11 filmes de surf feminino para você se empoderar

02/03/2020
    • Langai



  • Sendo o surf um esporte que por muito tempo foi dominado pelos homens, a grande probabilidade de encontrar filmes ou documentários de surf feminino foi, por muito tempo, bem baixa. Porém com o cenário mudando e as mulheres ocupando aos poucos seu lugar nesse esporte, já é possível encontrar desde filmes fictícios com narrativas bem leves e divertidas, até documentários sobre a vida real de surfistas mulheres que tiveram que usar de muita superação e coragem pra continuar perseguindo seus sonhos.


    _7 Girls (7 Garotas - tradução livre) de 2001


    Esse provavelmente é um dos primeiros documentários produzidos voltado especificamente para o surf feminino. Como assim, só em 2001? Isso mesmo! Se você quer saber como é a vida de 7 mulheres surfistas durante um ano, viajando o mundo de um pico para o outro, essa é a sua chance! Nada mais nada menos que nomes renomados do surf feminino como Layne Beachley (7 vezes campeã mundial), Serena BrookeHeather ClarkMegan AbuboRochelle BallardKeala Kenelly e Sofia Mulanovicho documentário mostra essas mulheres rasgando ondas, pegando tubos e paredões em cenários como Fiji, Indonesia, Hawaii, Tahiti e mais! Apesar de o documentário estar disponível apenas em inglês, não se preocupe, há mais imagens do que falas e narrativas. Ele fala por si só! Prometo que você não vai querer perder essa.

    _A Onda dos Sonhos (Blue Crush) de 2002


    Provavelmente esse é um dos maiores clássicos dos filmes de surf feminino. Tipo filme de sessão da tarde sabe? Quem não gosta? O filme é baseado no artigo Life's Swell (O Swell da Vida - tradução livre) de Susan Orlean para a revista Outside, que fala sobre a vida das garotas surfistas de Maui, Hawaii. No filme, Anne Marie, uma jovem surfista que divide um pequeno apê na beira da praia com mais três amigas, incluindo sua rebelde irmã mais nova, vem se preparando para um campeonato que pode mudar sua vida. Porém ela se envolve em um romance, levando a brigas entre suas amigas e isso faz ela se questionar se é isso o que ela realmente quer. Aqui você vai encontrar vários clichês relacionados a rivalidade e respeito entre homens e mulheres no surf e também sobre amizade e apoio entre mulheres no surf, até mesmo num campeonato. Além do mais, prepare-se pra ver os cenários e ondas mais alucinantes do Hawaii!
    • Disponível pra assistir em: Youtube, Amazon Prime, iTunes, Google Play e outros


    _Coragem de Viver (Soul Surfer) de 2009


    Impossível falar de filmes de surf feminino, sem falar de Bethany Hamilton (sou suspeita pra falar pois sou MUITO fã). Nascida no Hawaii, filha de surfistas e irmã de surfistas, esse filme, baseado em fatos reais, conta a história de Bethany Hamilton (grava esse nome!), uma adolescente que desde que pegou a primeira onda, sabia que queria ser surfista profissional. Porém aos 13 anos, surfando com os amigos, perdeu um de seus braços em um ataque de tubarão. Mesmo contra todas as probabilidades e ninguém achando que isso fosse possível, cheia de uma fé inabalável, Bethany estava de volta no mar três semanas após o acidente. Se você quer um filme pra te inspirar com uma história verdadeiramente incrível e cheia de emoção, é esse aqui. Ele é imperdível! Curiosidade: o filme foi o primeiro em Hollywood a contar a história real de uma surfista.
    • Disponível pra assistir em: Youtube, Amazon Prime, iTunes, Google Play e outros


    _The Women and The Waves (As Mulheres e as Ondas - tradução livre) de 2009


    Esse é um documentário bem clássico que mostra a experiência real de surf na vida de 10 diferentes mulheres com idades entre 17 e 64 anos. Só com isso, já da pra se esperar muita diversidade e sentimento de uma vez só. Mostrando a vida de mulheres surfistas que, ao longo das décadas, escolheram remar forte na direção desse esporte que por muito tempo foi dominado pelo universo masculino e acharam um lugar só delas, este documentário foi feito tanto para mulheres que surfam ou não, atletas, amadoras ou profissionais, que querem conhecer e ter uma ideia de como é esse universo de surfar como uma garota. Sério, é chocante e inspirador ao mesmo tempo, além de ser cheio de verdades!

