Os 20 filmes de surf mais famosos

10/05/2021
    • Langai



  • Seja para tempos de lockdown e pandemia como estamos vivendo, ou para dias em que o mar está flat, ou até mesmo aqueles dias de preguicinha, sabe? Que não dá vontade de fazer nada além de estourar uma pipoca e se jogar nas cobertas para maratonar séries ou filmes. Não há nada mais gostosinho do que ficar em casa em um dia cinza e frio, não é mesmo? E como somos apaixonadas por surf, nada melhor do que filmes de surf para dias assim. Vem comigo que separei alguns filmes de surf clássicos que todo amante do esporte tem o dever de assistir. 

    E como a boa virginiana que sou, separei eles por gênero e em ordem cronológica para ficar ainda mais fácil de escolher, então bora lá:


    _filmes de surf com ação;
    Se você gosta de muita adrenalina e tiros então eu indico:


    _caçadores de emoção (Point Break | 1991)
    Um dos filmes de surf mais bem sucedidos de todos os tempos. A narrativa conta a história de uma gangue de ladrões de banco, que na verdade são surfistas e usam o dinheiro roubado para sair em busca da onda perfeita. O F.B.I. desconfia que esses surfistas podem ser os ladrões que eles estão procurando e mandam um agente para se infiltrar no grupo e obter informações sobre os roubos, mas para isso ele precisará aprender a surfar e é a partir daí que a trama se desenrola. Além da história tipicamente hollywoodiana, o interessante do filme, é que ele evidencia o estilo de vida da época de uma geração onde o mais importante era ter hábitos saudáveis, cuidar da natureza e, principalmente, praticar esportes radicais. Além disso, várias cenas se passam em picos de surf famosos como Bells Beach na Austrália e Mavericks, na Califórnia. Devido ao tremendo sucesso, o longa teve um remake gravado em 2015 - Caçadores de Emoção: Além do Limite.
     
    • Caçadores de Emoção: Point Break, disponível no Telecine Play.
    • Caçadores de Emoção: Além do Limite, disponível na Netflix.


    _filmes de surf com muita aventura e viagens ao redor do mundo:


    _alegria de verão (The Endless Summer | 1966)
    Para muitos é o filme de surf mais importante de todos os tempos. O filme trata da maior aventura de surf que um surfista pode querer: cruzar o planeta em busca da onda perfeita. Das águas inexploradas da África Ocidental, aos mares repletos de tubarões da Austrália, passando pelo paraíso tropical Tahiti, entre outros lugares ainda mais distantes como: Nova Zelândia, Havaí, Senegal e Gana, dois surfistas californianos realizam em um mês, o que muitos não fazem em uma vida inteira... Eles vivem os seus sonhos. Como o filme foi um grande sucesso, ele obviamente teve uma sequência lançada em 1994 - The Endless Summer II, pelo mesmo produtor, mas com atores diferentes, a história ainda tem a mesma essência e narra as aventuras de dois surfistas que saem pelo mundo seguindo as ondas por lugares como: Alaska, Costa Rica, França, África do Sul, Ilhas Fiji, Austrália, Bali, Ilha de Java. O filme é repleto de belas paisagens, costumes e culturas diferentes e claro, altas manobras e muito surf!
     
    • The Endless Summer, disponível no Amazon Prime
    • The Endless Summer II, assista aqui: https://www.youtube.com/watch?v=PGsVHhPFZek


    _surf adventures: o filme (2002)  
    Qual surfista nunca sonhou em fazer uma surf trip com os melhores amigos, em busca das ondas mais perfeitas do mundo? "Surf Adventures" é um documentário que trata exatamente disso, acompanha um grupo de surfistas brasileiros por dois anos em endereços como Fernando de Noronha, no Brasil; as ilhas Mentawai, na Indonésia; Jeffrey's Bay, na África do Sul; a ilha de Oahu, no Havaí; e as de Mavericks, na Califórnia. Histórias, risadas e surf na veia é o que não faltou. O documentário teve uma sequência gravada em 2008 Surf Adventures 2 - A Busca Continua, que reúne Kelly Slater e alguns dos maiores nomes do surf brasileiro para enfrentarem as ondas do Peru, México, Austrália, Taiti, Chile e também do Brasil, na pororoca do rio Araguari, no Amapá, e os principais pontos do litoral Rio-São Paulo.
     
    • Os dois filmes estão disponíveis no MegaFilmes.club.

