Qual a melhor idade para começar a surfar? | Langai

Qual a melhor idade para começar a surfar?

Publicado: 04/09/2020



É cedo ou tarde demais para aprender a surfar? Existe idade certa para começar a surfar?



Sei que você já deve estar pensando: “Ah tá, já entendi, não tem idade certa pra começar a surfar e blá, blá...”, mas... eu até acho que tem sim, dependendo do seu objetivo. E aí é que está o pulo do gato!


_o que você espera do surfe?


Há uns 2 anos eu viajei com um grupo de meninas para surfar no final de semana, algumas mais experientes, enquanto que para outras seria o primeiro contato com o esporte. Nesse dia eu conheci a Rosana, talvez uma das mais empolgadas do grupo. A Rô é uma garota na casa dos 60, cheeeia de vida! Após algumas orientações e aquecimento na areia, a Rô partiu para o mar, com borboletas no estômago e um sorriso nervoso que ao dropar a sua primeira onda explodiu em gargalhadas, uma cena que eu nunca irei esquecer.


Ao lado de surfistas profissionais que realizavam manobras à lá canal OFF, Rô se equilibrando sobre o longboard era definitivamente a pessoa mais feliz daquela praia, afinal ela estava na companhia de várias garotas legais, realizando um sonho.


Porém, se o seu objetivo é o de se tornar uma surfista profissional, assim como em qualquer outro esporte, quanto antes você começar, melhor! E olha, se dedica mesmo, porque tem muuuita garota quebrando! Nossas próximas Silvanas Limas <3


Quando eu tinha 7 anos de idade, o programa do final de semana era descer para o litoral e ser empurrada nas ondas pelo meu pai em uma prancha de bodyboard, uma das minhas melhores lembranças.


Corta!


Um grande hiato e eu só subi novamente em uma prancha aos 30, e depois do 1º drop nunca mais parei. Hoje, aos 36 sinto que ainda estou aprendendo, há apenas 1-2 anos que tenho tido um pouquinho mais de tempo para me empenhar mais. Meu pouso ainda é na cidade, então a evolução acaba sendo mais lenta, e surfar não é igual a andar de bicicleta, precisa ter constância se você quiser evoluir. Ou seja: me comparar com uma garota de 7 anos que parece ter aprendido a surfar antes de andar, não é justo comigo (ainda que essa seja uma nota mental que eu preciso sempre relembrar).


Ainda que ao deslizar sobre uma onda, independente do número de RG, todo mundo volta a ter 7 anos de idade! O surf é sem dúvidas, a verdadeira fonte da juventude.


Beijos e boas ondas,

Ju


_

Escrito por: Ju Okuda | @juokuda

Leia também: 5 motivos para você começar a surfar

Voltar
Feito por mulheres

Vem com a gente!

Quer ficar por dentro de tudo que acontece por aqui e ainda receber descontos exclusivos?