Qual a melhor idade para começar a surfar?

06/09/2020
    • Langai



  • É cedo ou tarde demais para aprender a surfar? Existe idade certa para começar a surfar?

    Sei que você já deve estar pensando: "Ah tá, já entendi, não tem idade certa pra começar a surfar e blá, blá...", mas... eu até acho que tem sim, dependendo do seu objetivo. E aí é que está o pulo do gato!


    _o que você espera do surfe?


    Há uns 2 anos eu viajei com um grupo de meninas para surfar no final de semana, algumas mais experientes, enquanto que para outras seria o primeiro contato com o esporte. Nesse dia eu conheci a Rosana, talvez uma das mais empolgadas do grupo. A Rô é uma garota na casa dos 60, cheeeia de vida! Após algumas orientações e aquecimento na areia, a Rô partiu para o mar, com borboletas no estômago e um sorriso nervoso que ao dropar a sua primeira onda explodiu em gargalhadas, uma cena que eu nunca irei esquecer.
    .
    • Langai
  • Surfista: Rosana quebrando e se divertindo surfando

    Ao lado de surfistas profissionais que realizavam manobras à lá canal OFF, Rô se equilibrando sobre o longboard era definitivamente a pessoa mais feliz daquela praia, afinal ela estava na companhia de várias garotas legais, realizando um sonho.

    Porém, se o seu objetivo é o de se tornar uma surfista profissional, assim como em qualquer outro esporte, quanto antes você começar, melhor! E olha, se dedica mesmo, porque tem muuuita garota quebrando! Nossas próximas Silvanas Limas <3

    Quando eu tinha 7 anos de idade, o programa do final de semana era descer para o litoral e ser empurrada nas ondas pelo meu pai em uma prancha de bodyboard, uma das minhas melhores lembranças.

    Corta!

    Um grande hiato e eu só subi novamente em uma prancha aos 30, e depois do 1 drop nunca mais parei. Hoje, aos 36 sinto que ainda estou aprendendo, há apenas 1-2 anos que tenho tido um pouquinho mais de tempo para me empenhar mais. Meu pouso ainda é na cidade, então a evolução acaba sendo mais lenta, e surfar não é igual a andar de bicicleta, precisa ter constância se você quiser evoluir. Ou seja: me comparar com uma garota de 7 anos que parece ter aprendido a surfar antes de andar, não é justo comigo (ainda que essa seja uma nota mental que eu preciso sempre relembrar).

    Ainda que ao deslizar sobre uma onda, independente do número de RG, todo mundo volta a ter 7 anos de idade! O surf é sem dúvidas, a verdadeira fonte da juventude.

    Beijos e boas ondas,
    Ju


     
    Leia também: 4 dicas poderosas para você superar o medo no surf

Compartilhe

Este site utiliza tecnologias como cookies para melhorar sua experiência de acordo com nossa política de privacidade. Ao permanecer navegando, você concorda com estas condições.