     
    _a onda dos sonhos (Blue Crush | 2002)
    O filme narra a história de Anne Marie e seu amor pelo surf, apaixonada pelo esporte, ela vive próximo à praia e divide um apartamento com outras três amigas, incluindo sua irmã caçula. Anne Marie acorda cedo todos os dias para treinar pois o Pipe Masters, um grande campeonato que acontece anualmente no Havaí, está chegando. A rotina dela é dividida entre os treinos e o trabalho de camareira para conseguir pagar suas contas. É nesse hotel onde trabalha que ela conhece o quarterback Matt Tolman, por quem aos poucos se apaixona e começa a perder a concentração nas ondas. É aquele clássico filme de sessão da tarde com narrativa leve, gostosa e divertida de se ver. O filme teve uma sequência lançada em 2011 - A Onda dos Sonhos 2 (Blue Crush 2), que conta a história da surfista Dana, que após ler o diário de sua falecida mãe, decide deixar a Califórnia e viajar para a África do Sul para surfar nos mesmos picos que sua mãe relatou no diário, lá ela conhece novas pessoas, faz amizades e descobre mais sobre si mesma. Filme que também trata dos obstáculos do localismo e da competição exagerada dos surfistas em uma mesma praia!
     
    • Blue Crush está disponível na Superflix.
    • Blue Crush 2 disponível no Youtube.


    _filmes de surf biográficos:


    _coragem de viver (Soul Surfer | 2011)
    O filme conta a história real de Bethany Hamilton, uma surfista havaiana que, quando era adolescente, foi atacada por um tubarão-tigre e perdeu o braço esquerdo. Bethany era fissurada pelo surf, com apenas 13 anos, a menina já era campeã em competições profissionais. Sobreviver ao ataque foi como ter nascido de novo, ela quase morreu pois perdeu cerca de 60% do sangue do corpo e passou por diversas cirurgias. Mas isso não foi suficiente para afastar a menina do mar, um mês após o acidente ela já estava na água e menos de um ano depois já tinha voltado a competir, até se tornar uma das maiores surfistas do mundo. Esse filme é um verdadeiro clássico do cinema mundial e se você é surfista não pode ter deixado de assistir, é realmente muito inspirador e motivador. Desde pequena me lembro de assistir a esse filme incontáveis vezes e sempre ficar maravilhada com a determinação e amor de Bethany pelo surf, até os dias atuais ainda me pego assistindo ele de vez em quando. Vale muito a pena se você ainda não assistiu!
     
    • Disponível para assistir no Youtube.
     

    _tudo por um sonho (Chasing Mavericks | 2012)
    Baseado em uma história real, o filme conta a história de uma lenda da Califórnia, Jay Moriarty, que aos oito anos de idade quase morreu afogado, mas foi salvo por um vizinho que acabou se tornando seu mentor no surf. Aos 16 anos, Jay conheceu as mitológicas ondas de Mavericks e treinou pesado para conseguir enfrentá-las. Tudo isso o tornou um dos maiores especialistas, numa das ondas mais perigosas do mundo todo! Se você ainda não viu esse filme, com certeza vale a pena assistir, porque a história de Jay é lembrada ao redor do mundo todo até hoje como símbolo de determinação e coragem, e também pela forma apaixonada com que vivia o surf. Na véspera de seu aniversário, em 2001, Jay morreu durante um mergulho livre, em águas calmas, nas Maldivas e desde então é relembrado com os dizeres "Live like Jay".
     
    • Assista aqui: https://www.youtube.com/watch?v=JjU9JSqconk
     

    _andy irons: kissed by god (2018)
    O filme conta a história do tricampeão mundial, o havaiano Andy Irons, que é considerado um dos maiores surfistas da história e foi o maior "rival" de Kelly Slater nos anos 2000. Conquistou o mundo com um surf estiloso e ao mesmo tempo poderoso, e também pelo seu jeito temperamental, que marcou muito sua carreira. O filme retrata a história não contada de sua vida e ajuda a derrubar mitos associados a doenças como: o vício em opiáceos e o transtorno bipolar, que fez Andy batalhar até a morte contra demônios internos.
     
    • Disponível para assistir no Youtube.


    _filmes de surf do genêro comédia para dar boas risadas:


    _profissão surfista (Surfer, Dude | 2008)
    O longa trata da história do surfista Steve, que depois de viajar o mundo, surfando e festejando, volta à sua terra natal em Malibu, mas percebe que sua grana está acabando e ainda por cima tem que encarar um mar flat da pesada. Já ficando louco por ajuda, pois nunca tinha encarado uma seca dessas antes, Steve decide aceitar a ideia que seu empresário teve para sair do perrengue e que fará a narrativa se tornar um dos filmes de surf mais engraçados. Um reality show é a grande saída, e com a pinta de bonitão, você acha mesmo que ele vai desperdiçar essa? Então já prepara a pipoca para dar altas gargalhadas.
     
