ou verdade:
    • A barriga amassa na hora da remada? Mito! A barriga fica pressionada, mas ela não amassa!
    • Machuca o bebê ficar deitada com a barriga na prancha? Mito! O bebê se adapta a posição.
    • Tem alguma prancha mais indicada pra quem está grávida? Verdade! Durante a gravidez, a melhor opção são as pranchas maiores, com maior estabilidade e flutuação, as de materiais mais macios também são uma boa pedida como as softboards.
    • O centro de equilíbrio muda? Verdade! Muda e todos os dias!
    • A capacidade pulmonar diminui durante a gravidez? Verdade! Conforme o bebê vai se desenvolvendo, nosso diafragma fica pressionado e, com isso, nossa capacidade pulmonar fica comprometida.
    • Pode surfar a gravidez toda? Verdade! Pode sim, desde que  a/o obstetra autorize ;)
    • O cansaço é muito maior surfando grávida? Mito! O nível de cansaço é sentido de forma individual e pode ser por vários motivos além do surf.
    • O surf é mais cansativo na gravidez? Verdade! A gravidez aumenta a frequência cardíaca e, o bebê, no último trimestre, comprime mais o diafragma. Sendo assim, a sensação de cansaço é maior e será maior no surf que é um esporte que naturalmente trabalha tudo isso. Porém, isso também vai depender do condicionamento físico de cada grávida.
    • Toda gestante só pode iniciar a prática de um esporte com atestado da/o obstetra? Verdade! 
    • A roupa de borracha ou de lycra pode apertar o bebê? Mito! A grávida vai utilizar o que for mais confortável pra ela.
    • Excesso de sol na pele durante a gravidez faz mal? Verdade! Não só na gravidez, mas durante a gravidez as chances de formar meslasmas (manchas na pele) é maior ainda. Use sempre protetor solar, evite ficar horas no sol direto, principalmente nos horários que o sol está mais forte, e mantenha-se hidratada. Vale usar roupas com fps também!
    • O bebê pode nascer se eu estiver surfando no final da gravidez? Mito! São vários os fatores e condições que induzem ao parto, pode ficar tranquila que não é por causa do surf que seu filhx vai nascer.


    Beijos e boas ondas,
    Renata


     


    Leia também: Surf x Gravidez por: Javi Ortiz


Compartilhe

Comentários

Este site utiliza tecnologias como cookies para melhorar sua experiência de acordo com nossa política de privacidade. Ao permanecer navegando, você concorda com estas condições.

Estamos ocupados atualizando nossa loja para você e voltaremos logo.

Whatsapp