    _A Onda dos Sonhos 2 (Blue Crush 2) de 2011


    Mais um filmezinho estilo Sessão da Tarde, porque não pode faltar, né? Não é uma continuação do filme anterior e aqui encontramos uma história um pouco diferente, mas com a mesma essência. Nesse filme, Dana é uma jovem surfista californiana que, cansada das pressões do pai, decide ir sozinha pra África do Sul, terra natal de sua mãe (já falecida), em busca das ondas perfeitas. Com a ajuda de amigos fanáticos por surf, ela embarca numa aventura pelo litoral sul africano em busca das ondas que sua mãe um dia surfou e realizar um sonho que ela não foi capaz: enfrentar as ondas de Jeffrey's Bay. Mais um filme com drama, aventura, romance e emoção pra se divertir um pouquinho!
    • Disponível pra assistir em: Youtube, Amazon Prime, iTunes, Google Play e outros.


    _Stephanie in the Water (Stephanie na Água - tradução livre) de 2014


    O que significa ser a melhor? Stephanie Gilmore atualmente (2020) é a melhor surfista do mundo. A australiana ganhou o primeiro campeonato MUNDIAL aos 17 anos de idade e aos 22 já tinha 4 títulos mundiais. Com um talento que parecia ser intocável, foi quando ela sofreu uma série de eventos violentos que ameaçaram terrivelmente sua série de vitórias. Este documentário, que por sinal é bem íntimo, mostra o lado competitivo da atleta - Odeio perder, diz ela - e narra como o seu sentimento forte pelo surf e seu espírito livre a fizeram retornar aos pódios, além de mostrar quais são os custos de ser 5 vezes campeã mundial (isso porque hoje já são sete títulos!). Dica: assista os créditos!
    • Disponível pra assistir em: Youtube, Amazon Prime, iTunes e Google Play.


    _Sea Sun Flower de 2015


    Este nada mais é o 1 filme brasileiro dedicado exclusivamente ao surf feminino! É um curta de aproximadamente 20 minutos, que conta com uma coletânea de imagens embaladas por uma trilha sonora excitante e tem a intenção de exaltar o surf feminino através do olhar de algumas das mais belas e talentosas surfistas brasileiras: Alana PacelliClaudinha GonçalvesBárbara MllerChantalla Furlanetto e Marina Werneck (que time senhoras e senhores!). Celebrando a relação entre a mulher e o mar, vem conferir essas incríveis sessões de surf mescladas com narrativas de cada atleta nas praias mais paradisíadas da Costa Rica.
    • Disponível pra assistir em: Youtube e Vimeo


    _The Women and The Waves 2 (As Mulheres e as Ondas 2 - tradução livre) de 2016


    Em mais uma edição desse incrível documentário, novamente celebra-se essa aproximação mais que única entre as mulheres e o surf e a vida, procurando mostrar fielmente o estado do surf hoje visto de uma perspectiva feminina. Um pouco mais aprofundado, essa segunda edição continua a explorar a cultura do surf e sua relação com a vida de seis diferentes mulheres surfistas, tanto dentro e fora d'água. Aqui, procuraram mostrar e enfatizar essa noção de que o surf é muito mais que apenas um esporte, e sim um estilo de vida (não é mesmo?!)  e serve como um instrumento para se fazer conexões entre pessoas e a natureza a nossa volta. Tenho certeza que você vai ser tomada por um sentimento maravilhoso de gratidão ao assistir esse documentário!