    • Disponível para assistir no Amazon Prime.


    _filmes de surf com musical
    Sim (kkkk), para os amantes de filmes adolescentes e bem clichezinhos separamos um filme BEEEEM teen!


    _teen beach movie (2013)
    É uma produção Original Disney Channel, filmada em Porto Rico e que gira em torno dos personagens principais Brady e Mack, no filme os dois amigos vivem um verão sem fim. Até que a tia de Mack vem buscá-la para uma escola preparatória para que ela possa seguir o caminho escolhido pela mãe. Antes da viagem, os dois acabam sendo transportados para dentro do filme favorito de Brady, "Onda sublime onda", um musical do gênero Turma da Praia, ambientado nos anos 60, que consiste em um amor proibido entre membros de duas gangues rivais, os motoqueiros e os surfistas. De acordo com o enredo original do musical, o líder dos surfistas, Tanner, deve se apaixonar pela irmã do líder dos motoqueiros, Leila, mas a presença de Brady e Mack acaba alterando o curso da história, deixando os dois presos no filme e se transformando em personagens. Os dois então precisam unir Leila e Tanner para que sejam levados para fora do filme. 
     
    • Disponível para assistir no Disney+.


    _para os amantes do gênero romance, vai uma indicação de filme brasileiro!


    _a onda da vida: uma história de amor e surf (2014)
    Os amigos Caio, Tiago e Joel caem na estrada rumo às belas praias de Itacaré, no sul da Bahia, para surfar. Após sete horas de viagem, o carro quebra e eles investem todo o dinheiro que têm no conserto do veículo, que só ficará pronto em dois dias. Nesse meio tempo, acabam descobrindo um paraíso ecológico no Espírito Santo, com belas praias e ondas perfeitas. Na comunidade simples, os meninos aprendem com a solidariedade dos moradores sobre o valor da amizade, enquanto isso Tiago se apaixona pela filha de um mal encarado pescador. O filme conta com a colaboração dos moradores da vila onde foi gravado (Vila de Regência, litoral de Linhares, norte do Espírito Santo), como atores coadjuvantes e figurantes. Durante o desenrolar da história, pode-se perceber várias peculiaridades da cultura capixaba, como o congo, a "Festa do Caboclo Bernardo", a moqueca capixaba e suas gírias.
     
    • Disponível para assistir no Amazon Prime.
     

    _pra quem gosta de filmes do genêro terror:


    _surf sangrento (Blood Surf | 2000)
     Além das ondas perfeitas, os surfistas Bog e Jeremy adoram também o perigo. Desta vez, acompanhados de câmeras, embarcam rumo a uma paradisíaca ilha deserta infestada de tubarões. Mas ao atracarem na ilha, se deparam com uma terrível criatura: um enorme e perigoso crocodilo de água salgada que passa a caçá-los. Como escapar de uma criatura que ataca tanto no mar quanto na terra?
     
    • Assista aqui: https://www.youtube.com/watch?v=nNq0i8OvBCs


    _águas rasas (The Shallows | 2016)
    A trama do filme é toda narrada em cima de Nancy, uma surfista que tira um dia para surfar sozinha em uma praia isolada. Durante a sessão de surf ela acaba sendo atacada por um tubarão branco e se fere na perna, Nancy se vê obrigada a subir em uma rocha e gritar por socorro, sem ter condições de nadar até a praia, com medo de um novo ataque. Ferida, mas a poucos metros da praia, ela tem que lutar por sua vida até conseguir sair da água.
     
    • Disponível para assistir no Telecine Play e Youtube.


    _filmes de ficção histórica sobre o surf:


    _riding giants: no limite da emoção (2004)
    Narrado pelo incrível skatista Stacy Peralta, o filme mostra Greg Noll, Laird Hamilton, Jeff Clark, Mickey Muoz e outros grandes nomes atrás de ondas gigantes. O filme de 101 minutos também narra a evolução do esporte ao longo do tempo. A história começa mostrando o que se especula ser o início do surf, na Polinésia, passa pelo renascimento e consequente modismo do esporte na Califórnia nos anos 1940, também mostra alguns desses californianos se mudando para o Havaí nas décadas seguintes. Chamados por muitos de vagabundos ("surf bum"), tudo o que esses jovens pensavam era em pegar ondas, as roupas eram rasgadas e descuidadas e os cabelos longos. Ao olhar algumas cenas protagonizadas por esses caras, descendo ladeiras e rolando dentro dos tubos gigantes, é possível dizer que eles são os avós do Jackass. 

    O longa é feito para um público específico, que acredita no surf como algo mais do que uma modinha. A trilha sonora do filme, como não poderia deixar de ser, é carregada de muito rock n roll de primeira.
     
    • Disponível para assistir no Amazon Prime.


    _a deeper shade of blue (2011)
    Uma lição completa sobre as mais profundas raízes da história e o espírito do surf. Envolve a narrativa de 11 surfistas consagrados como Jordy Smith, Jamie O'Brien e Stephanie Gilmore, esses surfistas da atualidade expõem sua ligação com as gerações anteriores e relatam sua admiração pela história do esporte. O longa mostra também o valor dado à sabedoria da antiguidade, o ofício da construção artesanal de uma prancha e a eterna busca de um relacionamento pleno com a natureza. Uma investigação histórica e filosófica sobre como o esporte havaiano conquistou o mundo! Vale muito a pena assistir.
     
    • Disponível para assistir no Amazon Prime.


    _documentários de surf:


    _o despertar da terra (Morning of the Earth | 1971)
    Um dos documentários de surf mais icônicos de todos os tempos, ele retrata a conexão espiritual entre surfistas e a Natureza. Nos anos 1970, o surf era mais do que um simples esporte, era um verdadeiro estilo de vida. Buscando registrar isso, o fotógrafo Albert Falzon viajou por lugares paradisíacos na Austrália, em Bali e no Havaí filmando lendas como os australianos Nat Young, Baddy Treloar e Terry Fitzgerald, criadores de um modo de vida simples, integrado à natureza e exclusivamente dedicado ao surf, eles viviam em casas de madeira e pequenas fazendas, se dividindo entre afazeres cotidianos e a busca pelas ondas perfeitas. A trilha sonora desse documentário é simplesmente incrível.


    _billabong odissey - a busca pela maior onda do mundo (2003)
    Os campeões de surf de ondas gigantes Mike Parsons, Brad Gerlach, Ken Bradshaw e Layne Beachley partem pelo mundo em uma aventura: "A Busca pela Maior Onda do Mundo". Trabalhando em equipe, eles vão aos lugares mais inusitados do planeta: Cortes Bank, ondas gigantescas em pleno alto mar, as barreiras mortíferas do Tahiti, e em Maui se defrontam com "Jaws", onde ocorre uma série de ondas de tirar o fôlego.

    O desafio do concurso Billabong Odyssey é encontrar a maior onda do mundo. O participante que conseguir realizar essa façanha ganha mil dólares por pé de onda, se o surfista conseguir ultrapassar os cem pés de altura (cerca de 30 metros), leva mais quinhentos dólares. Três expedições são realizadas anualmente em busca da raridade. O que torna a competição especialmente complicada é que não há data e local definido para ser realizada: começa apenas quando as ondas gigantes são detectadas por um moderno sistema de monitoramento.

    Produzir e realizar esse documentário foi uma tarefa que exigiu cuidado e atenção. As ondas eram tão esporádicas, que o risco de deixar de registrá-las era grande. Além disso, o perigo para a equipe de filmagem também era constante, afinal eles precisam ser mais rápidos que as ondas e para isso foram usados jet-skis e barcos. O resultado são imagens poderosas feitas em alto mar e cenas que capturam a emoção de surfar essas ondas gigantescas. Um documentário de tirar o fôlego!
     
    • Disponível para assistir no Amazon Prime.
     

    _na onda certa (Step Into Liquid | 2003)
    Com uma trilha sonora eficaz, os diretores procuraram mostrar a essência do esporte e apenas isso. O documentário conta a trajetória de vida de surfistas profissionais e amadores, viajantes e locais, mostrando a cultura, através de entrevistas e cenas no mar. Nomes como Kelly Slater, Rob Machado, Laird Hamilton, Dave Kalama, Taj Burrow, os irmãos Malloy, Gerry Lopez, Rochelle Ballard, entre outros, estão na produção. O documentário conta com imagens alucinantes de lugares como Pipeline, Santa Cruz, Costa Rica, Mavericks, Austrália, Irlanda, Tahiti, Cortez Bank e Ilha da Páscoa. O documentário aborda também curiosidades como: a foilboard, inventada por Laird Hamilton; os surfistas do Lago Michigan, e o "populoso" clube de surf do Vietnã. Então vale muito a pena assistir para saber um pouco mais sobre esse esporte maravilhoso, e também para se deleitar com as imagens lindas, feitas nesses picos irados que são referência no mundo do surf.
     