    _Maya Gabeira: Return to Nazaré (Maya Gabeira: Retorno a Nazaré - tradução livre) de 2016


    Se você não sabe, ou nunca ouviu falar, Maya Gabeira é uma surfista brasileira de ondas gigantes (não é pouca coisa!). Foi uma das primeiras mulheres a perseguir uma carreira profissional em ondas grandes e hoje ela é uma das surfistas de ondas grandes mais bem pagas do mundo. Nesse pequeno documentário, é relatado o pior acidente que a atleta já sofreu, em outubro de 2013 nas ondas gigantes de Nazaré, em Portugal, e como ela lutou pra superar os obstáculos físicos e mentais e enfim retornar ao surf de ondas gigantes novamente. É incrível ver sua determinação, ao ver que 2 anos depois do ocorrido, ela voltou a surfar no mesmo lugar, superando todos os seus medos, traumas e inseguranças. E sabe o que o mais? Ela voltou mais triunfante do que nunca! Quer saber como? Só assistindo!

    _A Garota da Hora (Rip Tide) de 2017


    Gente, esse filme é bem fofo, juro! Mesmo sendo um tanto "adolescente", ele é bem bonito e vem com algumas lições bem interessantes. Ele definitivamente não foi feito pra ser um filme de surf feminino, mas... ele não estaria nessa lista se não falasse sobre isso também! Nessa história, a jovem modelo Cora é filha da chefe da melhor agência de modelo, e sempre trabalhou duro para atender as expectativas da mãe. Quando um vídeo dela caindo de uma escada se torna um viral, Cora vai passar um tempo na Austrália com sua tia Margot. Margot também está passando por suas próprias dificuldades, e juntas elas terão uma experiência de aprendizado. E é aí que o surf entra! (Será?). O filme mostra situações onde se aprende com os próprios erros, as relações entre mulheres numa mesma família, e como é possível se manter positiva e não se cobrar tanto diante de tanto bloqueio psicológico. Pesado? Juro que não! É um filme bem leve, cheio de frases motivacionais e reflexivas e surf feminino na medida certa.
    • Disponível pra assistir em: Netflix, Youtube, Amazon Prime, iTunes, Google Play e outros.


    _Bethany Hamilton: Unstoppable (Bethany Hamilton: Imparável - tradução livre) de 2019


    Eu disse pra gravar esse nome lembra? Bethany Hamilton vem com tudo e um pouco mais, agora com um documentário que acabou de sair do forno! E eu tenho que dizer que ele tá simplesmente surreal de lindo. Continuando a mostrar sua história de perseguir seu sonho de ser surfista profissional após perder o braço esquerdo em um ataque de tubarão, e mostrando muitas coisas que não foram realmente compartilhadas no filme Coragem de Viver, esse documentário vem pra revelar a verdadeira Bethany. Aqui ela reescreve as regras de como ser uma atleta sem medo, tentando encontrar o equilíbrio entre casamento e maternidade e treinos intensivos e incansáveis pra conseguir participar dos campeonatos. Você imagina? Não? Então fica aqui com essa frase dela: "I don't need easy, I just need possible" (Eu não preciso que seja fácil, eu só preciso que seja possível). Tá aqui o motivo pra acabar com todas as suas desculpas, não só pro surf, mas pra vida.
    • Disponível pra assistir em: Youtube, Amazon Prime e Google Play

    E aí, o que acharam? Quem aqui vai sair correndo pra assistir esses filmes agora? Depois me contem o que acharam!

    Beijos e boas ondas,
    Cris


     
    Leia também: 6 filmes brasileiros de surf que você precisa conhecer

Compartilhe

Este site utiliza tecnologias como cookies para melhorar sua experiência de acordo com nossa política de privacidade. Ao permanecer navegando, você concorda com estas condições.