    • Disponível para assistir no Amazon Prime.
     

    _bra boys: blood is thicker than water (2007)
    Um documentário sobre a Bra Boys, uma surf gang de Maroubra, Austrália. Revela a história dos irmãos Abberton, três surfistas profundamente envolvidos nas histórias de violência que ocorreram nos subúrbios de Sydney na década de 1990.

    Bra Boys permite discutir a questão de classe social, "surf é esporte de elite". Na mesma linha, é um bom filme para debater estas perguntas: o que é o surf? Há possibilidades de respostas universais para esta pergunta? Acredito que não. É preciso investigar as realidades locais. Buscar respostas locais para perguntas universais. É possível elaborar outras, específicas, para as quais Bra Boys dá algumas respostas: o que é o surf na Austrália? O que é o surf para os australianos? O que é o surf para aqueles garotos de Maroubra? O que é o surf para os que ficam impedidos de surfar (por servirem nas forças armadas e terem sido transferidos para lugares sem onda; ou por estarem na prisão; ou longe do litoral)?

    Outro assunto que o filme permite discutir é o vínculo com o território e o localismo. O localismo, em suas diferentes manifestações, é um fenômeno presente em praias de vários países, ainda que pouco apareça nas representações midiáticas do esporte. A postura mais comum é silenciar sobre o tema, e na maioria das ocasiões em que é tratado, isto se dá sob a forma de crítica: o localismo é classificado como um comportamento atrasado, violento e de ignorantes. Bra Boys argumenta que o localismo não necessariamente significa recusa e intolerância com relação ao outro. Quando se trata de uma comunidade "multicultural" como Maroubra, não é a etnia, religião ou país de origem que decidirá quem cabe no grupo: todos podem fazer parte do que é o nós.
     
    • Disponível para assistir no Amazon Prime.
     

    _a fly in the champagne (2009)
    É inaceitável um fã de surf não ter assistido a esse documentário, que traz como protagonistas Kelly Slater e Andy Irons, que estrelaram o filme no auge da maior rivalidade da história do surf. Irons e Slater aceitaram o desafio e viajaram juntos para a Indonésia por 2 semanas para trabalhar em cima de suas diferenças. O documentário é um mix de sentimentos, emoções descontroladas, discussões, dissipação de rumores e no final o enterro do machado de guerra de uma vez por todas! Juntando a tudo isso é claro, a um show de surf e ondas que foram simplesmente fantásticas. 
     
    • Disponível para assistir no Amazon Prime.


    _dica extra para a criançada: filme infantil de surf!
     

    _tá dando onda! (Surf's Up | 2007)
    Sim, botamos um desenho animado na nossa lista. O melhor filme animado de surf de todos os tempos não podia ficar fora, e é uma ótima recomendação pra quem está de quarentena com os pequenos! Apesar de parecer "bobo", o filme retrata de forma divertida e em formato de documentário a história do surf, que segundo o filme, foi inventada por pinguins e imortalizadas pelo lendário Big Z, o maior surfista que os sete mares já viu flutuando por suas ondas. Vale ressaltar que Kelly Slater e Rob Machado aparecem no filme, inclusive fazendo as respectivas vozes (caso venha a assistir em inglês). Uma ótima forma de introduzir as crianças ao surf, não é mesmo?
     
    • Disponível para assistir no Amazon Prime e Superflix.
     

    Não mencionei alguns filmes nesse texto pois temos outros três posts no blog sobre esse tema, viu?

    Espero que aproveitem esse tempinho em casa para se inspirar e se divertir com a família e amigos assistindo a alguns desses filmes. Conta pra gente lá no post do insta se alguma dica daqui foi útil ou se você já conhecia algum desses títulos! Se você achou que faltou algum aqui, manda pra gente também! Vamos trocar figurinhas sobre o mundo cinematográfico do surf.

    Beijos e boas ondas,
    Gabi


     
    Leia também: 11 filmes de surf feminino para você se empoderar

Compartilhe

Este site utiliza tecnologias como cookies para melhorar sua experiência de acordo com nossa política de privacidade. Ao permanecer navegando, você concorda com estas condições.